Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando a sala de aula.
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mapas, trajetos e localização
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira.
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Priscilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA12) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.
Objetivos específicos
Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e registro.
Vocabulário:
Esquerda,direita,longe,perto,em frente, atrás,ao lado.
Conceito-chave
Localização espacial.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis de cor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Representar pessoas e/ou objetos segundo sua localização espacial através de desenhos e registro.
Aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia, projete ou copie no quadro o slide do objetivo. Explore com os alunos o objetivo da aula abordando esse tema que já foi discutido em aulas ou anos anteriores mas que será retomado para aprofundar e ampliar os conhecimentos. Questione a turma sobre as maneiras que poderíamos representar a sala de aula (veja Discuta com a turma),deixe a turma elaborar suas hipóteses complementando se necessário,por exemplo, poderíamos representar a sala de aula através de uma maquete, um desenho, uma fotografia,etc...
Propósito: Informar o objetivo da aula para turma.
Discuta com a turma:
- Quem sabe me dizer de que maneira nós poderíamos representar a nossa sala de aula?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Projete o slide ou imprima. Resgate com os alunos, a partir da imagem, os conhecimentos da turma a respeito das diferentes vistas, neste caso a visão vertical (de cima para baixo, visão que temos quando olhamos do alto, vista superior). Relembre com eles, se for necessário, que esse desenho é a representação de uma sala de aula em tamanho reduzido.
Propósito: Retomar os conhecimentos que a turma possui a respeito dos conceitos de pontos de vista; visão vertical (vista superior).
Discuta com a turma:
- Você achou difícil identificar a posição desses alunos? Por quê?
- Que símbolos poderíamos usar para identificar as carteiras da sala de aula? E a mesa da professora?
- Que formas geométricas essas figuras nos lembram?
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA