Atividade para impressão – Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Fósseis e evolução dos seres vivos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os(as) estudantes, ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (principalmente os planos CIE6_10TU01 e CIE6_10TU02). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre a contribuição dos fósseis para a interpretação das mudanças nos ambientes e o reconhecimento da evolução biológica. Fósseis são restos ou vestígios (traços) de seres vivos que viveram em tempos pré-históricos e ficaram naturalmente preservados em rochas sedimentares, sendo visíveis até hoje. As descobertas paleontológicas auxiliam na compreensão da evolução dos seres vivos. Ao estudar um fóssil, podemos entender como era o ambiente onde ele vivia e as interações que ele realizava. Por meio desses estudos, os paleontólogos verificaram que as evidências mais antigas de vida na Terra têm em torno de 3,5 bilhões de anos. Desde então, novas formas de vida têm surgido devido à evolução das espécies. Além disso, com a identificação de fósseis podemos reconhecer a distribuição dos antigos mares e continentes, a ecologia dos lugares e as rochas que formam a litosfera.
Para maior aprofundamento no tema, sugerimos que você, professor(a), consulte os seguintes materiais:
- https://www.paleontologianasaladeaula.com/ – para entender o que são fósseis, recomendamos a leitura da página 20 até a página 24.
- https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,encontrado-no-marrocos-mais-antigo-fossil-humano-tem-mais-de-300-mil-anos,70001829124 - http://www.uel.br/grupo-pesquisa/geologia/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=68 - http://cienciahoje.org.br/coluna_category/cacadores-de-fosseis/ -http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_7_bloco_3/uni_4_principios_de_paleontologia/material_apoio/texto_principios_de_paleontologia.pdf - http://revistas2.uepg.br/index.php/tp/article/view/1166/881
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; imagem impressa, projetada ou encontrada em livros de História ou de Ciências para a etapa “Contexto”; papel para produzir tabuleiro (cartolina, kraft, sulfite…), lápis de cor, giz de cera, canetinhas, canetas coloridas, régua; textos impressos para subsídio ou abertos diretamente dos links em recurso tecnológico (celular/smartphone, computador, notebook ou tablet) com acesso à internet; orientações da atividade para os estudantes.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender o que são fósseis, como se formam, onde se encontram e o que podemos descobrir ao estudá-los.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete este slide ou imprima a imagem diretamente deste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xv6uQ8xBFgMUPqh7XjytaqJpqdebmeDt6gxd2a2u5xFeuEATJqcsTPUnVKm2/cie6-10tu03--atividade-para-impressao--contexto.pdf. Caso não seja possível projetar ou imprimir, leve para a turma imagens de ancestrais da espécie humana, que podem ser encontradas em livros de Ciências ou de História. Nesta etapa, verifique os conhecimentos prévios dos estudantes sobre as questões: O que é evolução? Como e quando surgiram os primeiros seres vivos? Qual é a origem dos seres humanos? Quais são os ancestrais da espécie humana? Como eram os ambientes onde viveram espécies humanas que surgiram antes da espécie humana atual? Como podemos descobrir seus hábitos alimentares, por exemplo? Como os cientistas produzem imagens como esta, de épocas há mais de 30 mil anos? Ouça as resposta e destaque aquelas que tenham maior relevância para a compreensão de que o estudo dos fósseis e dos registros fósseis possibilitam o entendimento da evolução e das transformações do planeta Terra.
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; imagem impressa, projetada ou encontrada em livros de História e de Ciências.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Escreva no quadro ou pergunte oralmente à turma: Como os fósseis podem nos ajudar a identificar as transformações dos ambientes e dos seres vivos ao longo do tempo? Ouça a turma e instigue-os a pensar em respostas a partir dos seus conhecimentos prévios sobre o tema.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma ou imprima a imagem da reportagem direto neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xv6uQ8xBFgMUPqh7XjytaqJpqdebmeDt6gxd2a2u5xFeuEATJqcsTPUnVKm2/cie6-10tu03--atividade-para-impressao--contexto.pdf. A atividade proposta nesta etapa é a interpretação de paleoambientes por meio de um jogo chamado Role-Playing Game (RPG). A ideia é compreender como a Terra mudou ao longo do tempo, fazendo uma reconstituição de ambientes antigos, sendo os fósseis elementos importantes para fornecer informações sobre essas mudanças. Leia as orientações para a atividade neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yZYuE77Gk2ztrRjHjusnpB7uedCSb922KrAw5anBJsagKdH6VPAEhTbvx9uy/cie6-10tu03--mao-na-massa--resolucao-da-atividade.pdf. Imprima orientações para os estudantes neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yuh6zs3xaWmhDTEUKfrdxAn5GfBRuKkYxVA3B9rWewEZ7ddATmu7UWXXH2Km/cie6-10tu03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, borracha; papel para produzir o tabuleiro (cartolina, kraft, sulfite…), lápis de cor, giz de cera, canetinhas, canetas coloridas, régua, textos impressos para subsídio ou abertos diretamente dos links em recurso tecnológico (celular, computador, notebook ou tablet...) com acesso à internet; orientações da atividade para os estudantes.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma, escreva no quadro ou explique oralmente. Os grupos devem explicar as soluções que elaboraram para os desafios do RPG que jogaram. Os elaboradores do desafio devem dialogar para explicar a solução conforme as hipóteses construídas pelos jogadores. Finalize a aula certificando-se de que os estudantes conseguiram responder a questão disparadora: Como os fósseis podem nos ajudar a identificar as transformações dos ambientes e dos seres vivos ao longo do tempo? A turma deve compreender que por meio do estudo dos fósseis (vestígios, pegadas e restos) e das rochas, podemos identificar os ambientes, as condições climáticas, as relações ecológicas e as espécies que interagiam em determinados locais, estimando como eram esses locais, as transformações até a atualidade e os fatores de influência para essas mudanças.
Ao final, solicite que os estudantes registrem no caderno suas novas ideias para a resolução da questão disparadora e/ou os principais conhecimentos construídos ao longo da aula.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem sobre.
Apresente a questão disparadora:
- Como os fósseis podem nos ajudar a identificar as transformações dos ambientes e dos seres vivos ao longo do tempo?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Explique à turma o que é um Role-Playing Game (RPG) e que nesta aula eles participarão de um RPG que simula ambientes pré-históricos a partir de estudos com icnofósseis.
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles.
Siga as orientações disponíveis na aba “materiais e atividades” e utilize ferramentas como Google docs ou apresentações Google para que os grupos possam criar os tabuleiros. Atenção: é importante criar um arquivo diferente para cada grupo. Verifique se todos os integrantes têm acesso ao documento.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem as soluções. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Peça para as famílias auxiliarem os estudantes na criação do tabuleiro e nas reflexões para encontrar uma solução junto ao grupo.
Fósseis e evolução dos seres vivos
6º ano
Objetivos de aprendizagem
Analisar exemplos de registros fósseis relacionando-os à transformação dos ambientes e à evolução biológica.
Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Professor-autor: Gracieli D. Persich
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (principalmente os planos CIE6_10TU01 e CIE6_10TU02). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre a contribuição dos fósseis para a interpretação das mudanças nos ambientes e o reconhecimento da evolução biológica. Fósseis são restos ou vestígios (traços) de seres vivos que viveram em tempos pré-históricos e ficaram naturalmente preservados em rochas sedimentares, sendo visíveis até hoje. As descobertas paleontológicas auxiliam na compreensão da evolução dos seres vivos. Ao estudar um fóssil, podemos entender como era o ambiente onde ele vivia e as interações que ele realizava. Por meio desses estudos, os paleontólogos verificaram que as evidências mais antigas de vida na Terra têm em torno de 3,5 bilhões de anos. Desde então, novas formas de vida têm surgido devido à evolução das espécies. Além disso, com a identificação de fósseis podemos reconhecer a distribuição dos antigos mares e continentes, a ecologia dos lugares e as rochas que formam a litosfera.
Para maior aprofundamento no tema, sugerimos que você, professor(a), consulte os seguintes materiais:
- https://www.paleontologianasaladeaula.com/ – para entender o que são fósseis, recomendamos a leitura da página 20 até a página 24.
- https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,encontrado-no-marrocos-mais-antigo-fossil-humano-tem-mais-de-300-mil-anos,70001829124
- http://www.uel.br/grupo-pesquisa/geologia/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=68
- http://cienciahoje.org.br/coluna_category/cacadores-de-fosseis/
-http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_7_bloco_3/uni_4_principios_de_paleontologia/material_apoio/texto_principios_de_paleontologia.pdf
- http://revistas2.uepg.br/index.php/tp/article/view/1166/881