Plano de Aula

Plano de aula: Onde estão localizados os povos indígenas no Brasil?

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é analisar a distribuição espacial da população indígena no Brasil e as mudanças que podem ser observadas na paisagem, além de analisar como o indígena se adapta às novas paisagens nas quais é inserido.

Materiais necessários:

Uma folha de sulfite para cada dupla (no momento “Ação propositiva” os alunos se reunirão em duplas), lápis de cor, régua.

Material complementar:

Mapa sobre a população indígena brasileira, disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CbHQcbJMHjDnF45zsEdpnyzM3MmVYxVp89aCUtGUvNU9u79HnejNKNFUf8Uy/mapa-terras-indigenas.pdf

Para você saber mais:

Contextos prévios: para esta aula, é necessário que os alunos conheçam a realidade do indígena no Brasil, como vivem, onde vivem e seu processo de aculturação.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: O objetivo é mostrar ao aluno que os povos indígenas brasileiros estão espalhados por diferentes lugares compondo diferentes paisagens brasileiras e a maneira como eles se adaptam à esses novos espaços. Fale para os alunos que nesta aula é importante compreender a vida do indígena e sua relação com a seu espaço original e o espaço urbano. Explique que a aula começará com um mapa de distribuição da população indígena, imagens de espaços e paisagens de povos indígenas em aldeias e no espaço urbano. Depois desse momento, os alunos refletirão sobre como o indígena vive no espaço urbano e como passa a compor paisagens urbanas. Por último, os alunos poderão expor suas ideias por meio de uma tirinha.

Como adequar à sua realidade: Caso a sua escola esteja perto de uma reserva indígena, se você conhecer um indígena ou, até, se tiver um aluno indígena, promova a partilha de conhecimento, seja por meio de uma conversa ou de uma visita.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados