Construindo uma planilha K-W-L / S-Q-A
Plano de Aula
Plano de aula: Os fósseis
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tipos de rocha, períodos geológicos e fósseis
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os(as) estudantes, ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE6_10TU01, CIE6_10TU03, CIE6_10TU04). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre o processo de formação de fósseis, o que são e onde se encontram. A turma deverá ser capaz de relacionar que os fósseis podem ser instrumentos importantes para entendermos as relações ecológicas que se estabeleceram em cada época do planeta e por que essas relações se modificam ou se intensificam. Isso pode contribuir para compreendermos as condições atuais do relevo, clima, ecologia, vegetação, atmosfera e tipo de solos, por exemplo. Entendendo o passado, podemos compreender o presente e fazer estimativas sobre o futuro, traçando atitudes que contribuem para a preservação da natureza.
Para maior aprofundamento no tema, sugerimos que você, professor(a), consulte os seguintes materiais:
- http://coral.ufsm.br/cappa/index.php/pt-br/ - https://www.paleontologianasaladeaula.com/ - http://webpages.fc.ul.pt/~cmsilva/Paleotemas/Icnofossil/Icnofoss.htm - https://workbasedlearning.pnnl.gov/teachers/plans/Fossils_Part5_1'08_v1.pdf
- http://files.geocultura.net/200001678-216bd22691/Desvendando%20os%20F%C3%B3sseis%20(2).pdf
Referências que podem ser recomendadas aos estudantes:
- http://cienciahoje.org.br/artigo/como-ocorre-o-processo-de-fossilizacao-e-como-se-determina-a-idade-dos-fosseis/ -http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/O-que-sao-e-como-se-formam-os-fosseis%3F-1048.html?UserActiveTemplate=cprm&from_info_index=66
- http://www.uel.br/grupo-pesquisa/geologia/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=71 - https://www.youtube.com/watch?v=yDIQzUSezmA
- http://chc.org.br/acervo/fossil-de-mentira-descoberta-de-verdade/
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; planilha K-W-L/S-Q-A impressa para cada aluno (neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWrs8gvWK5D9JpDZn28cSdetsvFUQuD7b9EthWSruGdaApCgB8wP6dJdeHWQ/resolucao-da-atividade-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf) ou escrita no quadro; instruções impressas para o preenchimento da planilha (neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VB5RY2TfephsqaYJPUaZJKuBBXMRGPhm38v6GFubR9RwQjyv3hPPfgmGtwzU/atividade-para-impressao-contexto-questao-disparadora-e-sistematizacao-cie6-10tu02.pdf); roteiro da atividade impresso (disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ETGwU2RvFsRtm46KKZ7wgzM45cQuZujNWCgGYwyYEScFdjSMervjRDBqrbYD/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-10tu02.pdf); orientações para esta atividade neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3QNnUEVWqPC4CGpf8yMUmYnh79TWCSR5EEKcJekChxekG5yaTntBQeP2PNfJ/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie6-10tu02-1.pdf; pó para gesso (recomendamos gesso-pedra) ou argila; água; recipientes (podem ser copos reutilizados/plásticos ou fundos de caixas de leite/garrafas PET); espátulas ou colheres; vaselina ou óleo; pincel ou algodão; objetos para simular organismos fossilizados (conchas de bivalves, folhas de plantas recém caídas ou ainda verdes, ossos de pequenos animais, entre outros); folhas de jornal; textos impressos diretamente nos links ou equipamentos com acesso à internet para disponibilizar o material aos estudantes.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma e explique que nesta aula iremos compreender o que são fósseis, como se formam, onde se encontram e o que podemos descobrir ao estudá-los.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO