Plano de Aula

Plano de aula: Calculando o tempo x custos

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com sistema monetário e medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.



Objetivos específicos

Trabalhar unidades de medidas de tempo, inclusas a problemáticas sobre o sistema monetário brasileiro.

Conceito-chave

Desenvolver o conceito de valor respectivo a medida de tempo, transformando-a através de cálculo.

Recursos necessários

  • É importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha para o aluno, ou até mesmo que as atividades e sugestões sejam anotadas em seu caderno da disciplina correspondente.

  • Procure ter em sala um calendário para auxiliar o aluno que necessite de material concreto para melhor compreensão, assim como a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Trabalhar unidades de medidas de tempo, inclusas a problemáticas sobre o sistema monetário brasileiro.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação:

  • Desenvolva a apresentação do conteúdo captando a atenção dos alunos através de seus relatos sobre o conhecimento de uma cédula, ou diferentes moedas, é sugerido que o professor traga para a sala de aula um exemplar do sistema monetário brasileiro, fazendo breves perguntas, como: - Com quantas moedas de 25 centavos eu formo 1 real; - Quantas moedas de 50 centavos eu preciso para ter 5 reais? Deixe que os alunos manipulem os exemplares, percebendo até seu tamanho e peso diferenciado, associando-o ao seu valor moeda de 5 centavos é mais pequena do que a de 1 real, por exemplo.

Propósito: Desenvolver a associação entre medida de tempo e o valor aplicado pelo sistema monetário brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que significa a frase : “tempo é dinheiro”!?