mapa_ terras indígenas
Plano de Aula
Plano de aula: Onde estão localizados os povos indígenas no Brasil?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é analisar a distribuição espacial da população indígena no Brasil e as mudanças que podem ser observadas na paisagem, além de analisar como o indígena se adapta às novas paisagens nas quais é inserido.
Materiais necessários:
Uma folha de sulfite para cada dupla (no momento “Ação propositiva” os alunos se reunirão em duplas), lápis de cor, régua.
Material complementar:
Mapa sobre a população indígena brasileira, disponível em:
Para você saber mais:
- artigo: Populações Indígenas da Cidade de Manaus Inserção na Cidade e Ligação com a Cultura - disponível no link: http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1233/1197
- artigo: Jogos indígenas, realizações urbanas e construções miméticas - disponível no link: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v60n4/a20v60n4.pdf
- artigo: As chamadas "aldeias urbanas" ou índios na cidade - disponível no link: http://biblioteca.funai.gov.br/media/pdf/Folheto55/FO-CX-55-3502-2006.PDF
Contextos prévios: para esta aula, é necessário que os alunos conheçam a realidade do indígena no Brasil, como vivem, onde vivem e seu processo de aculturação.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: O objetivo é mostrar ao aluno que os povos indígenas brasileiros estão espalhados por diferentes lugares compondo diferentes paisagens brasileiras e a maneira como eles se adaptam à esses novos espaços. Fale para os alunos que nesta aula é importante compreender a vida do indígena e sua relação com a seu espaço original e o espaço urbano. Explique que a aula começará com um mapa de distribuição da população indígena, imagens de espaços e paisagens de povos indígenas em aldeias e no espaço urbano. Depois desse momento, os alunos refletirão sobre como o indígena vive no espaço urbano e como passa a compor paisagens urbanas. Por último, os alunos poderão expor suas ideias por meio de uma tirinha.
Como adequar à sua realidade: Caso a sua escola esteja perto de uma reserva indígena, se você conhecer um indígena ou, até, se tiver um aluno indígena, promova a partilha de conhecimento, seja por meio de uma conversa ou de uma visita.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO