GEO_602UND01 - Ação propositiva - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Diferentes paisagens ao redor do mundo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ser trabalhadas em outras aulas.
Esta habilidade tem como principal objetivo fazer com que o aluno compreenda que as paisagens não são únicas e alteram ao redor do mundo ou mesmo dentro do próprio município e essas alterações são feitas pela sociedade que ali habita.
Materiais necessários: folha de sulfite (uma por dupla), lápis de cor.
As imagens mostradas nos slides estão nos links (caso a escola não possua datashow e seja necessário a impressão):
1 -https://pt.wikipedia.org/wiki/Sydney#/media/File:Sydney_Harbour_Bridge_night.jpg
3 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Juba_(Sud%C3%A3o_do_Sul)#/media/File:Juba_Sudan_aerial_view.jpg
4 - https://en.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro#/media/File:Marina_da_Gl%C3%B3ria_1.jpg
6 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Seattle#/media/File:Seattle_from_Kerry_Park_(1).jpg
As imagens que devem ser impressas para a Ação propositiva estão no link abaixo:
Para você saber mais:
- Confira as 10 melhores do cidade do mundo para se viver e investir, com imagens e pequenos trechos que as retratam: https://www.terra.com.br/economia/infograficos/10-melhores-cidades/index.htm?numero=7
- Trabalhe a ideia das diferentes paisagens encontradas pelo mundo e as possíveis razões para essas contradições.
Contextos prévios: para a realização deste plano, os alunos devem ter um conhecimento prévio sobre o conceito de paisagem, de elementos naturais e culturais que formam a paisagem e as alterações que as paisagens sofrem. É necessário que os alunos se organizem em duplas após 10 minutos de aula.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula serão discutidas as diferentes percepções sobre as paisagens, as diferenças entre elas, principalmente quando se trata de países ricos e pobres e de área rural e área urbana. Para essa aula é necessário o uso de datashow ou em caso da falta do equipamento, impressão das imagens.
Para você saber mais:
- Reflita rapidamente com os alunos a ideia de percepção, que é uma ideia subjetiva, particular. Exemplo: o que pode ser bonito para um aluno, pode ser feio para outro. É importante trabalhar essas diferenças, respeitando-as.
- Para auxiliar na discussão, é recomendado o artigo “Percepção da Paisagem: conceituação, observação, descrição, vivência” - Lucy Marion Calderini Philadelpho Machado, disponível no link: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47176/1/u1_d22_v9_t03.pdf
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO