Plano de Aula

Plano de aula: Compreender o uso das operações para a transformação das unidades de medida de massa.

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com sistema monetário e medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.



Objetivos específicos

Envolver unidades de medida de massa em problemáticas do sistema monetário brasileiro.

Conceito-chave

Compreender o uso das operações para a transformação das unidades de medida de massa.

Recursos necessários



  • Caderno da disciplina de matemática para registrar os conceitos e cálculos, bem como anotações dos alunos no momento de trocas de informação, lápis de escrever e borracha.

  • Giz, ou pincel para quadro, ao professor que fará suas explicações e solicitará aos alunos para virem ao quadro demonstrar sua forma de raciocínio.

  • Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.

  • Pincéis atômicos, cartolina, ou papel pardo, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, giz de cera, régua, compasso ou molde em círculo, para representar as problemáticas envolvidas na atividade complementar em cartazes, sugerindo sua realização em  grupos.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Envolver unidades de medida de massa em problemáticas do sistema monetário brasileiro.