Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slide 3 a 5).
Orientações: Inicie a aula retomando as noções de área.
Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca das noções de área, o que inclui a determinação e comparação de áreas de figuras.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slide 3 a 5).
Orientações: Primeiramente pergunte para a turma qual a área da parte branca da figura. Depois da turma ter exposto suas ideias, retome perguntando então qual a quantidade de quadradinhos necessários para preencher a superfície branca da figura. A partir da resposta deles confirme apresentando a contagem de cada quadradinho e o total final o qual corresponde à área da superfície em questão.
Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca das noções de área, o que inclui a determinação da área de figuras a partir da contagem.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slide 3 a 5).
Orientações: Retome a ideia apresentada anteriormente, de que a medida da superfície está associada ao total de unidades de referência que são necessárias para preenchê-la, neste caso, os quadradinhos. Utilize as três figuras como um exemplo para retomada oral dos conhecimentos já trabalhados. Não será realizado neste primeiro momento nenhum registro por parte dos alunos. O jogo que será realizado a seguir consiste em uma batalha com cartas nas quais estão representadas em preto as áreas cobertas e em branco as áreas vazias, portanto a representação utilizada neste aquecimento já irá preparar também para o manuseio do jogo.
Espera-se que os alunos respondam que na figura 1 (com maior área preenchida) temos 5 unidades pintadas; na figura 2 e na figura 3 (ambas com menor área preenchida) temos 4 unidades pintadas.
Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca das noções de área, o que inclui a determinação da área de figuras a partir da contagem.
Atividade
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10).
Orientações: Proponha aos alunos o Combate de Superfícies, um jogo no qual eles deverão determinar e comparar diferentes áreas preenchidas de suas cartas. O jogo será realizado em duplas e a cada rodada os participantes escolhem uma de suas cartas para comparar atributos com a carta do oponente. O material a ser impresso para o jogo inclui regras, cartas e a tabela para anotação das informações de cada rodada do jogo.
Clique aqui para acessar a resolução da atividade.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de determinar e comparar as áreas das figuras.
Leituras e sugestões complementares para complementar a compreensão deste plano de aula (clique aqui).
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.
Discuta com a turma:
- Estamos vendo alguns modelos de cartas do jogo, vocês conseguiriam me dizer o que fazer para descobrir a área ocupada (área preta) e a área vazia (área branca) de cada quadradinho?
Saiba como propor agrupamentos produtivos. Sugerimos aqui que a atividade seja realizada em duplas, porém dependendo da turma cabe o diagnóstico e a percepção de outras possibilidades de agrupamento, talvez até considerando a possibilidade de trabalhar com trios e colocar um dos alunos como o administrador do jogo, que irá distribuir as cartas, cuidar para que as informações da tabela estejam corretamente preenchidas e avaliar quem obteve maior resultado em cada critério.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução do atividade principal
Guia de intervenção
Atividade
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10).
Orientações: Organize as duplas ou grupos para que o jogo possa ser iniciado. Distribua o material do jogo para cada grupo de alunos e apresente as regras cuidando para que fiquem claras. Junto do material para impressão foi disponibilizado as regras do jogo, porém as regras não precisam ser impressas para cada grupo caso tenha a opção de fixá-las em algum cartaz ou projetá-las de modo que todos tenham acesso a elas. Mostre cada um dos itens que compõem o jogo, bem como suas características. São um total de 40 cartas e uma tabela para registro das informações da partida.
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.
Atividade
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10).
Orientações: Apresente as cartas e a tabela a serem utilizadas no jogo deixando claramente explicados os três critérios a serem considerados. Definir claramente que a área ocupada refere-se à parte preta do tabuleiro e que a área vazia à parte branca, tendo ainda o critério do número de peças pretas representados na figura. Mostre como tais informações estarão organizadas na tabela que deverá ser preenchida ao longo do jogo.
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.
Atividade
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10).
Orientações: Explique a dinâmica do jogo e mostre um exemplo de como deve ser preenchida a tabela durante a partida. Deixe claro que a primeira ação a ser feita em cada rodada é escolher uma das cartas para ser comparada com a de seu oponente. Após a escolha da carta precisam ser feitas as escolhas de critério de comparação, pois a cada rodada definirão qual atributo de sua carta parece mais favorável e um atributo será descartado. Pode ser utilizado o próprio exemplo das figuras da apresentação nas quais parece um valor bem alto o total de área ocupada na primeira carta, logo a escolha do jogador poderia ser por considerar o critério área ocupada. A opção de a cada rodada os dois jogadores selecionarem critérios leva o jogo para um contexto que extrapola as questões de sorte e valoriza a avaliação do estudante quanto ao potencial da carta que tem em mãos, sendo levado a determinar e comparar áreas que é o principal objetivo deste plano.
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.
Atividade
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10).
Orientações: Explique a dinâmica do jogo e a forma como deve ser preenchida a tabela. Evidencie que primeiramente deve ser descartado o critério que não fará parte da rodada. Relembre como deve ser feita a determinação das áreas mostrando onde colocar as informações na tabela. Esclareça que a cada rodada serão comparados dois critérios, portanto o jogador pode fazer 0, 1 ou 2 pontos por rodada (no caso do exemplo, jogador 1 fez 2 pontos e jogador 2, 1 ponto). Defina que empate determina ponto para ambos os jogadores.
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Converse com os estudantes sobre os resultados obtidos ao longo do jogo e as estratégias utilizadas. Questione se eles utilizaram alguma estratégia na escolha do melhor critério para suas cartas. Mostre o modelo de jogo como as cartas e dados preenchidos e questione sobre as escolhas das cartas e critérios feitos por cada jogador em cada rodada. Conduza a discussão no sentido de buscar perceber se houve dificuldades quanto à determinação das áreas durante as rodadas e quanto à comparação entre as diferentes áreas.
Propósito: Retomar a dinâmica realizada no jogo de modo a determinar possíveis estratégias utilizadas e verificar a capacidade de determinar e comparar as diferentes áreas.
Discuta com a turma:
- Vocês escolheram as cartas seguindo algum critério? Ou depois de ver a carta é que tentaram analisar qual critério poderia ser melhor?
- Vocês utilizaram alguma estratégia para determinar qual o melhor critério em relação à carta escolhida?
- Tem algum jeito de garantir que teria um empate na rodada? (se eles perceberem que ao escolherem área ocupada e área vazia, cada um venceria em um critério, pois se um tem mais área ocupada é porque o outro tem mais área vazia)
- Se jogador 1 escolhe o critério área ocupada e o jogador 2 escolhe o critério área vazia, o que pode ocorrer com o resultado? Vocês saberiam dizer qual dos jogadores fará pontos nessa rodada?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de serem hábeis para realizar o jogo. Complemente a lista do que foi preciso para se sair bem no jogo com outras dicas levantadas pela turma.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam a atividade e a realizem utilizando como referência a experiência que tiveram com o jogo realizado. Cada estudante deverá conseguir preencher as cartas com as informações faltantes. Para preencher as informações que faltam, em alguns momentos, será necessário usar mais de uma das outras informações disponibilizadas em cada carta. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do preenchimento da malha quadriculada como forma de chegar à medida de área desejada.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar