Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando a sala de aula.
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mapas, trajetos e localização
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira.
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA12) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.
Objetivos específicos
Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e registro.
Vocabulário:
Esquerda,direita,longe,perto,em frente, atrás,ao lado.
Conceito-chave
Localização espacial.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis de cor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e registro.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia, projete ou copie no quadro o slide do objetivo. Explore com os alunos o objetivo da aula abordando esse tema que já foi discutido em aulas ou anos anteriores mas que será retomado para aprofundar e ampliar os conhecimentos. Questione a turma sobre as maneiras que poderíamos representar a sala de aula (veja Discuta com a turma),deixe a turma elaborar suas hipóteses complementando se necessário,por exemplo, poderíamos representar a sala de aula através de uma maquete, um desenho, uma fotografia,etc...
Propósito: Informar o objetivo da aula para turma.
Discuta com a turma:
- Quem sabe me dizer de que maneira nós poderíamos representar a nossa sala de aula?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Projete o slide ou imprima. Resgate com os alunos, a partir da imagem, os conhecimentos da turma a respeito das diferentes vistas, neste caso a visão vertical (de cima para baixo, visão que temos quando olhamos do alto, vista superior). Relembre com eles, se for necessário, que esse desenho é a representação de uma sala de aula em tamanho reduzido.
Propósito: Retomar os conhecimentos que a turma possui a respeito dos conceitos de pontos de vista; visão vertical (vista superior).
Discuta com a turma:
- Você achou difícil identificar a posição desses alunos? Por quê?
- Que símbolos poderíamos usar para identificar as carteiras da sala de aula? E a mesa da professora?
- Que formas geométricas essas figuras nos lembram?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Projete o slide ou imprima. Resgate com os alunos, a partir da imagem, os conhecimentos da turma a respeito das diferentes vistas, neste caso a visão vertical (de cima para baixo, visão que temos quando olhamos do alto, vista superior). Relembre com eles, se for necessário, que esse desenho é a representação de uma sala de aula em tamanho reduzido.
Propósito: Retomar os conhecimentos que a turma possui a respeito dos conceitos de pontos de vista; visão vertical (vista superior).
Discuta com a turma:
- Você achou difícil identificar a posição desses alunos? Por quê?
- Que símbolos poderíamos usar para identificar as carteiras da sala de aula? E a mesa da professora?
- Que formas geométricas essas figuras nos lembram?
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Projete ou imprima a atividade. Solicite que os alunos observem a sala de aula ilustrada na atividade, explique que você fornecerá informações para que em duplas reflitam e descubram onde se sentam alguns alunos.
Escreva no quadro ou imprima as informações. Peça que em duplas os alunos leiam a atividade e a realize discutindo com o parceiro as possíveis soluções. Durante a realização da atividade principal, circule pela sala observando se as duplas estão socializando as ideias e identifique as diferentes estratégias utilizadas; esse momento de coleta de dados é essencial para a discussão das soluções, pois você poderá, por exemplo, começar a discussão com as duplas que apresentaram mais dificuldades ou que utilizaram estratégias menos elaboradas para chegar ao resultado, pois estas irão gerar mais discussão entre a turma. Oriente as duplas que demonstrarem dificuldade em realizar a leitura completa antes de iniciar a atividade visto que a localização não acontecerá na ordem em que está enumerada atividade.
Propósito: Fazer com que as duplas pensem em como localizar os alunos propostos na atividade.
Discuta com a turma:
- Todas as salas de aula possuem esse tipo de organização?
- Além dessa como poderíamos organizar a sala de aula? Dentre as respostas possíveis: em grupos,em formato de U, trios, duplas, com carteiras em fileiras horizontais, etc…
- Por onde eu devo começar a organizar meu pensamento?
- Será que se eu fizer a leitura da atividade completa antes de iniciar, ficará mais fácil de resolver?
- Quais são as carteiras que ficaram vazias?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Imprima o slide, desenhe no quadro ou papel pardo ou se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à discussão. Durante a discussão problematize, isto ajuda e serve de modelo para os alunos formularem boas perguntas também. Valorize a fala dos alunos até mesmo as respostas incoerentes, incompletas, erradas… neste momento formule questões que colaborem no avanço das ideias para que todos possam alcançar os objetivos propostos na atividade.
Permita que a turma complemente, argumente ou refute a colocação de outros duplas; intervenha,problematize,proponha algumas reflexões para o aprimoramento das conclusões.
Propósito: Discutir e refletir sobre as diferentes soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- Por que alguns colegas começaram a localização pelas alunas Mariana e Maria?
- Se tivessemos começado a localizar os lugares pelo aluno Daniel teríamos mais dificuldades? Por quê?
- Pensando em nossa sala de aula : quem se senta mais próximo da porta? Quem se senta à frente da professora? E quem se senta mais longe da professora?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Imprima o slide, desenhe no quadro ou papel pardo ou se tiver um projetor à sua disposição, pode apresentar os slides como apoio à discussão. Durante a discussão problematize, isto ajuda e serve de modelo para os alunos formularem boas perguntas também. Valorize a fala dos alunos até mesmo as respostas incoerentes, incompletas, erradas… neste momento formule questões que colaborem no avanço das ideias para que todos possam alcançar os objetivos propostos na atividade.
Permita que a turma complemente, argumente ou refute a colocação de outros duplas; intervenha,problematize,proponha algumas reflexões para o aprimoramento das conclusões.
Propósito: Discutir e refletir sobre as diferentes soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- Por que alguns colegas começaram a localização pelas alunas Mariana e Maria?
- Se tivessemos começado a localizar os lugares pelo aluno Daniel teríamos mais dificuldades? Por quê?
- Pensando em nossa sala de aula : quem se senta mais próximo da porta? Quem se senta à frente da professora? E quem se senta mais longe da professora?
Materiais complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a aula resumindo o que foi explorado na aula.
Propósito:Sintetizar o que foi explorado na aula.
Discuta com a turma:
- Alguém tem dúvida sobre o conteúdo da aula de hoje?
- Quem gostaria de fazer uma pergunta antes de iniciarmos a próxima atividade?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos.
Propósito:Avaliar individualmente a compreensão dos conhecimentos adquiridos na aula.
Discuta com a turma:
- Observe a sua posição em nossa sala de aula e pense: Quem se senta à sua frente? Quem se senta atrás de você? E ao seu lado direito? E à sua esquerda?
- Vamos fazer uma síntese do que aprendemos hoje?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Referências bibliográficas:
Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:
http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.
Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
BRASIL. Paramêtros Curriculares Nacionais: Matemática.Secretaria da Educação Fundamental.Brasília:MEC/SEF,1997.
Pró-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. Ed. rev. e ampl., incluindo Saeb/Prova Brasil Matriz de Referência. Brasília: MEC/SEF, 2008.
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos.
Propósito:Avaliar individualmente a compreensão dos conhecimentos adquiridos na aula.
Discuta com a turma:
- Observe a sua posição em nossa sala de aula e pense: Quem se senta à sua frente? Quem se senta atrás de você? E ao seu lado direito? E à sua esquerda?
- Vamos fazer uma síntese do que aprendemos hoje?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Referências bibliográficas:
Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:
http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.
Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
BRASIL. Paramêtros Curriculares Nacionais: Matemática.Secretaria da Educação Fundamental.Brasília:MEC/SEF,1997.
Pró-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. Ed. rev. e ampl., incluindo Saeb/Prova Brasil Matriz de Referência. Brasília: MEC/SEF, 2008.
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Para os Alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_14GEO05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum de fotografias virtual
Jogo: Daqui pra lá, de lá pra cá
Jogo: Labirinto Polar
Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela mostra uma vista superior de uma sala de aula e algumas situações de localização de alunos nesse espaço. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota, por WhatsApp por exemplo, para que os alunos comecem a pensar sobre o tema. Envie as situações através de texto ou áudio. Você pode colaborar com questionamentos ou complementando o que os alunos forem escrevendo sobre as vistas da sala. Dessa forma, quando chegarem na aula propriamente dita, já estarão familiarizados com a proposta.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a localização de alunos em uma planta baixa de uma sala de aula, ou seja, através da vista superior (vertical) da sala. Os alunos precisam ter acesso à ilustração da atividade. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a ilustração por fotografia e o enunciado em forma de texto ou áudio. Os alunos devem copiar a situação e desenhar a sala de aula em seu caderno para que possam trabalhar com a situação. Estimule a discussão e a ação do aluno através de questionamentos como:
- Por onde eu devo começar a organizar meu pensamento?
- Será que se eu fizer a leitura da atividade completa antes de iniciar, ficará mais fácil de resolver?
- Quais são as carteiras que ficaram vazias?
Os alunos precisarão de um tempo para resolver a questão. Se for possível, estimule a discussão em grupos de WhatsApp ou Zoom pré-definidos. Depois, peça que compartilhem as suas conclusões com os colegas através de texto, áudio ou vídeo.
Discussão das soluções
Compartilhe os slides com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos comparem com suas respostas e, através de texto ou de áudio, comentem se concordam ou discordam da solução mostrada. Podem explicar também como a solução se difere do que haviam pensado. É importante que tenham a oportunidade de analisar o seu trabalho partindo de outro ponto de vista.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante, pois reforça o que foi trabalhado em sala de aula. Você pode enviar através de imagem, texto ou mesmo um vídeo incentivando os alunos a realizarem e compartilharem suas conclusões.
Convite às famílias
As famílias podem participar estimulando que os alunos observem e localizem diversos objetos em suas casas. Também podem incentivar que joguem os jogos sugeridos.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira.
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA12) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.
Objetivos específicos
Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e registro.
Vocabulário:
Esquerda,direita,longe,perto,em frente, atrás,ao lado.
Conceito-chave
Localização espacial.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis de cor.