Atividade para impressão - Transcrição de vídeo
Plano de Aula
Plano de aula: Microrganismos na indústria farmacêutica
Plano 4 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Microrganismos
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Equipamento audiovisual para projetar imagem e exibir vídeo ou impressão de imagem do contexto, textos informativos (disponível aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFh2yeKZcBaHr4CvpPzBYznCXmZK7GX84QsYRfWM3FYpw3ZKR8tbmuRjGf6A/atividade-para-impressao-texto-informativo-cie4-05ve04.pdf) e ficha de “Você Sabia?” (disponível aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hytgQNAdkghsCdYtNV9EySQhB4grA8DubfqDsDQj22BE73EXWauNkFdKP6NB/atividade-para-impressao-fichas-cie4-05ve04.pdf).
Materiais de apoio:
http://umaquimicairresistivel.blogspot.com/2011/01/descoberta-da-penicilina.html
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para os alunos o título da aula e retome oralmente alguns conhecimentos que eles possuem sobre microrganismos, mais especificamente sobre fungos e bactérias.
- O que sabemos sobre microrganismos?
- Sobre fungos e bactérias, quais as características e algumas de suas ações?
- Qual relação podemos estabelecer entre os fungos e bactérias e a indústria farmacêutica?
Neste momento, verifique se os alunos se aproximam da ideia do uso de microrganismos na produção de medicamento ou apenas como a causa de doenças, relacionando medicamentos ao combate das enfermidades causadas por eles e não como matéria-prima na produção de remédios.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Mostre aos alunos a imagem que se caracteriza como a propaganda de um laboratório farmacêutico americano na década de 1940. Explore as inferências que os alunos fazem em relação a imagem:
- O que a imagem nos mostra?
- De quando deve ser essa publicação?
- O que representa a imagem no canto superior direito?
- Por que há a imagem de um microrganismo nessa publicação?
- Será que os microrganismos são vilões ou heróis?
- Alguém já ouviu falar em penicilina?
- Quem aqui já precisou tomar um antibiótico, por exemplo, para dor de garganta?
Na sequência fale para os alunos algumas informações sobre a descoberta da penicilina. Utilize o fragmento do texto elaborado por Marai Ramos, disponível em http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=7&infoid=811
“ É um milagre!
Imagine uma descoberta que possibilitasse a cura de várias doenças fatais e que permitisse salvar a vida de milhões de pessoas de uma só vez. Pensou? Pois essa descoberta já aconteceu! A penicilina é um remédio tão fantástico que seus efeitos chegaram a ser comparados a um milagre.
A penicilina foi o primeiro antibiótico usado com sucesso no tratamento de infecções causadas por bactérias. A palavra antibiótico vem do grego e significa contra a vida – não contra a nossa vida, mas contra a vida das bactérias, é claro.
Antes do desenvolvimento da penicilina, muitas pessoas morriam de doenças que, hoje, não são mais consideradas perigosas. Só para você ter uma ideia, apenas machucar-se num prego, por exemplo, poderia, eventualmente, levar à morte.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a penicilina salvou a vida de milhões de soldados feridos nos campos de batalha. Graças aos antibióticos, doenças como pneumonia, sífilis, gonorreia, febre reumática e tuberculose deixaram de ser fatais.
Hoje, sabe-se que a penicilina que já salvou tantas vidas também pode provocar reações alérgicas sérias em algumas pessoas e, inclusive, levar à morte. Apesar disso, a penicilina ainda é o antibiótico mais usado em todo o mundo.”
Retome com os alunos que, entre as muitas formas de ação e uso dos microrganismos, além de serem causadores de enfermidades, eles também realizam ações positivas, como a decomposição e a participação no processo de produção de alimentos, como pode ser demonstrado nos planos de aula CIE_4_05VE02 e CIE4_05VE03. Informe aos alunos que nesta aula serão exploradas mais características positivas dos fungos e bactérias, dessa vez na sua participação na produção de medicamentos.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Depois de informar aos alunos que o foco da aula será em uma ação positiva dos microrganismos, indague-os:
- De que forma os microrganismos podem ser usados no combate a doenças?
Peça que um aluno seja o escriba no quadro das respostas dadas pelos alunos. Este é um importante momento de participação e levantamento de conhecimentos prévios, incentive que os alunos pensem em diferentes possibilidades, não os desestimule, nem corrija as ideias apresentadas pelos alunos.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: O Mão na massa está dividido em 2 etapas, a primeira consiste na exibição de um vídeo e a segunda na realização de pesquisa/uso de texto informativo para construção de fichas de “Você Sabia?” com informações sobre o uso dos microrganismos na indústria farmacêutica.
Informe aos alunos que eles assistirão a um vídeo que trará informações sobre a forma como alguns microrganismos são utilizados na produção de medicamentos. O vídeo está disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=63M9AxDalyU>. Não havendo equipamento audiovisual para exibição do vídeo, disponibilize aos alunos a transcrição das informações contidas no vídeo (disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/1RlKH2lgQTnTeqYsqggF8TNCBErzD07CeGekX5TdpQkQ/edit) e faça a leitura.
Logo após o vídeo, discuta com os alunos sobre alguns tópicos: proporção de cerca de 70% dos medicamentos tem base na natureza, principalmente fungos, bactérias e algumas plantas; que os seres humanos através da indústria farmacêutica pegaram emprestado essas armas para nosso uso e que existem muitas pesquisas para descobrir mais formas de usar os microrganismos a nosso favor.
MÃO NA MASSA
Orientações: Destaque com os alunos que é preciso conhecer e valorizar a diversidade da vida em nosso planeta, conhecer mais sobre os microrganismos faz com que nós não os enxerguemos apenas como vilões, mas sim com um potencial de ação muito importante, fazendo com que valorizemos os microrganismos como seres vivos.
Informe aos alunos que eles irão conhecer melhor alguns tipos de medicamentos que têm origem em microrganismos e indague-os:
- Vocês não acham que seria importante que mais pessoas soubessem algumas informações sobre a forma como os microrganismos são utilizados para a produção de medicamentos?
Sugira aos alunos que eles transformem os novos conhecimentos que irão obter com a pesquisa em fichas de curiosidades de “Você sabia?” e depois poderão fazer apresentações para as outras salas da escola, ou até mesmo, havendo equipamento, podem ser feitas gravações dos alunos em pequenos vídeos que podem ser compartilhados nas redes sociais da escola, para que mais pessoas da comunidade escolar possam aprender sobre a ação dos microrganismos na produção de medicamentos.
Organize a sala em duplas e distribua os fragmentos do texto informativo (podem ser encontrados nos materiais complementares desta aula). Peça que os alunos realizem a leitura, identifiquem e grifem as principais informações do texto sobre os medicamentos, forma como os microrganismos são utilizados e curiosidades, para que possam preencher as fichas de “Você sabia?” (disponível aqui: https://docs.google.com/document/d/18b--unFtZPHjG556YqLtp2LzNBE47OcTSUyYEpkllqQ/edit).
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após a construção das fichas de “Você sabia?”, peça que cada trio faça a leitura de suas fichas e, se necessário, faça correções. Para encerrar a aula, retome com os alunos a Questão disparadora e resgate as anotações feitas no momento do levantamento de conhecimentos prévios. Favoreça que os próprios alunos percebam as informações que foram confirmadas, as que foram descartadas e as novas informações que fizeram parte desse conhecimento construído sobre os microrganismos.
As fichas de “Você sabia?” podem ser socializadas com os alunos de outras salas através de apresentação dos grupos de alunos ou serem gravadas para divulgação para a comunidade escolar.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documento colaborativo Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
- Ferramenta de vídeo: Youtube.
- Mural virtual: Padlet.
Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, inserindo todo trabalho sugerido nos slides 2 e 3 do “contexto”. Compartilhe sua tela mostrando a imagem e fazendo as perguntas sugeridas. Ouça atentamente seu grupo e convide todos a partilharem as ideias. Faça os requerimentos, explorando bem a imagem e as marcações.
Partilhe a “questão disparadora” e disponibilize um documento colaborativo, tipo Docs, para que os alunos elenquem as hipóteses levantadas.
Mão na massa
Ainda na videochamada, explique aos alunos que a aula será dividida em duas etapas. Na primeira, eles assistirão a um vídeo (disponível aqui).
Na sequência, eles deverão fazer as pesquisas indicadas e, após as descobertas, construirão fichas no formato de “Você sabia”.
Para fazer esse trabalho, divida os alunos em trios e peça para que se reúnam por Whatsapp ou videochamada.
Dê um tempo para que os trios montem as fichas do “Você sabia” no Padlet e fique online, caso precisem de sua ajuda.
Sistematização
Ainda em videochamada, retome os documentos compartilhados. Peça para que um integrante de cada grupo apresente as descobertas. Feche a aula com a leitura do slide 7, peça aos alunos que corrijam algum conceito incorreto e acrescente informações que possam enriquecer o material colaborativo. Tire as dúvidas que ainda persistirem.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na execução das pesquisas e postagem dos materiais via Padlet.
Microrganismos na indústria farmacêutica
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer as formas dos usos de microrganismos na produção de medicamentos, evidenciando os avanços científicos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
Professor-autor: Maria Cristina Muñoz Franco
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula
Esta aula apresenta uma proposta de atividade para reconhecer a forma dos usos de microrganismos na indústria farmacêutica. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividades propostas no plano de aula CIE4_05VE01.