Plano de Aula

Plano de aula: Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com sistema monetário e medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.



Objetivos específicos

Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa.

Conceito-chave

Contextualizar o conceito de custo.

Recursos necessários



  • Caderno da disciplina de matemática para registrar os conceitos e cálculos, bem como anotações dos alunos no momento de trocas de informação, lápis de escrever e borracha.

  • Impressão do formato de uma pizza dividida em 8 pedaços para executar a atividade complementar desafio, fazendo com que se ganhe tempo no momento o qual seria solicitado o desenho da mesma e lápis de cor.

  • Giz, ou pincel para quadro, ao professor que fará suas explicações e solicitará aos alunos para virem ao quadro demonstrar sua forma de raciocínio.

  • Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Analisar a viabilidade de custo a partir da comparação da unidade de medida de massa.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Instigue seus alunos a expressarem seus conhecimentos prévios, pergunte a eles se acompanham o momento de realizar compras em algum comércio.

Propósito: Reconhecer a aproximação do aluno com a temática.

Discuta com a turma:

  • Quando pagamos por algo e recebemos outro valor de volta, estamos recebendo o troco?
  • A quantidade de determinado produto também determinará o valor?