Plano de Aula

Plano de aula: História: Formas de registro

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Produção do saber histórico

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens impressas ou projetadas, pincel, quadro, lápis de cor e papel A4.

Material complementar:

Formas de Registro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FWhMxfsAmVQXu8Ar2kdSZfH9rd8ARnjjSCxEYJtNz2uuwtWvrtrxvNcq9ZYY/his6-02und02-formas-de-registro.pdf

Formas de registro da história (urna Marajoara e pintura rupestre).

Texto- Os registros.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HkZTWVRTnpFwH42eVnMQ9QpYw29dukn9EqbBXNJNdTf8tSpy2CDX73XcnAgB/his6-02und02-os-registros.pdf

Pequeno texto que trata das formas de registro e materiais usados.

Emojis

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FeRDb3rDb4VNyZGVe7CRM4AFPtfhcgApZhVbGXep8tDnTA28c9rc92RMWD3T/his6-02und02-emojis.pdf

Símbolos que representam conceitos ou palavras.

Para você saber mais:

KARNAL, Leandro; TATSCH, Flavia Galli. Documento e História: A memória evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. 1.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2.ed. 2013.

JUSTAMAND, Michel; MARTINELLI, Suely Amâncio. A arte rupestre em perspectiva histórica: Uma história escrita nas rochas. Disponível em : https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/8648451/16261. Acesso 04 de jan de 2019.

LINHARES, Ana Maria Alves. Marajoara “civilizado” identidade nacional brasileira (século XIX). Disponível em: http://www.ufpa.br/historia/Estudos%20Amazonicos/Anna_Linhares.pdf. Acesso 04 de jan de 2019.

SCHAAN, Denise Pahl; MARTINS, Cristiane Pires. (Orgs). Muito além dos campos: Arqueologia e história na Amazônia Marajoara. Disponível em : http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/PubDivArq_MuitoAlemCampos_m.pdf. Acesso 03 de jan de 2019.

VIANA, Verônica; BUCO, Cristiane. Arte rupestre. Disponível em : http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/VERBETE%20ARTE%20RUPESTRE%20-%20pronto%20pdf.pdf. Acesso 04 de jan de 2019.

MERLO, Franciele; Konrad, Glaucia Viera Ramos. Documento, História e Memória: A importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. Disponível em : http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/18705/pdf_43. Acesso 18 de Jan de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente o tema em slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender as diferentes formas de registro como condição necessária para saber sobre o passado. Seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados