Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 02 minutos.
Orientação: No momento inicial de sua aula, contemple o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo proposto, esse reconhecimento por parte do professor é de grande valia, para distinguir se há algum conceito a ser refeito, se a maioria já domina previamente o assunto ou não, o que resulta em um processo de ensino com uma análise inicial que se expandirá para a progressão de compreensão de cada aluno.
Propósito: Demonstrar a temática aos alunos.
Discuta com a turma:
- O que são unidades de medida?
- Como podemos relacionar massa ao sistema monetário brasileiro?
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Aqui inicia-se o processo de construir saberes junto aos seus alunos, é o espaço que terão para relembrar o conceito de massa, de unidade de medida e dessa forma poderão desenvolver um diálogo onde o conhecimento de cada aluno torne-se expansível para a turma, com contribuições do professor, conduzindo a todos sobre a perspectiva de ensino aprendizagem mútua entre colegas.
Propósito: Desenvolver diálogo e interação com a turma em uma troca de saberes.
Discuta com a turma:
- As unidades de medida de massa são de gênero masculino, portanto, o correto é dizermos - o grama, o miligrama e o quilograma.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação:
- Desenvolva um ambiente tranquilo e colaborativo na sala, peça aos alunos que aproveitem as informações trocadas com seus colegas e voltem-se ao quadro, leia para a turma a proposta da atividade principal que envolve o sistema monetário brasileiro e a unidade de medida - massa.
- Solicite a um aluno se o mesmo pode explicar sua maneira de solucionar o problema, discuta se alguém mais concorda, ou quer apresentar uma ideia diferente, partindo para o momento individual de resolução, seguido da conferência no quadro apresentando duas formas de resolução diferentes ao menos.
- Esse momento favorecerá ao autoconhecimento de formas de raciocínio e a liberdade de expressão, onde o erro passa a ser construtivo.
Propósito: Levar os alunos a refletirem e expressarem suas ideias, aprendendo através de formas de pensamentos.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos quando vimos uma nova forma de resolução apresentada?
- Como diversas resoluções contribuem para nossa expansão de raciocínio?
Materiais Complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Retomada
Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Aqui inicia-se o processo de construir saberes junto aos seus alunos, é o espaço que terão para relembrar o conceito de massa, de unidade de medida e dessa forma poderão desenvolver um diálogo onde o conhecimento de cada aluno torne-se expansível para a turma, com contribuições do professor, conduzindo a todos sobre a perspectiva de ensino aprendizagem mútua entre colegas.
Propósito: Desenvolver diálogo e interação com a turma em uma troca de saberes.
Discuta com a turma:
- As unidades de medida de massa são de gênero masculino, portanto, o correto é dizermos - o grama, o miligrama e o quilograma.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Analise o percentual de crescimento da turma através das identificações de diferentes raciocínios e a partir de então repita os passos da resolução. Seria interessante também se o professor dispusesse da conta inversa para comprovar os resultados, apenas revendo a ligação entre divisão e multiplicação com os alunos.
Propósito: Analisar a cooperação e crescimento dos alunos dentro do conceito trabalhado.
Discuta com a turma:
- Como a multiplicação e a divisão se interligam nesta resolução?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Analise o percentual de crescimento da turma através das identificações de diferentes raciocínios e a partir de então repita os passos da resolução. Seria interessante também se o professor dispusesse da conta inversa para comprovar os resultados, apenas revendo a ligação entre divisão e multiplicação com os alunos.
Propósito: Analisar a cooperação e crescimento dos alunos dentro do conceito trabalhado.
Discuta com a turma:
- Como a multiplicação e a divisão se interligam nesta resolução?
Encerramento
Tempo sugerido: 08 minutos.
Orientação: Peça para alguns alunos relatarem o desenvolvimento da aula, ou seja, o que foi feito.
Ao final, dê seu parecer de contribuindo sobre os conceitos envolvidos e marque a importância de reconhecermos a operação necessária para transformar as unidades gramas, quilogramas e miligramas.
Propósito: Rever os passos da aula e conceitos apreendidos.
Discuta com a turma:
- De qual maneira podemos lembrar como usamos a multiplicação ou a divisão para transformar as unidades de medida de massa?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Neste momento deixe os alunos lerem a proposta silenciosamente e individualmente, assim contemple os passos que serão desenvolvidos por meio de observação, afinal, é preciso que os alunos por si só efetivem seu aprendizado até então, praticando o mesmo, apenas deixe claro que eles poderão utilizar-se de qualquer forma de resolução.
Propósito: Praticar o conceito desenvolvido - sistema monetário e unidade de medida - massa.
Discuta com a turma:
- Todos chegaram a um mesmo resultado? Quantas formas de resoluções diferentes temos na sala?
Materiais Complementares
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar