Plano de Aula

Plano de aula: Combate de Superfícies

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medidas de Superfície

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

Objetivos específicos

Comparar e determinar áreas de diferentes superfícies utilizando uma unidade específica de medida. (No caso deste plano, um quadradinho unitário representará nossa unidade de área.)

Conceito-chave

Noção de área.

Recursos necessários

  • Cartas para o jogo Combate da Superfície;
  • Tabelas para registro das pontuações e informações do jogo;
  • Lápis e borracha para desenhar e preencher as tabelas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Comparar e determinar áreas de diferentes superfícies utilizando uma unidade específica de medida. (No caso deste plano, um quadradinho unitário representará nossa unidade de área.)

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA