Plano de aula: Conselhos Municipais

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção inicial do conceito de município e escala municipal.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE03) - (Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Para você saber mais:

Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão dispostos os seguintes links:

Cartilha Conselhos Municipais: O papel da sociedade nesta construção: meio ambiente e desenvolvimento rural sustentável./ Carina Sernaglia, Eriberto Müller; Edição de Sucena Shkrada Resk e Coordenação de Solène Tricaud. Alta Floresta-MT: ICV, 2016. Disponível em: https://www.icv.org.br/wp-content/uploads/2017/01/CartilhaConselhosMunicipais_ICV2016__dupla.pdf Acesso em 11/01/2019.

Em especial destaca-se o capítulo 1 que aborda os Conselhos Municipais Participativos e suas principais características.

Material complementar:

Vídeo: Conselhos Municipais. CEPAM - Fundação Prefeito Faria Lima. 30/06/2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=APE1vfcyZ_M Acesso em 11/01/2019.

Vídeo: Conselhos Municipais. Blog da Doutora Elaine Alves. 27/07/2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HY26GFnwhGY Acesso em 11/01/2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

- Município: O município é a divisão administrativa de um estado, distrito ou região, com autonomia administrativa, e que se constitui de certos órgãos políticos e administrativos. No caso do Brasil, o município é composto pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.

- Conselhos Municipais: ou os conselhos de gestão são definidos como órgãos colegiados de composição e natureza mistas, destinados às atividades de controle, planejamento e gestão. São instâncias políticas, com poder de decisão, que tem na sua composição representantes de instituições e segmentos sociais com uma lógica própria de atuação, portanto com estruturas específicas de poder de decisão que deverão relacionar-se entre si.

Tema da aula

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Conhecendo os Conselhos Municipais.

Abra a aula realizando uma breve introdução ao tema. Pergunte se alguém já ouviu falar desta temática, se algum membro da família atua ou já participou de algum Conselho, ou se eles conhecem os Conselhos do Município onde residem. Faça esse levantamento no quadro, escrevendo os conselhos que os estudantes conhecem. Caso não seja levantado nenhum conselho, dê continuidade à aula com a contextualização que irá aproximar o estudante da temática da aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA