Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com sistema monetário e medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa
Por: Patrícia Marinoski
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Patrícia Marinoski
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA25: Resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.
Objetivos específicos
Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa.
Conceito-chave
Contextualizar o conceito de custo.
Recursos necessários
- Caderno da disciplina de matemática para registrar os conceitos e cálculos, bem como anotações dos alunos no momento de trocas de informação, lápis de escrever e borracha.
- Impressão do formato de uma pizza dividida em 8 pedaços para executar a atividade complementar desafio, fazendo com que se ganhe tempo no momento o qual seria solicitado o desenho da mesma e lápis de cor.
- Giz, ou pincel para quadro, ao professor que fará suas explicações e solicitará aos alunos para virem ao quadro demonstrar sua forma de raciocínio.
- Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 02 minutos.
Orientação: Instigue seus alunos a expressarem seus conhecimentos prévios, pergunte a eles se acompanham o momento de realizar compras em algum comércio.
Propósito: Reconhecer a aproximação do aluno com a temática.
Discuta com a turma:
- Quando pagamos por algo e recebemos outro valor de volta, estamos recebendo o troco?
- A quantidade de determinado produto também determinará o valor?