Plano de Aula

Plano de aula: Explorando a sala de aula.

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mapas, trajetos e localização

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carla Thomaz Meira.

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA12) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.

Objetivos específicos

Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e registro.

Vocabulário:

Esquerda,direita,longe,perto,em frente, atrás,ao lado.

Conceito-chave

Localização espacial.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis de cor.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e registro.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia, projete ou copie no quadro o slide do objetivo. Explore com os alunos o objetivo da aula abordando esse tema que já foi discutido em aulas ou anos anteriores mas que será retomado para aprofundar e ampliar os conhecimentos. Questione a turma sobre as maneiras que poderíamos representar a sala de aula (veja Discuta com a turma),deixe a turma elaborar suas hipóteses complementando se necessário,por exemplo, poderíamos representar a sala de aula através de uma maquete, um desenho, uma fotografia,etc...

Propósito: Informar o objetivo da aula para turma.

Discuta com a turma:

  • Quem sabe me dizer de que maneira nós poderíamos representar a nossa sala de aula?

Retomada
Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Projete o slide ou imprima. Resgate com os alunos, a partir da imagem, os conhecimentos da turma a respeito das diferentes vistas, neste caso a visão vertical (de cima para baixo, visão que temos quando olhamos do alto, vista superior). Relembre com eles, se for necessário, que esse desenho é a representação de uma sala de aula em tamanho reduzido.

Propósito: Retomar os conhecimentos que a turma possui a respeito dos conceitos de pontos de vista; visão vertical (vista superior).

Discuta com a turma:

  • Você achou difícil identificar a posição desses alunos? Por quê?
  • Que símbolos poderíamos usar para identificar as carteiras da sala de aula? E a mesa da professora?
  • Que formas geométricas essas figuras nos lembram?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA