GEO6_02UND04 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Povos quilombolas - quem são e onde estão aqui no Brasil?
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo da aula é mostrar aos alunos o conceito de quilombo e as diferentes comunidades que existem no Brasil atualmente, analisando as paisagens em que as comunidades estão inseridas e a relação entre quilombolas e paisagem. além disso, também será compreendido a necessidade e a importância de preservar a cultura quilombola. Caso não seja possível projetar as etapas contidas nos slides da aula, escreva-os ou fale sobre eles.
Materiais necessários: folhas de sulfite, régua, lápis de cor
Material complementar:
As imagens que serão utilizadas na etapa Contextualização, estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7jhyeh3PZp6sgSwjmQQpBvgc9AZWjxQAYpp8UrcBER8Tq66RHZZJbXwJ4TNk/geo6-02und04-contextualizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
- Site da Fundação Palmares que mostra o panorama geral da situação e das características das comunidades quilombolas brasileiras. Disponível no link: http://www.palmares.gov.br/ Acesso: 31/01/2019
- Quilombo Sacopã resiste há 105 anos em meio a prédios e mansões na Lagoa. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/quilombo-sacopa-resiste-ha-105-anos-em-meio-a-predios-e-mansoes-na-lagoa-video.ghtml - Acesso 31/01/2019
- CONCEITO DE QUILOMBO: áreas onde se localizavam os escravizados que conseguiam fugir das fazendas. Nestas terras, os escravizados construíram fazendas comunitárias onde se ajudam e acolhiam outros escravos que conseguiam fugir.
- CONCEITO DE QUILOMBOLA: povos que vivem em Quilombos e/ou que se auto definem/atribuem como tal, não sendo necessariamente todo descendente de escravizados quilombolas.
- QUILOMBO RURAL: eram as terras bem afastadas das cidades, onde os escravos construíam suas vidas. São áreas mais afastadas, geralmente escondidas nas matas. Hoje estão em áreas rurais dos municípios.
- QUILOMBO URBANO: eram as terras mais próximas das cidades, ou mesmo dentro delas, como alguns casos como no Rio de Janeiro do final do século XIX, onde os escravizados se escondiam para ter chances de trabalhar nos grandes centros.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para expor o tema da aula, projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva na lousa ou fale para a turma. Em seguida, faça algumas perguntas rápidas que estejam relacionadas a formação de quilombos no Brasil:
- você já ouviu falar da escravidão?
- quem veio para o Brasil como escravizado?
- como era a vida dos escravizados?
Espera-se que os alunos já tenham uma ideia da escravidão e de quão danosa ela foi para os africanos escravizados no Brasil.
Como adequar à sua realidade: caso haja uma comunidade quilombola em sua cidade, ou for possível uma visita a um município próximo, busque levar os alunos.
Para você saber mais:
Território e tradição. de Licia Rubinstein. Disponível em
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/99824c28d40d5c38987a16ba9dacc487.pdf. Acesso em: 15 de janeiro de 2019
Territórios remanescentes de quilombos. Disponível em: https://uc.socioambiental.org/territ%C3%B3rios-de-ocupa%C3%A7%C3%A3o-tradicional/territ%C3%B3rios-remanescentes-de-quilombos. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete as frases dos slides 3 e 4 e a imagem do slide 5 para os alunos. No primeiro slide desta etapa há a definição de quilombo. Leia com os alunos em voz alta e faça as seguintes perguntas, que ajudarão os alunos a compreender a importância dos quilombos e a razão deles terem sido criados
- por que se organizar em quilombos eram importante para os escravizados? (Resposta esperada: para se proteger, garantir sua cultura e se livrar do trabalho escravo)
- por que os escravizados queriam fugir das fazendas? (Resposta esperada: queriam ter a sua liberdade, trabalhar e receber por isso. Não queriam continuar sendo torturados.)
- por que era importante ajudar outros escravizados a fugir? (Resposta esperada: quanto mais escravizados nos quilombos, mais proteção e mais pessoas livres para poderem fazer o que bem desejarem, inclusive ganharem dinheiro com seu trabalho)
No segundo slide, há a definição de quilombolas. Trabalhe com os alunos a ideia de que muitos quilombos prosperaram. Alguns desses quilombos existem até hoje e se apresentam como comunidades quilombolas, onde os descendentes de escravizados buscam preservar a sua cultura e garantir suas terras. Neste momento, ressalte com os alunos que a nossa Constituição garante que as terras quilombolas devem existir e devem ser protegidas e garantidas pelo governo. Neste momento, pergunte aos alunos:
- por que é importante preservar as comunidades quilombolas? (Resposta esperada: a principal importância é preservar a cultura desse povo.)
No terceiro slide, há uma imagem de um quilombo. Mostre a imagem para os alunos e peça para os alunos identificarem as principais características da paisagem que encontram: muitas áreas verdes, casas de madeira, presença de energia elétrica.
Contextualização
Orientações: Projete as frases dos slides 3 e 4 e a imagem do slide 5 para os alunos. No primeiro slide desta etapa há a definição de quilombo. Leia com os alunos em voz alta e faça as seguintes perguntas, que ajudarão os alunos a compreender a importância dos quilombos e a razão deles terem sido criados
- por que se organizar em quilombos eram importante para os escravizados? (Resposta esperada: para se proteger, garantir sua cultura e se livrar do trabalho escravo)
- por que os escravizados queriam fugir das fazendas? (Resposta esperada: queriam ter a sua liberdade, trabalhar e receber por isso. Não queriam continuar sendo torturados.)
- por que era importante ajudar outros escravizados a fugir? (Resposta esperada: quanto mais escravizados nos quilombos, mais proteção e mais pessoas livres para poderem fazer o que bem desejarem, inclusive ganharem dinheiro com seu trabalho)
No segundo slide, há a definição de quilombolas. Trabalhe com os alunos a ideia de que muitos quilombos prosperaram. Alguns desses quilombos existem até hoje e se apresentam como comunidades quilombolas, onde os descendentes de escravizados buscam preservar a sua cultura e garantir suas terras. Neste momento, ressalte com os alunos que a nossa Constituição garante que as terras quilombolas devem existir e devem ser protegidas e garantidas pelo governo. Neste momento, pergunte aos alunos:
- por que é importante preservar as comunidades quilombolas? (Resposta esperada: a principal importância é preservar a cultura desse povo.)
No terceiro slide, há uma imagem de um quilombo. Mostre a imagem para os alunos e peça para os alunos identificarem as principais características da paisagem que encontram: muitas áreas verdes, casas de madeira, presença de energia elétrica.
Contextualização
Orientações: Projete as frases dos slides 3 e 4 e a imagem do slide 5 para os alunos. No primeiro slide desta etapa há a definição de quilombo. Leia com os alunos em voz alta e faça as seguintes perguntas, que ajudarão os alunos a compreender a importância dos quilombos e a razão deles terem sido criados
- por que se organizar em quilombos eram importante para os escravizados? (Resposta esperada: para se proteger, garantir sua cultura e se livrar do trabalho escravo)
- por que os escravizados queriam fugir das fazendas? (Resposta esperada: queriam ter a sua liberdade, trabalhar e receber por isso. Não queriam continuar sendo torturados.)
- por que era importante ajudar outros escravizados a fugir? (Resposta esperada: quanto mais escravizados nos quilombos, mais proteção e mais pessoas livres para poderem fazer o que bem desejarem, inclusive ganharem dinheiro com seu trabalho)
No segundo slide, há a definição de quilombolas. Trabalhe com os alunos a ideia de que muitos quilombos prosperaram. Alguns desses quilombos existem até hoje e se apresentam como comunidades quilombolas, onde os descendentes de escravizados buscam preservar a sua cultura e garantir suas terras. Neste momento, ressalte com os alunos que a nossa Constituição garante que as terras quilombolas devem existir e devem ser protegidas e garantidas pelo governo. Neste momento, pergunte aos alunos:
- por que é importante preservar as comunidades quilombolas? (Resposta esperada: a principal importância é preservar a cultura desse povo.)
No terceiro slide, há uma imagem de um quilombo. Mostre a imagem para os alunos e peça para os alunos identificarem as principais características da paisagem que encontram: muitas áreas verdes, casas de madeira, presença de energia elétrica.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa da aula é esperado que os alunos consigam compreender as diferenças entre quilombos rurais e urbanos e a dinâmica de surgimento deles. Para tanto, é necessário que haja uma breve explicação da diferença entre esses quilombos (a explicação encontra-se no “Para você saber mais”).
Após explicar para os alunos as diferenças entre os dois tipos de quilombo, projete a primeira imagem e pergunte a eles qual o tipo de quilombo a ela representa. A primeira imagem é de um quilombo rural. Peça para os alunos identificarem alguma característica da paisagem que identifique o quilombo como rural: a principal característica seria que o quilombo parece estar bem afastado da área urbana.
Em seguida, projete o mapa e a imagem do quilombo Sacopã, um dos principais quilombos urbanos do Brasil, localizado no Rio de Janeiro (há uma reportagem que explica mais sobre o quilombo no “Para você saber mais” desta etapa). Pergunte aos alunos qual o tipo de quilombo e peça para identificarem qual característica da paisagem identifica esse tipo de quilombo: o quilombo está localizado no meio da área urbana da cidade do Rio de Janeiro.
A partir então do questionamento apresentado, discuta com os alunos que alguns quilombos urbanos já foram quilombos rurais na época de seu surgimento. Entretanto, há alguns casos que os quilombos eram dentro das cidades mesmo, onde os escravizados já trabalhavam em determinadas atividades urbanas da época (empregado doméstico, construção civil, etc) e nas fugas se escondiam nos quilombos que eram formados dentro do urbano, principalmente no Rio de Janeiro e Salvador.
Problematização
Orientações: Nesta etapa da aula é esperado que os alunos consigam compreender as diferenças entre quilombos rurais e urbanos e a dinâmica de surgimento deles. Para tanto, é necessário que haja uma breve explicação da diferença entre esses quilombos (a explicação encontra-se no “Para você saber mais”).
Após explicar para os alunos as diferenças entre os dois tipos de quilombo, projete a primeira imagem e pergunte a eles qual o tipo de quilombo a ela representa. A primeira imagem é de um quilombo rural. Peça para os alunos identificarem alguma característica da paisagem que identifique o quilombo como rural: a principal característica seria que o quilombo parece estar bem afastado da área urbana.
Em seguida, projete o mapa e a imagem do quilombo Sacopã, um dos principais quilombos urbanos do Brasil, localizado no Rio de Janeiro (há uma reportagem que explica mais sobre o quilombo no “Para você saber mais” desta etapa). Pergunte aos alunos qual o tipo de quilombo e peça para identificarem qual característica da paisagem identifica esse tipo de quilombo: o quilombo está localizado no meio da área urbana da cidade do Rio de Janeiro.
A partir então do questionamento apresentado, discuta com os alunos que alguns quilombos urbanos já foram quilombos rurais na época de seu surgimento. Entretanto, há alguns casos que os quilombos eram dentro das cidades mesmo, onde os escravizados já trabalhavam em determinadas atividades urbanas da época (empregado doméstico, construção civil, etc) e nas fugas se escondiam nos quilombos que eram formados dentro do urbano, principalmente no Rio de Janeiro e Salvador.
Problematização
Orientações: Nesta etapa da aula é esperado que os alunos consigam compreender as diferenças entre quilombos rurais e urbanos e a dinâmica de surgimento deles. Para tanto, é necessário que haja uma breve explicação da diferença entre esses quilombos (a explicação encontra-se no “Para você saber mais”).
Após explicar para os alunos as diferenças entre os dois tipos de quilombo, projete a primeira imagem e pergunte a eles qual o tipo de quilombo a ela representa. A primeira imagem é de um quilombo rural. Peça para os alunos identificarem alguma característica da paisagem que identifique o quilombo como rural: a principal característica seria que o quilombo parece estar bem afastado da área urbana.
Em seguida, projete o mapa e a imagem do quilombo Sacopã, um dos principais quilombos urbanos do Brasil, localizado no Rio de Janeiro (há uma reportagem que explica mais sobre o quilombo no “Para você saber mais” desta etapa). Pergunte aos alunos qual o tipo de quilombo e peça para identificarem qual característica da paisagem identifica esse tipo de quilombo: o quilombo está localizado no meio da área urbana da cidade do Rio de Janeiro.
A partir então do questionamento apresentado, discuta com os alunos que alguns quilombos urbanos já foram quilombos rurais na época de seu surgimento. Entretanto, há alguns casos que os quilombos eram dentro das cidades mesmo, onde os escravizados já trabalhavam em determinadas atividades urbanas da época (empregado doméstico, construção civil, etc) e nas fugas se escondiam nos quilombos que eram formados dentro do urbano, principalmente no Rio de Janeiro e Salvador.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Divida a sala em grupos de até 6 integrantes. Projete ou escreva no quadro a frase acima.
Com base nas respostas que os alunos apresentaram na etapa anterior da aula, peça que agora o grupo pense em duas maneiras de preservar um quilombo urbano. Suas reflexões deverão ser anotadas no caderno. Defina com os grupos um redator das opiniões para apresentar oralmente para a turma. Anote as reflexões na lousa.
Ressalte com os alunos que a preservação da cultura e do território em um quilombo urbano se torna mais difícil , pois quanto mais afastado das áreas urbanas, mais fácil a preservação da cultura, o que não significa que os quilombos urbanos não preservem sua cultura. A questão é que quando estão inseridos nas cidades se torna mais difícil, pois há maior contato com a sociedade atual, que por muitas vezes, pode não respeitar o território do quilombo e sua história.
Podem aparecer diversas maneiras de preservação como:
- garantir que a Constituição seja seguida e o território preservado
- festas e feiras que promovam a cultura dos quilombolas
- venda de artesanatos dos quilombolas
- preservação da área verde próximo aos quilombos
- ações dentro do quilombo que promovam a sua importância
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Mantenha a sala nos grupos. Entregue uma folha de sulfite para cada grupo. Projete o slide para a sala.
Peça para que os grupos montem uma propaganda que divulgue a importância da preservação dos quilombos. Neste caso, não há a necessidade de ser apenas do quilombo urbano, o grupo fica livre para escolher qual o tipo de quilombo gostaria falar.
A propaganda deve conter:
- uma frase de efeito: que chame atenção para o caso
- um desenho que mostre a importância da preservação ou alguma característica do quilombo
- uma frase que mostre a razão para preservar
Escreva no quadro os tópicos acima para que todas as propagandas sigam o mesmo modelo.
Após a realização da atividade, peça para os grupos explicarem brevemente a sua propaganda.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_02UND04
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Direitos Humanos
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes compreendam onde se localizam os quilombolas, sua cultura e como se relacionam com a paisagem. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e faça algumas perguntas rápidas que estejam relacionadas a formação de quilombos no Brasil:
a) você já ouviu falar da escravidão?
b) quem veio para o Brasil como escravizado?
c) como era a vida dos escravizados?
Espera-se que os alunos já tenham uma ideia da escravidão e de quão danosa ela foi para os africanos escravizados no Brasil.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Envie as frases dos slides 3 e 4 e a imagem do slide 5 para os alunos. No primeiro slide desta etapa há a definição de quilombo. Narre para os alunos em voz alta e faça as seguintes perguntas, que ajudarão os alunos a compreender a importância dos quilombos e a razão deles terem sido criados
- por que se organizar em quilombos eram importante para os escravizados? (Resposta esperada: para se proteger, garantir sua cultura e se livrar do trabalho escravo)
- por que os escravizados queriam fugir das fazendas? (Resposta esperada: queriam ter a sua liberdade, trabalhar e receber por isso. Não queriam continuar sendo torturados.)
- por que era importante ajudar outros escravizados a fugir? (Resposta esperada: quanto mais escravizados nos quilombos, mais proteção e mais pessoas livres para poderem fazer o que bem desejarem, inclusive ganharem dinheiro com seu trabalho)
Problematização (25 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, nesta etapa da aula é esperado que os alunos consigam compreender as diferenças entre quilombos rurais e urbanos e a dinâmica de surgimento deles. Para tanto, é necessário que haja uma breve explicação da diferença entre esses quilombos (a explicação encontra-se no “Para você saber mais”).
Utilize as orientações que constam no plano original para cada slide.
Ação propositiva (um dia - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, e peça os estudantes apontem duas maneiras de preservar um quilombo urbano. Suas reflexões deverão ser anotadas no caderno.
Ressalte com os alunos que a preservação da cultura e do território em um quilombo urbano se torna mais difícil, pois quanto mais afastado das áreas urbanas, mais fácil a preservação da cultura, o que não significa que os quilombos urbanos não preservem sua cultura. A questão é que quando estão inseridos nas cidades se torna mais difícil, pois há maior contato com a sociedade atual, que por muitas vezes, pode não respeitar o território do quilombo e sua história.
Sistematização (50 minutos- assincronamente)
Peça para que os estudantes montem uma propaganda que divulgue a importância da preservação dos quilombos. Neste caso, não há a necessidade de ser apenas do quilombo urbano, fica livre para escolherem qual o tipo de quilombo gostaria falar.
A PROPAGANDA DEVE CONTER:
- uma frase de efeito: que chame atenção para o caso
- um desenho que mostre a importância da preservação ou alguma característica do quilombo
- uma frase que mostre a razão para preservar
Após a realização da atividade, peça para explicarem brevemente a sua propaganda. (Oriente que gravem vídeos de no máximo dois minutos).
Convite às famílias
Oriente que as famílias leiam aos materiais que seguem abaixo como sugestão:
- Território e tradição. de Licia Rubinstein. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/99824c28d40d5c38987a16ba9dacc487.pdf. Acesso em 30/06/2020
- Territórios remanescentes de quilombos. Disponível em: https://uc.socioambiental.org/territ%C3%B3rios-de-ocupa%C3%A7%C3%A3o-tradicional/territ%C3%B3rios-remanescentes-de-quilombos. Acesso em 30/06/2020
Fica a sugestão dos documentários:
- Documentário – Quilombolas- https://www.youtube.com/watch?v=EZmzo-p6mzU. Acesso em 30/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Carrasco
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender onde se localizam os quilombolas, sua cultura e como se relacionam com a paisagem.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
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