Plano de Aula

Plano de aula: Povos quilombolas - quem são e onde estão aqui no Brasil?

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo da aula é mostrar aos alunos o conceito de quilombo e as diferentes comunidades que existem no Brasil atualmente, analisando as paisagens em que as comunidades estão inseridas e a relação entre quilombolas e paisagem. além disso, também será compreendido a necessidade e a importância de preservar a cultura quilombola. Caso não seja possível projetar as etapas contidas nos slides da aula, escreva-os ou fale sobre eles.

Materiais necessários: folhas de sulfite, régua, lápis de cor

Material complementar:

As imagens que serão utilizadas na etapa Contextualização, estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7jhyeh3PZp6sgSwjmQQpBvgc9AZWjxQAYpp8UrcBER8Tq66RHZZJbXwJ4TNk/geo6-02und04-contextualizacao-imagens.pdf

Para você saber mais:

  • Site da Fundação Palmares que mostra o panorama geral da situação e das características das comunidades quilombolas brasileiras. Disponível no link: http://www.palmares.gov.br/ Acesso: 31/01/2019
  • Quilombo Sacopã resiste há 105 anos em meio a prédios e mansões na Lagoa. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/quilombo-sacopa-resiste-ha-105-anos-em-meio-a-predios-e-mansoes-na-lagoa-video.ghtml - Acesso 31/01/2019
  • CONCEITO DE QUILOMBO: áreas onde se localizavam os escravizados que conseguiam fugir das fazendas. Nestas terras, os escravizados construíram fazendas comunitárias onde se ajudam e acolhiam outros escravos que conseguiam fugir.
  • CONCEITO DE QUILOMBOLA: povos que vivem em Quilombos e/ou que se auto definem/atribuem como tal, não sendo necessariamente todo descendente de escravizados quilombolas.
  • QUILOMBO RURAL: eram as terras bem afastadas das cidades, onde os escravos construíam suas vidas. São áreas mais afastadas, geralmente escondidas nas matas. Hoje estão em áreas rurais dos municípios.
  • QUILOMBO URBANO: eram as terras mais próximas das cidades, ou mesmo dentro delas, como alguns casos como no Rio de Janeiro do final do século XIX, onde os escravizados se escondiam para ter chances de trabalhar nos grandes centros.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para expor o tema da aula, projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva na lousa ou fale para a turma. Em seguida, faça algumas perguntas rápidas que estejam relacionadas a formação de quilombos no Brasil:

  • você já ouviu falar da escravidão?
  • quem veio para o Brasil como escravizado?
  • como era a vida dos escravizados?

Espera-se que os alunos já tenham uma ideia da escravidão e de quão danosa ela foi para os africanos escravizados no Brasil.

Como adequar à sua realidade: caso haja uma comunidade quilombola em sua cidade, ou for possível uma visita a um município próximo, busque levar os alunos.

Para você saber mais:

Território e tradição. de Licia Rubinstein. Disponível em

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/99824c28d40d5c38987a16ba9dacc487.pdf. Acesso em: 15 de janeiro de 2019

Territórios remanescentes de quilombos. Disponível em: https://uc.socioambiental.org/territ%C3%B3rios-de-ocupa%C3%A7%C3%A3o-tradicional/territ%C3%B3rios-remanescentes-de-quilombos. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.

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