Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Compreender o uso das operações para a transformação das unidades de medida de massa.
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com sistema monetário e medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa
Por: Patrícia Marinoski
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Patrícia Marinoski
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA25: Resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.
Objetivos específicos
Envolver unidades de medida de massa em problemáticas do sistema monetário brasileiro.
Conceito-chave
Compreender o uso das operações para a transformação das unidades de medida de massa.
Recursos necessários
- Caderno da disciplina de matemática para registrar os conceitos e cálculos, bem como anotações dos alunos no momento de trocas de informação, lápis de escrever e borracha.
- Giz, ou pincel para quadro, ao professor que fará suas explicações e solicitará aos alunos para virem ao quadro demonstrar sua forma de raciocínio.
- Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.
- Pincéis atômicos, cartolina, ou papel pardo, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, giz de cera, régua, compasso ou molde em círculo, para representar as problemáticas envolvidas na atividade complementar em cartazes, sugerindo sua realização em grupos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Envolver unidades de medida de massa em problemáticas do sistema monetário brasileiro.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 02 minutos.
Orientação: No momento inicial de sua aula, contemple o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo proposto, esse reconhecimento por parte do professor é de grande valia, para distinguir se há algum conceito a ser refeito, se a maioria já domina previamente o assunto ou não, o que resulta em um processo de ensino com uma análise inicial que se expandirá para a progressão de compreensão de cada aluno.
Propósito: Demonstrar a temática aos alunos.
Discuta com a turma:
- O que são unidades de medida?
- Como podemos relacionar massa ao sistema monetário brasileiro?