Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_26PES_01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Flippity, Google Apresentações, e-mail, Padlet, Google Documentos.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
O professor pode criar um jogo usando o Flippity para que os alunos respondam para cada caso qual situação seria provável e qual seria possível. Segue link com tutorial para facilitar o uso do Flippity, para criação do recurso proposto: https://www.youtube.com/watch?v=Rb7oipv7gD4
Outra possibilidade é do professor fazer uma sequência de exemplos e questionar os alunos sobre o fato de serem prováveis ou possíveis, indicando as respostas posteriormente. Isso pode acontecer em folha impressa ou usando o Google Formulários.
Atividade principal
Proponha aos alunos fazerem o mesmo experimento proposto na atividade usando uma caixa e dois sabores de bala diferentes. Caso não tenham as balas, o aluno pode colocar pedaços de papel de mesmo tamanho, em que são escritos os nomes “Morango” e “Hortelã”, para sortear de acordo com os comandos dados. Os pedaços de papel podem ser colocados em um envelope ou em uma caixinha que não permita enxergar nada pelo lado de fora.
Discussão das soluções
Para discutir as estratégias de resolução, o professor pode propor para a turma organizar uma sequência de slides via Google Apresentações que explique a situação apresentada, compartilhando o link com o professor. Inserindo comentários, o professor pode fazer apontamentos e levantar questões que permitam os alunos a alterarem quando necessário a apresentação enviada.
Em seguida, o professor pode organizar os links das apresentações em um documento via Google Documentos, incluindo a sistematização disponível na etapa seguinte deste plano.
Caso os alunos não tenham acesso à internet para esse tipo de produção, o professor pode solicitar as explicações das estratégias utilizadas, bem como as resoluções a partir das questões que ampliam as reflexões, presentes nas orientações ao professor.
Sistematização
Ver etapa anterior. No caso de atividade impressa, a sistematização pode ser enviada junto com a devolutiva do professor e os apontamentos sobre as estratégias de resolução desenvolvidas.
Encerramento
Pedir que os alunos expliquem com as próprias palavras no caderno o que significa “evento aleatório” e o termo “probabilidade”.
Eles podem fazer uma pesquisa na internet para saber mais sobre os dois assuntos, ampliando o leque de materiais de consultas (lembre de instruí-los sobre as melhores fontes de informações confiáveis na internet).
Raio X
Além de propor a resolução das atividades indicadas nesta etapa, por escrito ou via Google Documentos, o professor pode solicitar que a turma crie uma nova situação que tenha relação com o que foi estudado nesta aula. O problema criado pode ser enviado ao professor por e-mail ou socializado com a turma com o auxílio do Padlet.
Convite às famílias
Propor à família que auxilie o aluno na pesquisa indicada na etapa de Encerramento sobre outros materiais relacionados aos termos “evento aleatório” e “probabilidade”.