Aborígene australiano
Plano de Aula
Plano de aula: Luzia e o povoamento da América
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Rotas de povamento do território americano
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI06 “Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha, papel pardo (cerca de 2 metros), folha sulfite e dicionário. Projetor multimídia, caso não tenha um disponível, imprima as imagens para o estudantes.
Material complementar:
Fotografia de um aborígene
Fotografia da face de um aborígene australiano contemporâneo.
Fotografia de mulher e filho asiáticos
Fotografia de uma mãe asiática e de seu filho
Fotografia de criança yanomami
Fotografia de um menino yanomami com adornos no rosto.
Fotografia de homem do povo san
Fotografia de homem de 33 anos de idade, do povo san, da Namíbia.
Reconstrução facial de Luzia
Reconstituição facial do rosto de Luzia. Fotografia feita no Museu Nacional.
Mapa - Populações nativas e Luzia
Mapa que mostra a localização geográfica de algumas populações e de Luzia.
Professor, para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
PIVETTA, Marcos. O pai de Luzia, Revista Pesquisa, Fapesp, disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2012/05/Pesquisa_195-14.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.
NEVES, Walter. E no princípio ... era o macaco!. Estudos Avançados, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n58/21.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.
FERRO, Carolina. Luzia é apenas a ponta do iceberg, Museu Nacional, disponível em: https://saemuseunacional.files.wordpress.com/2013/03/walter-neves_-e2809cluzia-c3a9-apenas-a-ponta-do-iceberge2809d-revista-de-histc3b3ria.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Filme: Pedro Leopoldo, o berço de Luzia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E62js1eT2t8 Acesso em: 16 de novembro de 2018. Vídeo produzido pela Fapesp que mostra os vestígios arqueológicos da região de Pedro Leopoldo.
Filme, Os povos de Lagoa Santa, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ryIOG-0ygXw Acesso em: 16 de novembro de 2018. Vídeo produzido pela Fapesp que mostra os diversas populações que viveram em Lagoa Santa. O filme divulga um estudo realizado em conjunto por pesquisadores da Universidade de São Paulo, Harvard e o Instituto Max Plank.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Informe aos estudantes que, assim como em toda a História, não existe consenso entre os historiadores sobre o povoamento da América e que novas descobertas arqueológicas alteram as teorias até então existentes.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO