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Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
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Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
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Tempo sugerido: 6 minutos (slide 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula apresentando as duas figuras. Antes de retomar as noções de área, questione se os alunos recordam como proceder para determinar as áreas das figuras.
Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca das noções de área, o que inclui a determinação e comparação de áreas de figuras.
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Tempo sugerido: 6 minutos (slide 3 a 5).
Orientações: Antes de apresentar as soluções questione os alunos sobre quais valores encontrados e como procederam para chegar até eles. A partir das respostas dadas retome as noções sobre área e destaque que tais conhecimentos serão necessários para os jogos que serão realizados durante a aula.
Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca das noções de área, o que inclui a determinação da área de figuras a partir da contagem.
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Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).
Orientações: Proponha aos alunos o Dominando a Área, um jogo de Dominó no qual o conhecimento deles para determinar e comparar áreas será muito necessário. O jogo será realizado em duplas. Serão jogadas três partidas aos moldes de melhor de três, para que o jogo não se restrinja à sorte e também permita uma melhor adaptação dos alunos às regras e dinâmicas do mesmo. O material a ser impresso para o jogo inclui regras, peças e a tabela para anotação das informações de cada partida do jogo.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de determinar e comparar as áreas das figuras.
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.
Discuta com a turma:
- Estamos vendo alguns modelos de peças do jogo, vocês conseguiriam me dizer o que fazer para descobrir a área de cada uma das figuras ilustradas?
Saiba como propor agrupamentos produtivos. Sugerimos aqui que a atividade seja realizada em duplas, porém dependendo da turma cabe o diagnóstico e a percepção de outras possibilidades de agrupamento, talvez até considerando a possibilidade de trabalhar com trios e colocar um dos alunos como o administrador do jogo, que irá distribuir as cartas, cuidar para que as informações da tabela estejam corretamente preenchidas e avaliar quem obteve maior resultado em cada critério.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
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Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).
Orientações: Organize as duplas ou grupos para que o jogo possa ser iniciado. Distribua o material do jogo para cada grupo de alunos e apresente as regras cuidando para que fiquem claras. Junto do material para impressão foi disponibilizado as regras do jogo, porém as regras não precisam ser impressas para cada grupo caso tenha a opção de fixá-las em algum cartaz ou projetá-las de modo que todos tenham acesso a elas. Mostre cada um dos itens que compõem o jogo, bem como suas características. São um total de 27 peças e uma tabela para registro das informações da partida.
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.
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Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).
Orientações: Apresente as peças do dominó deixando claro o critério de escolha das peças para colocar no jogo. O jogo iniciará com uma peça sobre a mesa, tal peça tem em cada uma das extremidades uma informação e o aluno deve colocar na mesa uma de suas cartas que combine com uma das extremidades. Se tomarmos como referência o exemplo, o jogador ao identificar uma extremidade representando 4 unidades de área buscou uma carta que contivesse tal representação, o mesmo ocorreu com aquele que percebeu a figura com 3 unidades de área. Destaque que o fator relevante é o valor da área representado e não a imagem ou notação presente na carta.
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.
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Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).
Orientações: Explique a dinâmica do jogo e mostre qual a condição para o encerramento da partida, que é quando um dos jogadores ficar sem peças em mãos. Aproveite para mostrar a tabela onde serão anotadas as pontuações do jogo (a forma como proceder ao cálculo das pontuações será apresentada no próximo slide).
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.
Título
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).
Orientações: Mostre como funciona a contagem dos pontos do jogo. Ao final da partida vence aquele que ficar com as mãos vazias, porém a contagem de pontos ocorrerá com base nas peças que ficaram nas mãos do colega. A pontuação do jogo será nula para aquele que perdeu a partida e será equivalente ao total de área acumulada na mão do adversário para aquele que venceu a partida. A troca das pontuações tem a intenção de que os jogadores não consigam saber ao certo o valor da pontuação que poderão atingir ao final do jogo, porém podem perceber que é mais vantajoso utilizar primeiro as cartas com áreas acumuladas maiores e para isso terão de ir realizando determinações e contagens de áreas antes mesmo de utilizar as peças no jogo.
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.
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Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).
Orientações: Explique a dinâmica de contagem final da pontuação do jogo, onde aquele que tiver o maior total acumulado de áreas será o vencedor do Dominando a Área.
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.
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Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Converse com os estudantes sobre os resultados obtidos ao longo do jogo e as estratégias utilizadas. Questione se eles utilizaram alguma estratégia na escolha das peças que colocaram na mesa. Mostre o modelo de jogo esclarecendo que as cores foram utilizadas apenas para identificar qual peça foi colocada por cada jogador e qual a característica considerada. Conduza a discussão no sentido de buscar perceber se houve dificuldades quanto à determinação das áreas durante as rodadas e quanto à comparação entre as diferentes áreas. Peça que os alunos respondam qual seria a informação que cada jogador deveria anotar na tabela (no caso, jogador 1 3+5 = 8 e jogador 2 zero, pois o jogador 1 venceu a partida e ficou com as mãos vazias).
Propósito: Retomar a dinâmica realizada no jogo de modo a determinar possíveis estratégias utilizadas e verificar a capacidade de determinar e comparar as diferentes áreas.
Discuta com a turma:
- Vocês utilizaram alguma estratégia para determinar qual a melhor escolha de peça?
- Será que tem como garantir quem vencerá o jogo? Ou ao menos garantir que o outro jogador não faça muitos pontos?
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Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de serem hábeis para realizar o jogo. Complemente a lista do que foi preciso para se sair bem no jogo com outras dicas levantadas pela turma.
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Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam a atividade e a realizem utilizando como referência a experiência que tiveram com o jogo realizado. Cada estudante deverá conseguir preencher os espaços em branco das peças com as informações faltantes. Para preencher as informações que faltam poderão utilizar tanto o desenho dos quadradinhos quanto a escrita do valor da área representada.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da determinação e comparação de áreas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Raio X
Resolução da Raio X
Atividade complementar
Resolução das atividades complementares