Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com sistema monetário e medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa
Por: Patrícia Marinoski
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Patrícia Marinoski
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA25: Resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.
Objetivos específicos
Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa.
Conceito-chave
Contextualizar o conceito de custo.
Recursos necessários
- Caderno da disciplina de matemática para registrar os conceitos e cálculos, bem como anotações dos alunos no momento de trocas de informação, lápis de escrever e borracha.
- Impressão do formato de uma pizza dividida em 8 pedaços para executar a atividade complementar desafio, fazendo com que se ganhe tempo no momento o qual seria solicitado o desenho da mesma e lápis de cor.
- Giz, ou pincel para quadro, ao professor que fará suas explicações e solicitará aos alunos para virem ao quadro demonstrar sua forma de raciocínio.
- Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 02 minutos.
Orientação: Instigue seus alunos a expressarem seus conhecimentos prévios, pergunte a eles se acompanham o momento de realizar compras em algum comércio.
Propósito: Reconhecer a aproximação do aluno com a temática.
Discuta com a turma:
- Quando pagamos por algo e recebemos outro valor de volta, estamos recebendo o troco?
- A quantidade de determinado produto também determinará o valor?