Plano de Aula

Plano de aula: História: Formas de registro

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Produção do saber histórico

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Imagens impressas ou projetadas, pincel, quadro, lápis de cor e papel A4.

Material complementar:

Formas de Registro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FWhMxfsAmVQXu8Ar2kdSZfH9rd8ARnjjSCxEYJtNz2uuwtWvrtrxvNcq9ZYY/his6-02und02-formas-de-registro.pdf

Formas de registro da história (urna Marajoara e pintura rupestre).

Texto- Os registros.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HkZTWVRTnpFwH42eVnMQ9QpYw29dukn9EqbBXNJNdTf8tSpy2CDX73XcnAgB/his6-02und02-os-registros.pdf

Pequeno texto que trata das formas de registro e materiais usados.

Emojis

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FeRDb3rDb4VNyZGVe7CRM4AFPtfhcgApZhVbGXep8tDnTA28c9rc92RMWD3T/his6-02und02-emojis.pdf

Símbolos que representam conceitos ou palavras.

Para você saber mais:

KARNAL, Leandro; TATSCH, Flavia Galli. Documento e História: A memória evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. 1.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2.ed. 2013.

JUSTAMAND, Michel; MARTINELLI, Suely Amâncio. A arte rupestre em perspectiva histórica: Uma história escrita nas rochas. Disponível em : https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/8648451/16261. Acesso 04 de jan de 2019.

LINHARES, Ana Maria Alves. Marajoara “civilizado” identidade nacional brasileira (século XIX). Disponível em: http://www.ufpa.br/historia/Estudos%20Amazonicos/Anna_Linhares.pdf. Acesso 04 de jan de 2019.

SCHAAN, Denise Pahl; MARTINS, Cristiane Pires. (Orgs). Muito além dos campos: Arqueologia e história na Amazônia Marajoara. Disponível em : http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/PubDivArq_MuitoAlemCampos_m.pdf. Acesso 03 de jan de 2019.

VIANA, Verônica; BUCO, Cristiane. Arte rupestre. Disponível em : http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/VERBETE%20ARTE%20RUPESTRE%20-%20pronto%20pdf.pdf. Acesso 04 de jan de 2019.

MERLO, Franciele; Konrad, Glaucia Viera Ramos. Documento, História e Memória: A importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. Disponível em : http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/viewFile/18705/pdf_43. Acesso 18 de Jan de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente o tema em slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é compreender as diferentes formas de registro como condição necessária para saber sobre o passado. Seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados