mapa_ terras indígenas
Plano de Aula
Plano de aula: Onde estão localizados os povos indígenas no Brasil?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é analisar a distribuição espacial da população indígena no Brasil e as mudanças que podem ser observadas na paisagem, além de analisar como o indígena se adapta às novas paisagens nas quais é inserido.
Materiais necessários:
Uma folha de sulfite para cada dupla (no momento “Ação propositiva” os alunos se reunirão em duplas), lápis de cor, régua.
Material complementar:
Mapa sobre a população indígena brasileira, disponível em:
Para você saber mais:
- artigo: Populações Indígenas da Cidade de Manaus Inserção na Cidade e Ligação com a Cultura - disponível no link: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1233/1197
- artigo: Jogos indígenas, realizações urbanas e construções miméticas - disponível no link: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v60n4/a20v60n4.pdf
- artigo: As chamadas "aldeias urbanas" ou índios na cidade - disponível no link: http://biblioteca.funai.gov.br/media/pdf/Folheto55/FO-CX-55-3502-2006.PDF
Contextos prévios: para esta aula, é necessário que os alunos conheçam a realidade do indígena no Brasil, como vivem, onde vivem e seu processo de aculturação.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: O objetivo é mostrar ao aluno que os povos indígenas brasileiros estão espalhados por diferentes lugares compondo diferentes paisagens brasileiras e a maneira como eles se adaptam à esses novos espaços. Fale para os alunos que nesta aula é importante compreender a vida do indígena e sua relação com a seu espaço original e o espaço urbano. Explique que a aula começará com um mapa de distribuição da população indígena, imagens de espaços e paisagens de povos indígenas em aldeias e no espaço urbano. Depois desse momento, os alunos refletirão sobre como o indígena vive no espaço urbano e como passa a compor paisagens urbanas. Por último, os alunos poderão expor suas ideias por meio de uma tirinha.
Como adequar à sua realidade: Caso a sua escola esteja perto de uma reserva indígena, se você conhecer um indígena ou, até, se tiver um aluno indígena, promova a partilha de conhecimento, seja por meio de uma conversa ou de uma visita.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Nesta etapa, mostre o mapa da localização da população indígena para os alunos e reflita com eles as seguintes questões:
- os indígenas estão espalhados por todo o Brasil?
- quais as áreas onde há mais população indígena? Por quê?
- você acredita que no passado, antes da chegada dos portugueses, a distribuição da população indígena era a mesma de atualmente?
Após essa discussão, mostre aos alunos as imagens da aldeia no Alto Xingu e de um festejo de uma tribo no Xingu. Reflita com eles sobre:
- como são os povos indígenas?
- as paisagens de uma aldeia indígena é muito diferente de uma paisagem em que vivemos (seja rural ou urbana)?
- as paisagens das aldeias apresentam mais elementos naturais ou culturais? Por quê?
- na aldeia, o indígena consegue colocar a sua cultura em prática? Por quê?
Material complementar: Para essa aula será usado um mapa do IBGE sobre a população indígena brasileira. Caso precise imprimir, o arquivo está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CbHQcbJMHjDnF45zsEdpnyzM3MmVYxVp89aCUtGUvNU9u79HnejNKNFUf8Uy/mapa-terras-indigenas.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso a sua escola seja perto de uma reserva indígena ou você conheça um indígena ou até mesmo tenha algum aluno indígena, é interessante que haja partilha de conhecimento, seja por meio de uma conversa ou de uma visita.
Contextualização
Orientações: Nesta etapa, mostre o mapa da localização da população indígena para os alunos e reflita com eles as seguintes questões:
- os indígenas estão espalhados por todo o Brasil?
- quais as áreas onde há mais população indígena? Por quê?
- você acredita que no passado, antes da chegada dos portugueses, a distribuição da população indígena era a mesma de atualmente?
Após essa discussão, mostre aos alunos as imagens da aldeia no Alto Xingu e de um festejo de uma tribo no Xingu. Reflita com eles sobre:
- como são os povos indígenas?
- as paisagens de uma aldeia indígena é muito diferente de uma paisagem em que vivemos (seja rural ou urbana)?
- as paisagens das aldeias apresentam mais elementos naturais ou culturais? Por quê?
- na aldeia, o indígena consegue colocar a sua cultura em prática? Por quê?
Contextualização
Orientações: Nesta etapa, mostre o mapa da localização da população indígena para os alunos e reflita com eles as seguintes questões:
- os indígenas estão espalhados por todo o Brasil?
- quais as áreas onde há mais população indígena? Por quê?
- você acredita que no passado, antes da chegada dos portugueses, a distribuição da população indígena era a mesma de atualmente?
Após essa discussão, mostre aos alunos as imagens da aldeia no Alto Xingu e de um festejo de uma tribo no Xingu. Reflita com eles sobre:
- como são os povos indígenas?
- as paisagens de uma aldeia indígena é muito diferente de uma paisagem em que vivemos (seja rural ou urbana)?
- as paisagens das aldeias apresentam mais elementos naturais ou culturais? Por quê?
- na aldeia, o indígena consegue colocar a sua cultura em prática? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Para este momento, é necessário que os dois trechos que estão no slide sejam impressos em tirinhas de papel e cada aluno recebe um dos trechos. Os alunos receberão tirinhas iguais e deverão se reunir em grupos de 5 pessoas (com trechos iguais) e responder algumas questões como:
- quais razões levam o indígena a ir para a cidade?
- a mudança de espaço altera a vida dos indígenas? Por quê?
- na cidade, para muitos, os indígenas são uma figura diferente na paisagem? Por quê?
- a mudança na paisagem faz com que os indígenas sofram preconceito?
- com a mudança no espaço os indígenas conseguem colocar em prática sua cultura?
Como adequar à sua realidade: Caso haja na turma um indígena, aproveite o momento para pedir que ele conte um pouco sobre sua realidade fora da tribo: quais experiências passou, como é viver afastado de suas raízes, quais as vantagens que encontra, quais as principais desvantagens.
Para você saber mais:
Índios urbanos: buscando as raízes longe da natureza - https://brasil.elpais.com/brasil/2015/10/22/politica/1445509265_732696.html
Problematização
Orientações: Para este momento, é necessário que os dois trechos que estão no slide sejam impressos em tirinhas de papel e cada aluno recebe um dos trechos. Os alunos receberão tirinhas iguais e deverão se reunir em grupos de 5 pessoas (com trechos iguais) e responder algumas questões como:
- quais razões levam o indígena a ir para a cidade?
- a mudança de espaço altera a vida dos indígenas? Por quê?
- na cidade, para muitos, os indígenas são uma figura diferente na paisagem? Por quê?
- a mudança na paisagem faz com que os indígenas sofram preconceito?
- com a mudança no espaço os indígenas conseguem colocar em prática sua cultura?
Problematização
Orientações: Para este momento, é necessário que os dois trechos que estão no slide sejam impressos em tirinhas de papel e cada aluno recebe um dos trechos. Os alunos receberão tirinhas iguais e deverão se reunir em grupos de 5 pessoas (com trechos iguais) e responder algumas questões como:
- quais razões levam o indígena a ir para a cidade?
- a mudança de espaço altera a vida dos indígenas? Por quê?
- na cidade, para muitos, os indígenas são uma figura diferente na paisagem? Por quê?
- a mudança na paisagem faz com que os indígenas sofram preconceito?
- com a mudança no espaço os indígenas conseguem colocar em prática sua cultura?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça para os alunos sentarem em duplas e com base na discussão anterior, os alunos devem anotar no caderno duas adaptações pelas quais os indígenas passam nos espaços onde passam a viver. É importante ressaltar que os indígenas podem viver em diferentes espaços e que muitos já nascem em áreas urbanas, sendo interessante refletir com os alunos que esses estão mais familiarizados com as questões urbanas, mas que, muitas vezes, não se distanciam de sua cultura original.
Leve como base as perguntas anteriores do momento “Problematização” e aproveite para pedir para os alunos pensarem em mais situações.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Neste momento, ainda em duplas, entregue aos alunos uma folha de sulfite e peça para que eles elaborarem uma tirinha de dois a quatro quadrinhos sobre o que foi discutido em aula. Explique que a tirinha mostrada no slide é apenas para representar o que é uma tirinha, portanto ela não tem vínculo com o assunto da aula.
Aproveite o momento para explicar para os alunos o que é tirinha: explique que a tirinha tem como objetivo mostrar um assunto de maneira sucinta, porém inteligente. Os alunos devem escolher um tema e mostrar em imagens esse tema, ou seja, em quatro quadrinhos a tirinha deve ter início, meio e fim. A tirinha não tem uma resposta óbvia, a pessoa que lê pode se identificar ou não com a opinião colocada do autor da tirinha.
Explique o passo a passo para os alunos:
- pensar na história antes de desenhar (o que quer mostrar? como vai mostrar?)
- dividir a folha de sulfite em dois, três ou quatro quadrinhos
- fazer o desenho e as falas
- pintar
- criar um título
Para você saber mais:
4 formas de fazer tirinhas - https://pt.wikihow.com/Fazer-Tirinhas
Neste site você encontrará uma boa maneira de explicar aos alunos como fazer tirinhas.
Saiba a diferença entre quadrinhos, tirinhas, cartum, charge e caricatura
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_02UND03
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Direitos Humanos
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes localizem as principais reservas indígenas brasileiras e analisem a distribuição espacial desses povos em nosso país. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e diga que objetivo é mostrar que os povos indígenas brasileiros estão espalhados por diferentes lugares compondo diferentes paisagens brasileiras e a maneira como eles se adaptam à esses novos espaços. Fale para os alunos que nesta aula é importante compreender a vida do indígena e sua relação com a seu espaço original e o espaço urbano. Explique que a aula começará com um mapa de distribuição da população indígena, imagens de espaços e paisagens de povos indígenas em aldeias e no espaço urbano. Depois desse momento, os alunos refletirão sobre como o indígena vive no espaço urbano e como passa a compor paisagens urbanas. Por último, os alunos poderão expor suas ideias por meio de uma tirinha.
Contextualização (40 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp. Nesta etapa, mostre o mapa da localização da população indígena para os alunos e reflita com eles as seguintes questões:
- os indígenas estão espalhados por todo o Brasil?
- quais as áreas onde há mais população indígena? Por quê?
- você acredita que no passado, antes da chegada dos portugueses, a distribuição da população indígena era a mesma de atualmente?
As respostas podem ser encaminhadas no grupo de WhatsApp da turma.
Após essa discussão, mostre aos alunos as imagens da aldeia no Alto Xingu e de um festejo de uma tribo no Xingu. Reflita com eles sobre:
- como são os povos indígenas?
- as paisagens de uma aldeia indígena são muito diferentes de uma paisagem em que vivemos (seja rural ou urbana)?
- as paisagens das aldeias apresentam mais elementos naturais ou culturais? Por quê?
- na aldeia, o indígena consegue colocar a sua cultura em prática? Por quê?
Para essa aula será usado um mapa do IBGE sobre a população indígena brasileira. Envie o arquivo disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CbHQcbJMHjDnF45zsEdpnyzM3MmVYxVp89aCUtGUvNU9u79HnejNKNFUf8Uy/mapa-terras-indigenas.pdf. Acesso em 30/06/2020
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e pergunte aos alunos quais razões levam o indígena a ir para a cidade?
- a mudança de espaço altera a vida dos indígenas? Por quê?
- na cidade, para muitos, os indígenas são uma figura diferente na paisagem? Por quê?
- a mudança na paisagem faz com que os indígenas sofram preconceito?
- com a mudança no espaço os indígenas conseguem colocar em prática sua cultura?
Ação propositiva (quatro dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Oriente que em uma folha de sulfite eles elaborarem uma tirinha de dois a quatro quadrinhos sobre o que foi discutido em aula.
Aproveite o momento para explicar para os alunos o que é tirinha: explique que a tirinha tem como objetivo mostrar um assunto de maneira sucinta, porém inteligente. Os alunos devem escolher um tema e mostrar em imagens esse tema, ou seja, em quatro quadrinhos a tirinha deve ter início, meio e fim. A tirinha não tem uma resposta óbvia, a pessoa que lê pode se identificar ou não com a opinião colocada do autor da tirinha.
Explique o passo a passo para os alunos:
1. pensar na história antes de desenhar (o que quer mostrar? como vai mostrar?)
2. dividir a folha de sulfite em dois, três ou quatro quadrinhos
3. fazer o desenho e as falas
4. pintar
5. criar um título
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Nessa etapa oriente que eles encaminhem suas produções das tirinhas no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem na elaboração das tirinhas.
Todo o processo de criação de uma tirinha, roteiro, desenho, arte final, cores e colocação dos textos.
- Como fazer uma tirinha- https://www.youtube.com/watch?v=gxIj1m433Sg Acesso em 30/06/2020
- 4 formas de fazer tirinhas - https://pt.wikihow.com/Fazer-Tirinhas. Acesso em 30/06/2020
- Saiba a diferença entre quadrinhos, tirinhas, cartum, charge e caricatura http://g1.globo.com/pernambuco/educacao/noticia/2016/10/saiba-diferenca-entre-quadrinhos-tirinhas-cartum-charge-e-caricatura.html. Acesso em 30/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Carrasco
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Localizar as principais reservas indígenas brasileiras e analisar a distribuição espacial desses povos em nosso país e analisar as adaptações que passam quando estão no espaço urbano.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.