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Plano de aula: As origens de Luzia

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Rotas de povamento do território americano

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI06) “Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Projetor multimídia, caso não tenha um disponível, imprima as imagens para o estudantes.

Material complementar:

Texto 1 - Walter Neves, o pai de Luzia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SUtgzMG8gJCqk8pF24Sy5m3KmdFHd63xfk96efBpspP7nBnQcVvXcsPNdCcF/his6-06und03-texto-1-walter-neves-o-pai-de-luzia.pdf

Texto 2 - Novo rosto de Luzia: estudo desmonta teoria de migração para a América

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c8awcCEp7PrjbAAVf8rGTBMKMWYBQ5sTpwAPaytcxpkgBQ9PcUG7fJ7QRUmJ/his6-06und03-texto-2-estudo-desmonta-teoria-de-migracao-para-a-america.pdf

Tabela, duas teorias

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w6MDx7c4zYrjQ64rJ2vBKCbB9gdXrN7SHV5kCe69a8enXrpnHUbXJ6v6jG7P/his6-06und03-tabela-duas-teorias.pdf

Resolução da tabela

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zHBD63cj2CsZ4kD56zBHFr5pnYdjJhqUbn8KqDMjrFTFDFPc2ttF9PWfVPFQ/his6-06und03-resolucao-da-tabela-duas-teorias.pdf

Imagem, Reconstituição de Luzia, ano 2000

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YDHkj6yuypE7Pae9mUyeWe5vVG2qafNhhXqzthNWTcKGCrhFsYGbbVabPk55/his6-06und03-reconstituicao-facial-de-luzia-ano-2000.pdf

Imagem, Reconstituição facial de Luzia, ano 2018

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eKu3s3yS72K2GahYwP84yxDdq28xqPhjQX6zhFquwvb6pKTbRemUJbswU7ub/his6-06und03-reconstituicao-facial-de-luzia-2018-2018.pdf

Imagem de manchete da UFMG

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3THHYcM6EyM7J5dCv4E9CgKxSqnpy2urM2Fh88hbpDuNnYjVvZk8yMVzAGXB/his6-06und03-manchete-ufmg.pdf

Imagem de manchete de G1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/frEV4uP8jYRFNmd6mp4Snmpma3xDefbSqsYkDE2TNrTfwwmvWqTUxrWBGmq6/his6-06und03-manchete-g1.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

América foi povoada por três ondas migratórias da Ásia, diz estudo. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/america-foi-inicialmente-povoada-por-tres-ondas-migratorias-da-asia-diz-estudo/>. Acesso em: 02 dez 2018.

ARAÚJO, Ana Rita. Análises de DNA trazem novos elementos sobre o povoamento das Américas. UFMG, 09/11/2018. Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/analises-de-dna-trazem-novos-elementos-para-teorias-sobre-povoamento-das-america>. Acesso em: 27 nov 2018.

A verdadeira face da Eva de Naharon, a mulher mais antiga das Américas. R7. Disponível em: <https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/a-verdadeira-face-da-eva-de-naharon-a-mulher-mais-antiga-das-americas-17082018>. Acesso em: 02 dez 2018.

BUENO, Lucas; DIAS, Adriana. Povoamento inicial da América do Sul: contribuições do contexto brasileiro. Revista Estudos Avançados, 2015 . Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v29n83/0103-4014-ea-29-83-00119.pdf> . Acesso em: 13 nov. 2018.

Dossiê Surgimento do Homem na América. Revista USP. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revusp/issue/view/1886>. Acesso em 13 nov. 2018.

GUIMARÃES, Maria. Cenas de um sítio arqueológico. Pesquisa FAPESP. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/01/10/cenas-de-um-sitio-arqueologico/>. Acesso em: 02 dez. 2018.

___________. Os povos de Lagoa Santa. Pesquisa FAPESP. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/09/22/os-povos-de-lagoa-santa/>. Acesso em: 02 dez. 2018.

JOTA, Marilza Siléia de Almeida. Contribuições do estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em: <http://labs.icb.ufmg.br/lbem/pdf/jota14mhmjnb_Pre_colombiana.pdf> . Acesso em: 13 nov. 2018.

MACIEL, Camila. Novo rosto de Luzia: estudo desmonta teoria de migração para a América. FAPESP. Disponível em: <https://bv.fapesp.br/namidia/noticia/170524/rosto-luzia-estudo-desmonta-teoria/>. Acesso em: 02 dez 2018.

MENEZES, César. Estudo contradiz teoria de povoamento da América e sugere que rosto de Luzia era diferente do que se pensava. G1, 08/11/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/11/08/estudo-contradiz-teoria-de-povoamento-da-america-e-sugere-que-rosto-de-luzia-era-diferente-do-que-se-pensava.ghtml>. Acesso em: 27 nov 2018.

MIGUEL, Sylvia. Mais perto dos primeiros habitantes da América. Jornal da USP, 2006. Disponível em: <http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2006/jusp750/pag0607.htm>. Acesso em: 02 dez. 2018.

MOON, Peter. A nova face de Luzia e do povo de Lagoa Santa. Agência Fapesp, 08/11/2018. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/a-nova-face-de-luzia-e-do-povo-de-lagoa-santa/29157/>. Acesso em: 02 dez 2018.

NUNES, rossano Carvalho. Antropologia Biológica. Instituto Grupo Veritas de Pesquisa. Disponível em: <http://portaligvp.org/home/antropologiabiologica>. Acesso em: 09 dez. 2018.

Ocupação da América pode ter se iniciado há pelo menos 15.500 anos. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/03/ocupacao-da-america-pode-ter-iniciado-ha-pelo-menos-15500-anos.html>Acesso em: 02 dez. 2018.

PIVETTA, Marcos; ZORZETTO, Ricardo. Walter Neves: o pai de Luzia. Revista Pesquisa Fapesp. Disponível em: . Acesso em: 02 dez 2018.

Reconstituição facial de Luzia. In: Luzia (fóssil). Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Luzia_(f%C3%B3ssil)#/media/File:Reconstitui%C3%A7%C3%A3o_de_Luzia_MN_02.jpg>. Acesso em: 02 dez. 2018

VEIGA, Edison. DNA revela miscigenação entre ramos humanos ancestrais nas Américas há 13 mil anos. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-44290723>. Acesso em: 02 dez. 2018.

Vídeos:

A saga da humanidade em 12 vídeos. Agência FAPESP, 07/03/2018. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/a-saga-da-humanidade-em-12-videos/27272/>. Acesso em: 02 dez. 2018.

Como Luzia fica aos olhares da genética? - André Strauss (USP). 2018. (09min23seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=w3OZ77YRL5w>. Acesso em: 02 dez 2018.

DNA antigo: quais são as origens do povo de Luzia?. 2018. (04min26seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=B1dTLIred_8>. Acesso em: 02 dez 2018.

Ocupação do “Brasil” primordial. 2018. (4min23seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VRvyf-qvjE4>. Acesso em: 02 dez 2018.

Professor da USP explica #15: mitos sobre o crânio de Luzia. 2018. (10min02seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yo3MXwUrOoA>. Acesso em: 02 dez 2018.

SP pesquisa: a origem do Homem americano - 1º bloco. 2015. (12min57seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=u-mbnL_6b5k>. Acesso em: 02 dez 2018.

SP pesquisa: a origem do Homem americano - 2º bloco. 2015. (15min03seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MMPyOAAdFxs>. Acesso em: 02 dez 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Informe aos estudantes que existem discussões entre os historiadores sobre o povoamento da América e que novas descobertas arqueológicas e novos métodos de análise dos dados coletados alteram as teorias até então existentes.

Nesta aula serão contrapostas duas teorias, a primeira defendida por Walter Neves, professor da USP, que defende que existiram duas ondas migratórias para a América. A primeira onda ocorreu com populações negróides provenientes da África via Estreito de Bering, que teria dado origem ao povo de Lagoa Santa. A segunda onda migratória seria de populações mongolóides, que também teriam atravessado o Estreito de Bering, dando origem aos atuais indígenas da América. A segunda teoria é defendida pela maior parte dos estudiosos do povoamento da América, entre eles André Strauss, também da USP.

Walter Neves baseia sua teoria na antropologia física, ou seja, nos esqueletos da população de Lagoa Santa e de suas medidas.

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