Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Mapas: entendendo e construindo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mapas, trajetos e localização
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA12) Descrever e representar ,por meio de esboços e trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.
Objetivos específico:
Desenvolver a observação do espaço descrevendo e representando trajetos do seu cotidiano.
Conceito-chave
Observação do espaço levando em consideração pontos de referência essenciais.
Recursos necessários:
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Papel pardo para registro das discussões e futuras consultas.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia ou projete no data show o objetivo para turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Será que podemos ler e interpretar mapas?
- Quem da turma já fez a leitura de um mapa?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA