Formas de registro
Plano de Aula
Plano de aula: História: Formas de registro
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Produção do saber histórico
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Imagens impressas ou projetadas, pincel, quadro, lápis de cor e papel A4.
Material complementar:
Formas de Registro
Formas de registro da história (urna Marajoara e pintura rupestre).
Texto- Os registros.
Pequeno texto que trata das formas de registro e materiais usados.
Emojis
Símbolos que representam conceitos ou palavras.
Para você saber mais:
KARNAL, Leandro; TATSCH, Flavia Galli. Documento e História: A memória evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. 1.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2.ed. 2013.
JUSTAMAND, Michel; MARTINELLI, Suely Amâncio. A arte rupestre em perspectiva histórica: Uma história escrita nas rochas. Disponível em : https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/8648451/16261. Acesso 04 de jan de 2019.
LINHARES, Ana Maria Alves. Marajoara “civilizado” identidade nacional brasileira (século XIX). Disponível em: http://www.ufpa.br/historia/Estudos%20Amazonicos/Anna_Linhares.pdf. Acesso 04 de jan de 2019.
SCHAAN, Denise Pahl; MARTINS, Cristiane Pires. (Orgs). Muito além dos campos: Arqueologia e história na Amazônia Marajoara. Disponível em : http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/PubDivArq_MuitoAlemCampos_m.pdf. Acesso 03 de jan de 2019.
VIANA, Verônica; BUCO, Cristiane. Arte rupestre. Disponível em : http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/VERBETE%20ARTE%20RUPESTRE%20-%20pronto%20pdf.pdf. Acesso 04 de jan de 2019.
MERLO, Franciele; Konrad, Glaucia Viera Ramos. Documento, História e Memória: A importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. Disponível em : http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/18705/pdf_43. Acesso 18 de Jan de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente o tema em slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender as diferentes formas de registro como condição necessária para saber sobre o passado. Seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO