Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma. Você também pode pedir que algum dos alunos leia a situação para os outros. Deixar que os alunos levantem hipóteses e tentem retomar o conteúdo visto nas aulas anteriores. Essa discussão oral é muito importante para a aula.
Propósito: Retomar com os alunos assuntos relacionados a frações, números decimais e sistema monetário. Levar os alunos a refletir que o Sistema Monetário utiliza denominador 100.
Discuta com a turma:
- Você sabe como as frações são formadas?
- E um número decimal, como formamos?
- E qual a relação da fração decimal com o número decimal?
- Qual a relação dos valores monetários com os números decimais?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a situação-problema, em seguida, peça para que discutam em duplas as possíveis soluções. Após chegarem a uma conclusão, peça para que realizem a representação e, depois, discutam com sua dupla, novamente, suas soluções, os modos que pensaram e que estratégias foram utilizadas.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam as formas de se fazer a representação das frações decimais.
Discuta com os alunos:
- Alguém da turma já tem uma década de idade? Como podemos representar esses anos em forma de fração?
- Qual é o denominador? E o numerador? Por quê?
- Alguém tem mais de uma década de idade? (Você pode utilizar a sua idade também, professor.) Como podemos representar esses anos em forma de fração?
- Alguém tem menos de uma década de idade? Como podemos representar esses anos em forma de fração?
- Se considerarmos uma criança com 8 anos, qual fração podemos representar, utilizando como referência a décadas?
- Como podemos representar esses anos em forma de fração? Qual é o denominador? Qual é o numerador?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Material complementar para o professor
- Transformação de fração decimal em número decimal:
http://www.somatematica.com.br/fundam/decimais/decimais4.php
- Introdução aos números decimais
https://pt.khanacademy.org/math/cc-fourth-grade-math/cc-4th-decimals/v/introduction-to-decimals
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Prepare tiras de papel antes do início da aula e distribua para cada grupo. Lance desafios aos grupos para representar as frações decimais utilizando as tiras. No primeiro momento, cada aluno pensará individualmente, depois deverão discutir em duplas as estratégias traçadas. O grupo também deverá ser desafiado a registrar na forma de números decimais. Novamente, cada aluno refletirá, individualmente, depois discutirá com o grupo e registrará os números decimais.
Circule pela sala, observando como cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar números decimais com denominador 10.
Discuta com os alunos:
- Em quantas partes cada tira foi dividida? Por quê?
- Como cada um do seu grupo pensou para representar as frações nas tiras?
- Houve ideias diferentes?
- Como fizeram para chegar a uma conclusão?
- Em quais frações formaram-se inteiros?
- É possível transformar essas frações em número decimal?
- Como fizeram para transformar as frações representadas nas tiras de papel em números decimais? Alguém pode vir ao quadro escrever a sua solução?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Prepare tiras de papel antes do início da aula e distribua para cada grupo. Lance desafios aos grupos para representar as frações decimais utilizando as tiras. No primeiro momento, cada aluno pensará individualmente, depois deverão discutir em duplas as estratégias traçadas. O grupo também deverá ser desafiado a registrar na forma de números decimais. Novamente, cada aluno refletirá, individualmente, depois discutirá com o grupo e registrará os números decimais.
Circule pela sala, observando como cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar números decimais com denominador 10.
Discuta com os alunos:
- Em quantas partes cada tira foi dividida? Por quê?
- Como cada um do seu grupo pensou para representar as frações nas tiras?
- Houve ideias diferentes?
- Como fizeram para chegar a uma conclusão?
- Em quais frações formaram-se inteiros?
- É possível transformar essas frações em número decimal?
- Como fizeram para transformar as frações representadas nas tiras de papel em números decimais? Alguém pode vir ao quadro escrever a sua solução?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam mais uma vez a situação-problema. Em seguida, peça para que realizem a representação e, depois, discutam em dupla suas soluções e que estratégias foram utilizadas.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam as formas de se fazer a representação nos números decimais;
Discuta com os alunos:
- E agora? Será que alguém consegue transformar essas frações em números decimais?
- Alguém se lembra como fizemos com as moedas transformando para centésimos?
- Como podemos fazer dessa vez?
- Todos do seu grupo fizeram da mesma forma?
- Quem quer vir ao quadro mostrar como conseguiu?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão e perceber que o denominador 10 permite que o número decimal possa ser transformado em fração.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias vocês utilizaram para formar as frações usando a década como referência?
- Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
- Gostaria de compartilhar com a turma?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão e perceber que o denominador 10 permite que o número decimal possa ser transformado em fração.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias vocês utilizaram para formar as frações usando a década como referência?
- Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
- Gostaria de compartilhar com a turma?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos. Professor, procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar uma questão, através de material concreto.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias vocês utilizaram para representar as idades da turma de Pedro, utilizando as tiras recebidas?
- Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
- Gostaria de compartilhar com a turma?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para transformar as frações em decimais.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias vocês utilizaram para representar as idades da turma de Pedro, utilizando as tiras recebidas?
- Alguém pensou diferente? Utilizou outra estratégia?
- Gostaria de compartilhar com a turma?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Os alunos devem trabalhar em duplas. Peça para que os alunos, discutam o assunto e cheguem a conclusões juntos.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para transformar as frações em números decimais.
Discuta com a turma:
- Como formamos um número decimal?
- Alguém pensou diferente?
- Gostaria de compartilhar com a turma?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que as descobertas feitas em aula.
Propósito: Resumir com os alunos o que foi visto na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Resumir com os alunos o que foi visto na aula.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que as descobertas feitas em aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito dos números decimais.
Discuta com a turma:
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
- Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar