Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Formando números decimais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com Números Decimais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
Objetivo específico
Representar as frações com denominador 100 na forma decimal utilizando o sistema monetário.
Conceito-chave
Formar números decimais a partir de frações decimais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- lápis e borracha;
- lápis de cor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma.
Peça para que os alunos falem sobre situações vivenciadas por eles, em que encontraram valores monetários.
Propósito: Compartilhar a diversidade de valores monetários em nosso dia a dia e relacioná-los com situações cotidianas dos alunos.
Discuta com a turma:
- Que números são esses? Como podemos saber que se referem a dinheiro?
- Quando usamos esses números?
- Como esses números são formados? Existe alguma diferença desses números que representam dinheiro e os que usamos para contar quantos alunos temos na classe?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Peça para que os alunos, individualmente, leiam a situação problema e pensem na estratégia que poderão adotar, para representar o valor dado. Em seguida, deixe que discutam com o colega suas soluções, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por eles.
Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar valores monetários, utilizando o menor número de moedas possível.
Discuta com a turma:
- Como você solucionou esse problema?
- Que moedas você usou?
- Compartilhe com seu colega. Vocês usaram as mesmas moedas?
- O que vocês fizeram de diferente?
- Os outros colegas chegaram às mesmas conclusões que vocês?
- Quem gostaria de vir ao quadro compartilhar sua solução?
Materiais complementares
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Peça para que os alunos escrevam de que forma representariam R$ 1,00 utilizando somente moedas e depois, usando moedas de R$ 0,01 para formar R$ 1,00 e R$ 0,25. De início, individualmente, em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por ele.
Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar valores monetários.
Discuta com os alunos:
- De que forma você pode representar essa quantia usando apenas moedas?
- De quantas formas diferentes você consegue fazer essa representação? Anote e compare com o do seu colega.
- Vocês chegaram à mesma conclusão?
- O que teve de diferente?
- Alguém quer vir ao quadro escrever a sua solução? Alguém fez diferente e quer compartilhar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos planejem estratégias para dividir a folha em duas figuras com 100 quadradinhos. Em seguida, deixe que realizem a representação e, depois, discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas diversas possibilidades de fazer a representação na folha e cumprir o objetivo;
Discuta com os alunos:
- Como podemos desenhar uma figura com 100 quadradinhos?
- Quantos quadradinhos você colocou nas linhas? E nas colunas?
- Alguém contou um a um os cem quadradinhos?
- Alguém fez alguma representação diferente de um retângulo ou quadrado? Como fez? Isso facilitou sua contagem?
- Quem quer compartilhar sua conclusão?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Peça para que os alunos pintem os quadradinhos das figuras, seguindo as orientações do slide. Em seguida, deixe que realizem a representação e, depois, discutam com um colega suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.
Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para pintar os quadradinhos e percebam que R$ 1,00 = 100 / 100.
Discuta com a turma:
- Quantos quadradinhos de 100 você pintou?
- Sobrou algum? Por quê?
- O que isso significa?
- O que podemos concluir sobre a fração 100 centésimos e R$1,00?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Peça para que os alunos pintem os quadradinhos das figuras, seguindo as orientações do slide já em duplas e cheguem às suas conclusões.
Você também poderá solicitar outras quantidades para serem pintadas. Em seguida, deixe que realizem a representação e elaborem com um colega, suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.
Circule pela sala, observando como cada aluno realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para pintar os números decimais nos quadradinhos e percebam a correspondência entre decimais e frações decimais.
Discuta com a turma:
- Quantos quadradinhos você pintou em 100?
- Sobrou algum? Por quê?
- O que isso significa?
- O que podemos concluir sobre a fração com denominador 100 e o Sistema Monetário Brasileiro?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 9).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, passe para este slide. Nela, os alunos serão questionados sobre a relação entre parte decimal e inteiros. Eles devem discutir e chegar a uma conclusão sobre a função do inteiro observando os decimais pintados, se formaram um inteiro ou não, se os 100 quadradinhos foram pintados ou não.
Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam nos desenhos que pintaram?
- Por que um desenho teve todos os quadradinhos pintados e outro não?
- Por que na representação decimal há números antes e depois da vírgula?
- No desenho que você pintou tudo há números antes da vírgula?
- E nos outros? Que número há?
- Qual o papel da vírgula?
Materiais complementares:
- Leia a matéria “Numeração decimal”, publicada em http://www.somatematica.com.br/fundam/decimais/decimais4.php, sobre transformação de fração decimal em número decimal.
- Leia a matéria “Introdução aos números decimais”, publicada em https://pt.khanacademy.org/math/cc-fourth-grade-math/cc-4th-decimals/v/introduction-to-decimals, sobre os números decimais e os valores posicionais à direita da vírgula.
- Leia a matéria “Matemática e cultura: decimais, medidas e sistema monetário”, publicada em http://www.sbembrasil.org.br/files/decimais.pdf, sobre os decimais, medidas e sistema monetário.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos, anotando-as no caderno.
Circule pela sala, observando como cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, de forma que percebam que o denominador 100 permite que o número decimal possa ser transformado em fração.
Discuta com a turma:
- Que frações foram formadas?
- Como essas frações foram formadas?
- Como vocês descobriram qual era o denominador? O que ele representa na fração?
- Como vocês descobriram o numerador? O que ele representa na fração?
- Qual a relação entre a fração descoberta na representação gráfica e o número com vírgula, ou seja, o número decimal?
- Algum colega chegou a outras conclusões diferentes das suas?
- Você conseguiria explicar as conclusões a que os colegas chegaram?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que o Sistema Monetário Brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Propósito: Sistematizar os conceitos que foram apresentados na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_12NUM_01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Formulários, Google Documentos, Geogebra, Google Meet, YouTube.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Para que os alunos respondam às questões apresentadas nas Orientações ao Professor você pode organizá-las usando o Google Formulários ou em folha impressa. Solicite, em seguida, que eles pesquisem em revistas, jornais ou sites comerciais os valores identificados. No caso da pesquisa digital é possível fazer uma montagem dos preços encontrados nas propagandas usando slides via Google Apresentações. No caso de recortes de revistas, jornais ou folhetos, o aluno pode fazer uma colagem em folhas de tamanho A4 ou uma única de tamanho A3 (caso tenham acesso a estes materiais).
Atividade principal
As primeiras questões propostas, referentes aos números decimais com base no sistema monetário, podem ser respondidos usando folha impressa ou via Google Documentos. No caso da malha quadriculada, organize as instruções para que os alunos utilizem o Geogebra como recurso para trabalhar a partir das instruções dadas (use as questões problematizadoras presentes nas Orientações ao Professor como base para os encaminhamentos individuais).
Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais, você pode solicitar que eles façam o mesmo movimento usando uma folha de papel quadriculado. Caso não seja uma folha de papel quadriculado, é possível utilizar uma malha quadriculada impressa com 100 quadradinhos no mínimo (ou seja, uma malha 10x10).
Discussão das soluções
O professor pode organizar uma videoconferência via Google Meet para discussão das questões indicadas nesta etapa. Caso isso não seja possível o professor pode fazer uma curadoria sobre algumas das soluções encontradas e pedir que os alunos criem boas perguntas para a solução. Isso pode ser feito usando o Google Documentos, de maneira coletiva, ou em folha impressa individualmente.
Sistematização
Você pode organizar um vídeo pelo YouTube explicando do que se tratam as frações decimais, indicando alguns exemplos para melhor compreensão por parte dos alunos.
Caso os alunos não tenham acesso à internet, você pode apresentar as ideias em folhas impressas.
Encerramento
Pedir que os alunos façam um breve resumo sobre o que entenderam sobre frações decimais, usando como base o material recebido na etapa anterior (Sistematização), seja em vídeo ou em folha impressa.
Raio X
Proponha aos alunos que resolvam no próprio caderno as questões apresentadas nesta etapa (incluindo as que estão disponíveis no arquivo de atividade complementar), com o auxílio da família, para que possam verificar junto ao gabarito (fornecido após a resolução) se fizeram corretamente ou não.
Convite às famílias
Convide a família a acompanhar o aluno na resolução das questões propostas na etapa de Raio X.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
Objetivo específico
Representar as frações com denominador 100 na forma decimal utilizando o sistema monetário.
Conceito-chave
Formar números decimais a partir de frações decimais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- lápis e borracha;
- lápis de cor.