Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Todos aqui conhecem bem a nossa escola?
- Vocês já exploraram todos os os espaços da nossa escola?
- Quais são as dependências que ela possui?
- Quais são os lugares que vocês passam com mais frequência?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia ou projete o slide.
- Inicie problematizando a exploração do espaço escolar e as diferentes escolas (grandes ou pequenas, escolas em que os alunos estudam o dia todo ou somente uma parte do dia, térreas ou vários andares), etc.
- Se houver necessidade faça um passeio pela escola e peça aos alunos observarem todos os detalhes que serão posteriormente usados no desenho.
- Estimule os alunos a situar-se no espaço e analisá-lo.
- Comunique à turma que o percurso se iniciará na entrada da escola e terminará na sala de aula. (Ponto de partida será a entrada da escola e o da chegada a sala de aula).
- Insira o uso dos símbolos para facilitar a leitura do desenho (mapa).
- Oriente a turma que os símbolos usados podem ser números, cores, letras, figuras, linhas, etc.
- A legenda explica o uso das cores, das linhas, dos pontos, dos objetos, dos números, das letras, etc.
Propósito: Refletir sobre o espaço escolar e suas dependências.
Discuta com a turma:
- Como é a nossa escola?
- Será possível elaborarmos por meio de um desenho uma maneira de mostrarmos a outras pessoas o percurso que elas podem fazer para chegar a nossa sala?
- Os mapas são confeccionados para diferentes públicos. Em que lugares você já viu essa representação espacial? (Professor algumas respostas possíveis: jornais, livros didáticos, programas de televisão, revistas, folhetos de exposições, museus, zoológico, etc.).
- Você já viu esses símbolos em algum lugar? Sabe o que eles representam?
- Que símbolos poderemos usar na atividade de hoje?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia ou projete o slide.
- Inicie problematizando a exploração do espaço escolar e as diferentes escolas (grandes ou pequenas, escolas em que os alunos estudam o dia todo ou somente uma parte do dia, térreas ou vários andares), etc.
- Se houver necessidade faça um passeio pela escola e peça aos alunos observarem todos os detalhes que serão posteriormente usados no desenho.
- Estimule os alunos a situar-se no espaço e analisá-lo.
- Comunique à turma que o percurso se iniciará na entrada da escola e terminará na sala de aula. (Ponto de partida será a entrada da escola e o da chegada a sala de aula).
- Insira o uso dos símbolos para facilitar a leitura do desenho (mapa).
- Oriente a turma que os símbolos usados podem ser números, cores, letras, figuras, linhas, etc.
- A legenda explica o uso das cores, das linhas, dos pontos, dos objetos, dos números, das letras, etc.
Propósito: Refletir sobre o espaço escolar e suas dependências.
Discuta com a turma:
- Como é a nossa escola?
- Será possível elaborarmos por meio de um desenho uma maneira de mostrarmos a outras pessoas o percurso que elas podem fazer para chegar a nossa sala?
- Os mapas são confeccionados para diferentes públicos. Em que lugares você já viu essa representação espacial? (Professor algumas respostas possíveis: jornais, livros didáticos, programas de televisão, revistas, folhetos de exposições, museus, zoológico, etc.).
- Você já viu esses símbolos em algum lugar? Sabe o que eles representam?
- Que símbolos poderemos usar na atividade de hoje?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientação: O professor poderá explorar diferentes espaços para explicar os conceitos relacionados à movimentação e a localização; nessa atividade os alunos farão um percurso pelas dependências da escola tendo como ponto de saída a entrada da escola e o de chegada a sala de aula (se necessário).
Organize os alunos para que percurso seja tranquilo.
- Organize a saída dos alunos previamente e de maneira organizada para que o objetivo da atividade seja alcançado.
- Solicite aos alunos que observem com atenção os espaços durante o trajeto percorrido.
Nesta ação proponha aos alunos, após o percurso pela escola que, em duplas e por meio de um desenho, elaborem o trajeto percorrido. Nessa atividade, as crianças farão um resgate mental e as passarão para o papel por meio do desenho.
- Comunique aos alunos que deverão trabalhar em duplas, refletindo, trocando ideias entre si e desenhando tudo o que viram durante o trajeto.
- As duplas deverão refletir sobre o percurso elaborando um desenho com as características relevantes de cada local percorrido.
Relembre com a turma que nem todos conhecem esse percurso e que o desenho do trajeto pode colaborar e permitir que a família dos alunos possam localizar as dependências da escola.
Propósito: Elaborar o registro gráfico do percurso.
Discuta com a turma:
- Esse trajeto que estamos fazendo é único?
- Existem outros trajetos possíveis?
- Quais são os pontos principais que não devemos esquecer de registrar?
- A legenda ajudará na organização e compreensão do mapa?
- Pensando no caminho que percorremos, será que toda a turma observou as mesmas coisas: “do lado direito”, ”do lado esquerdo”, “em frente de”, ”atrás de”... Vocês tiveram os mesmos pontos de vista?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide.
- Proponha aos alunos uma exposição das produções em duplas.
- Fixe os mapas no quadro ou em outra parte da sala de aula e peça que cada dupla explique o que pensou.
- O percursos como da entrada da escola à sala de aula não significa que a turma desenvolveu os conceitos de orientação espacial, por isso é necessário oferecer a turma propostas que os façam refletir.
Professor, muitas vezes as crianças têm dificuldade em descrever com clareza um caminho percorrido, por isso discutir as soluções com a turma ajuda a descobrir como usam os termos, pontos de referência e colabora na ampliação do vocabulário. A descrição oral de percursos é importante para desenvolver competências de localização.
Após o relato das duplas, proponha uma reflexão coletiva para identificar as possíveis dificuldades da turma. Nesse momento, o professor será o escriba e o mediador da atividade, realizando com a turma os ajustes necessários.
Peça para a turma observar os mapas afixados no quadro.
Comente com os alunos que registro deve ser fiel, pontos de referência imaginários não podem ser utilizados.
Propósito: Relatar o caminho percorrido e analisar os percursos com as rotas desenhadas pelas duplas.
Discuta com a turma:
- Como vocês elaboraram o percurso? A dupla observou as mesmas coisas?
- Uma pessoa que não participou do nosso percurso conseguirá utilizar o mapa que vocês elaboraram?
- Todos exploraram o espaço da mesma forma?
- Existem semelhanças e diferenças entre os mapas que vocês elaboraram?
- Quais foram os pontos de referência mais utilizados?
- Observem os mapas afixados no quadro,existem nesses mapas pontos de referência imaginários?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide.
- Proponha aos alunos uma exposição das produções em duplas.
- Fixe os mapas no quadro ou em outra parte da sala de aula e peça que cada dupla explique o que pensou.
- O percursos como da entrada da escola à sala de aula não significa que a turma desenvolveu os conceitos de orientação espacial, por isso é necessário oferecer a turma propostas que os façam refletir.
Professor, muitas vezes as crianças têm dificuldade em descrever com clareza um caminho percorrido, por isso discutir as soluções com a turma ajuda a descobrir como usam os termos, pontos de referência e colabora na ampliação do vocabulário. A descrição oral de percursos é importante para desenvolver competências de localização.
Após o relato das duplas, proponha uma reflexão coletiva para identificar as possíveis dificuldades da turma. Nesse momento, o professor será o escriba e o mediador da atividade, realizando com a turma os ajustes necessários.
Peça para a turma observar os mapas afixados no quadro.
Comente com os alunos que registro deve ser fiel, pontos de referência imaginários não podem ser utilizados.
Propósito: Relatar o caminho percorrido e analisar os percursos com as rotas desenhadas pelas duplas.
Discuta com a turma:
- Como vocês elaboraram o percurso? A dupla observou as mesmas coisas?
- Uma pessoa que não participou do nosso percurso conseguirá utilizar o mapa que vocês elaboraram?
- Todos exploraram o espaço da mesma forma?
- Existem semelhanças e diferenças entre os mapas que vocês elaboraram?
- Quais foram os pontos de referência mais utilizados?
- Observem os mapas afixados no quadro,existem nesses mapas pontos de referência imaginários?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
- Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula.
Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.
Discuta com a turma:
- Que parte da atividade vocês gostaram mais na atividade de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete, copie no quadro ou imprima a atividade.
Propósito: Verificar a aprendizagem obtida na aula.
Discuta com a turma:
- O que não pode faltar nesse texto para que as pessoas o compreendam? (Professor algumas respostas possíveis: título, pontos de referências, etc.).
Materiais Complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X
REFERÊNCIAS:
Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:
http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.
Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)
PIAGET, J.; INHELDER B. A representação do espaço na criança. Tradução de Albuquerque, B. M.Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
VIANA, O. A.; SILVA, R. M. M.; SILVA, B. A. R. Relações entre atitudes e concepções de professores acerca da Geometria. Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, PUCPR, 2013. Anais...Curitiba, 2013.