Plano de Aula

Plano de aula: Povoamento da América - Bering

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Rotas de povamento do território americano

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06HI06) “Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Também um projetor multimídia - caso não tenha um disponível, imprima as imagens para os estudantes.

Material complementar:

Fotografia de inuíte com arco e flecha (1949)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BQWjqDjPus2Zm8UPVJaUYuxhf9Qz6gpqVchGxXCPm6j4n5SnUNN5RR6xKFt9/his6-06und01-inuite-arco-e-flecha.pdf

Fotografia retirada em 1949 em Coopermine District, NT.

Fotografia “Inuíte esperando focas”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TEjNgHbd9nQqjtcnjrfNH7mMDRuWkCa2EwvshnhJhQNsrKnRHY4khmc372kY/his6-06und01-inuite-esperando-foca.pdf

Fotografia feita na Ilha Baffin, no Canadá em 2016.

Imagem “Pontas de projéteis Clóvis”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/88hZMBkAFDazvy2sbgFvyqeXGM3A65fyj2RgcC7hkhrsjvxUfz9RXB2eeJZE/his6-06und01-pontas-de-projeteis-clovis.pdf

Imagem de 5 réplicas de pontas de projéteis da tradição Clóvis.

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

JOTA, Marilza Siléia de Almeida. Contribuições do estudo da genética de população na História pré-colombiana da América. UFMG, 2016. Disponível em: http://labs.icb.ufmg.br/lbem/pdf/jota14mhmjnb_Pre_colombiana.pdf . Acesso em 13 de Novembro de 2018.

BUENO, Lucas. Povoamento inicial da América do Sul. Contribuições do contexto brasileiro. Revista Estudos Avançados, 2015 . Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ea/v29n83/0103-4014-ea-29-83-00119.pdf . Acesso em 13 de Novembro de 2018.

Revista da USP, matérias sobre a pré-história da América. disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/issue/view/1886. Acesso em 13 de Novembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Informe aos estudantes que, assim como em toda a História, não existe consenso entre os historiadores sobre o povoamento da América e que novas descobertas arqueológicas e novos métodos de análise dos dados coletados alteram as teorias até então existentes.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA