Plano de aula: Fósseis e evolução dos seres vivos

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis

Este slide não deve ser apresentado para os(as) estudantes, ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (principalmente os planos CIE6_10TU01 e CIE6_10TU02). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre a contribuição dos fósseis para a interpretação das mudanças nos ambientes e o reconhecimento da evolução biológica. Fósseis são restos ou vestígios (traços) de seres vivos que viveram em tempos pré-históricos e ficaram naturalmente preservados em rochas sedimentares, sendo visíveis até hoje. As descobertas paleontológicas auxiliam na compreensão da evolução dos seres vivos. Ao estudar um fóssil, podemos entender como era o ambiente onde ele vivia e as interações que ele realizava. Por meio desses estudos, os paleontólogos verificaram que as evidências mais antigas de vida na Terra têm em torno de 3,5 bilhões de anos. Desde então, novas formas de vida têm surgido devido à evolução das espécies. Além disso, com a identificação de fósseis podemos reconhecer a distribuição dos antigos mares e continentes, a ecologia dos lugares e as rochas que formam a litosfera.

Para maior aprofundamento no tema, sugerimos que você, professor(a), consulte os seguintes materiais:

- https://www.paleontologianasaladeaula.com/ – para entender o que são fósseis, recomendamos a leitura da página 20 até a página 24.

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção – caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; imagem impressa, projetada ou encontrada em livros de História ou de Ciências para a etapa “Contexto”; papel para produzir tabuleiro (cartolina, kraft, sulfite…), lápis de cor, giz de cera, canetinhas, canetas coloridas, régua; textos impressos para subsídio ou abertos diretamente dos links em recurso tecnológico (celular/smartphone, computador, notebook ou tablet) com acesso à internet; orientações da atividade para os estudantes.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título para a turma e explique que nesta aula iremos compreender o que são fósseis, como se formam, onde se encontram e o que podemos descobrir ao estudá-los.