Trecho do Livro "Arqueologia: uma atividade muito divertida"
Plano de Aula
Plano de aula: O trabalho arqueológico e o povoamento da América
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Origem dos seres humanos americanos
Por: Maiko Menassa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de papel sulfite, cópia impressa do texto, cópias impressas das imagens, projetor.
Material complementar:
Trecho do livro Arqueologia: uma atividade muito divertida
Imagem 1: Lapa do Santo - Visão geral
Imagem 2: Lapa do Santo - Artefatos - Secagem de material de peneira
Imagem 3: Archaeologist
Professor, apesar de este plano de aula envolver a questão do povoamento da América, o objetivo desta aula está centrado na construção, entre os alunos, de uma noção sobre algumas técnicas do trabalho arqueológico e sobre os desafios destes estudiosos na construção de suas teorias. Portanto, procure direcionar o olhar dos alunos para as características do trabalho arqueológico, mesmo quando surgirem aspectos sobre o resultado das descobertas destes cientistas.
Para você saber mais:
Síntese sobre o trabalho arqueológico no Brasil:
TENÓRIO, Júnior. Arqueologia brasileira. 2014 (06m54s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=auFCCDhRaAA. Acesso em: 25 nov. 2018.
Resenha sobre a ciência arqueológica:
ALMEIDA, Fábio Py Murta de. Arqueologia. Varia hist. Belo Horizonte, v. 28, n. 47, p. 44-444, junho de 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752012000100020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2018.
Sobre os domínios da História e da arqueologia:
MINGATOS, Gabriela e SOUSA, João Carlos Moreno. Qual a diferença entre História e arqueologia?. Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/qual-a-diferenca-entre-historia-e-arqueologia/. Acesso em: 25 nov. 2018.
Explicação sobre os diferentes tipos de sítio arqueológico:
SOUSA, João Carlos Moreno. O que é um sítio arqueológico? Arqueologia e Pré-História. Disponível em: https://arqueologiaeprehistoria.com/o-que-e-um-sitio-arqueologico/. Acesso em: 25 nov. 2018.
Sobre sítios arqueológicos no Brasil:
BUCO, Cristiane de Andrade. Sítios arqueológicos brasileiros. São Paulo: Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2014. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002335/233500m.pdf. Acesso em: 25 nov. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É importante que você, professor, destaque que, no final da aula, espera que todos os alunos conheçam algumas técnicas do trabalho arqueológico e também compreendam alguns dos desafios que o arqueólogo tem de enfrentar para construir suas teorias, enfatizando aquelas relacionadas ao povoamento do continente americano. Procure não antecipar informações sobre o trabalho arqueológico e nem relacioná-lo à construção de teorias sobre a chegada dos seres humanos pré-históricos à América. Toda esta construção de conhecimentos, incluindo organização e associação de ideias, deve partir do aluno, por meio de uma postura investigativa.
Para você saber mais:
Resenha sobre a ciência arqueológica:
ALMEIDA, Fábio Py Murta de. Arqueologia. Varia hist. Belo Horizonte, v. 28, n. 47, p. 441-444, junho de 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752012000100020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2018.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO