Trecho da reportagem "O que o Brasil perdeu com o Incêndio do Museu Nacional"
Plano de Aula
Plano de aula: Os Museus e as Teorias de Povoamento da América
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Origem dos seres humanos americanos
Por: Maiko Menassa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: folhas de papel pardo e flip chart, cópias impressas do texto, cópias impressas das imagens, projetor.
Material complementar:
Trecho da reportagem: O que o Brasil perdeu com o Incêndio do Museu Nacional?
Imagem 1: Mona Lisa
Imagem 2: Ponta de Projétil
Imagem 3: Tutanchamun Maske
Apesar deste plano de aula envolver aspectos sobre o Povoamento da América, o objetivo desta aula está centrado na construção, entre os alunos, da compreensão acerca da atividade museológica como protetora e disseminadora do conhecimento construído pelos pesquisadores do passado humano: historiadores, arqueólogos, egiptólogos etc. Procure direcionar os estudos para que, ao final da aula, os alunos compreendam que os museus possuem um papel fundamental na organização da cultura material para a preservação da memória dos povos, para a continuidade das pesquisas e para a divulgação do saber, e que todo o conhecimento construído a respeito da chegada dos primeiros seres humanos ao continente americano permanece ligado ao trabalho desenvolvido por estas instituições.
Para você saber mais:
Sobre o contexto histórico da Mona Lisa:
Professor explica contexto histórico da Monalisa. G1 Pernambuco, 2013 (05m02s). Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/videos/v/professor-explica-contexto-historico-da-monalisa/2955483/>. Acesso em: 03 dez 2018.
Sobre matérias-primas rochosas utilizadas por grupos pré-históricos:
SANTOS, Marcos César Pereira; COSTA, Juliano Gordo; CAMPOS, Juliano Bitencourt. Escolhas de Matérias-primas Rochosas por Grupos Pré-históricos: Caçadores-coletores na Microbacia do Rio da Pedra. Jacinto Machado/Santa Catarina. Cadernos do Lepaarq. Vol. XIII, nº 23, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/3634/4071>. Acesso em: 03 dez 2018.
Sobre aspectos da expedição ao túmulo de Tutancâmon:
ALTMAN, Max. 1922: a tumba de Tutancâmon. Opera Mundi. Disponível em: <https://operamundi.uol.com.br/historia/1846/hoje-na-historia-1922-descoberta-a-tumba-de-tutancamon>. Acesso em: 03 dez 2018.
Sobre definições e tipologias de museus:
O que é Museu? definições e tipologias. UNIFAL. Disponível em: <https://www.unifal-mg.edu.br/museumpunifal/sites/default/files/museumpunifal/eventos/VI-semana-nacional-de-museus/Curso-introducao-museus/AULA%2001%20-%20O%20QUE%20E%20MUSEU%20E%20TIPOLOGIA%20DE%20MUSEUS.pdf>. Acesso em: 04 dez 2018.
Sobre aspectos da história do Museu Nacional:
ALMEIDA, Allison. Museu Nacional celebra 200 anos. Cienc. Cult., São Paulo, v.70, n. 3, p. 62-64, July 2018. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252018000300017&script=sci_arttext>. Acesso em: 04 dez 2018.
Sobre dicas para visitar um museu:
TESTONI, Marcelo e GERMANO, Felipe. Como Visitar um Museu. Cultura. Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/como-visitar-um-museu/>. Acesso em 06 dez 2018.
Sobre técnicas de brainstorming (tempestade de ideias):
Brainstorming: o que é e como fazer. Notícias. SOS Tecnologia e Educação. Disponível em: https://www.sos.com.br/noticias/mercado-de-trabalho/brainstorming-o-que-e-e-como-fazer. Acesso em: 06 dez 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você destaque que, ao final da aula, espera-se que todos os alunos compreendam a importância social dos museus, suas contribuições para o mundo da pesquisa e que consigam associar, também, a função destas instituições à construção e divulgação das teorias de povoamento do continente americano na Pré-história. Procure não antecipar detalhes sobre a funcionalidade das atividades museológicas e nem explicar como se dão as suas relações com as teorias sobre a chegada dos seres humanos à América. Toda essa construção de conhecimentos, incluindo organização e associação de ideias, deve partir do aluno, por meio de uma postura investigativa.
Para você saber mais:
Sobre definições e tipologias de museus:
O que é Museu? definições e tipologias. UNIFAL. Disponível em: <https://www.unifal-mg.edu.br/museumpunifal/sites/default/files/museumpunifal/eventos/VI-semana-nacional-de-museus/Curso-introducao-museus/AULA%2001%20-%20O%20QUE%20E%20MUSEU%20E%20TIPOLOGIA%20DE%20MUSEUS.pdf>. Acesso em: 04 dez 2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO