10973
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Dominando a Área

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Comparar e determinar áreas de diferentes superfícies utilizando uma unidade específica de medida.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia de Queiroz Maffei

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Título select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

Objetivos específicos

Comparar e determinar áreas de diferentes superfícies utilizando uma unidade específica de medida.

Conceito-chave

Noção de área.

Conhecimentos prévios

Ter domínio dos princípios de contagem, ordenação e agrupamento.

Recursos necessários

  • Material impresso: peças do jogo, tabelas para registro das pontuações, regras do jogo;
  • Lápis e borracha para desenhar e preencher as tabelas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slide 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula apresentando as duas figuras. Antes de retomar as noções de área, questione se os alunos recordam como proceder para determinar as áreas das figuras.

Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca das noções de área, o que inclui a determinação e comparação de áreas de figuras.

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slide 3 a 5).

Orientações: Antes de apresentar as soluções questione os alunos sobre quais valores encontrados e como procederam para chegar até eles. A partir das respostas dadas retome as noções sobre área e destaque que tais conhecimentos serão necessários para os jogos que serão realizados durante a aula.

Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca das noções de área, o que inclui a determinação da área de figuras a partir da contagem.

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Proponha aos alunos o Dominando a Área, um jogo de Dominó no qual o conhecimento deles para determinar e comparar áreas será muito necessário. O jogo será realizado em duplas. Serão jogadas três partidas aos moldes de melhor de três, para que o jogo não se restrinja à sorte e também permita uma melhor adaptação dos alunos às regras e dinâmicas do mesmo. O material a ser impresso para o jogo inclui regras, peças e a tabela para anotação das informações de cada partida do jogo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de determinar e comparar as áreas das figuras.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Discuta com a turma:

  • Estamos vendo alguns modelos de peças do jogo, vocês conseguiriam me dizer o que fazer para descobrir a área de cada uma das figuras ilustradas?

Saiba como propor agrupamentos produtivos. Sugerimos aqui que a atividade seja realizada em duplas, porém dependendo da turma cabe o diagnóstico e a percepção de outras possibilidades de agrupamento, talvez até considerando a possibilidade de trabalhar com trios e colocar um dos alunos como o administrador do jogo, que irá distribuir as cartas, cuidar para que as informações da tabela estejam corretamente preenchidas e avaliar quem obteve maior resultado em cada critério.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Organize as duplas ou grupos para que o jogo possa ser iniciado. Distribua o material do jogo para cada grupo de alunos e apresente as regras cuidando para que fiquem claras. Junto do material para impressão foi disponibilizado as regras do jogo, porém as regras não precisam ser impressas para cada grupo caso tenha a opção de fixá-las em algum cartaz ou projetá-las de modo que todos tenham acesso a elas. Mostre cada um dos itens que compõem o jogo, bem como suas características. São um total de 27 peças e uma tabela para registro das informações da partida.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Apresente as peças do dominó deixando claro o critério de escolha das peças para colocar no jogo. O jogo iniciará com uma peça sobre a mesa, tal peça tem em cada uma das extremidades uma informação e o aluno deve colocar na mesa uma de suas cartas que combine com uma das extremidades. Se tomarmos como referência o exemplo, o jogador ao identificar uma extremidade representando 4 unidades de área buscou uma carta que contivesse tal representação, o mesmo ocorreu com aquele que percebeu a figura com 3 unidades de área. Destaque que o fator relevante é o valor da área representado e não a imagem ou notação presente na carta.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Explique a dinâmica do jogo e mostre qual a condição para o encerramento da partida, que é quando um dos jogadores ficar sem peças em mãos. Aproveite para mostrar a tabela onde serão anotadas as pontuações do jogo (a forma como proceder ao cálculo das pontuações será apresentada no próximo slide).

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Mostre como funciona a contagem dos pontos do jogo. Ao final da partida vence aquele que ficar com as mãos vazias, porém a contagem de pontos ocorrerá com base nas peças que ficaram nas mãos do colega. A pontuação do jogo será nula para aquele que perdeu a partida e será equivalente ao total de área acumulada na mão do adversário para aquele que venceu a partida. A troca das pontuações tem a intenção de que os jogadores não consigam saber ao certo o valor da pontuação que poderão atingir ao final do jogo, porém podem perceber que é mais vantajoso utilizar primeiro as cartas com áreas acumuladas maiores e para isso terão de ir realizando determinações e contagens de áreas antes mesmo de utilizar as peças no jogo.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Explique a dinâmica de contagem final da pontuação do jogo, onde aquele que tiver o maior total acumulado de áreas será o vencedor do Dominando a Área.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Converse com os estudantes sobre os resultados obtidos ao longo do jogo e as estratégias utilizadas. Questione se eles utilizaram alguma estratégia na escolha das peças que colocaram na mesa. Mostre o modelo de jogo esclarecendo que as cores foram utilizadas apenas para identificar qual peça foi colocada por cada jogador e qual a característica considerada. Conduza a discussão no sentido de buscar perceber se houve dificuldades quanto à determinação das áreas durante as rodadas e quanto à comparação entre as diferentes áreas. Peça que os alunos respondam qual seria a informação que cada jogador deveria anotar na tabela (no caso, jogador 1 3+5 = 8 e jogador 2 zero, pois o jogador 1 venceu a partida e ficou com as mãos vazias).

Propósito: Retomar a dinâmica realizada no jogo de modo a determinar possíveis estratégias utilizadas e verificar a capacidade de determinar e comparar as diferentes áreas.

Discuta com a turma:

  • Vocês utilizaram alguma estratégia para determinar qual a melhor escolha de peça?
  • Será que tem como garantir quem vencerá o jogo? Ou ao menos garantir que o outro jogador não faça muitos pontos?

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de serem hábeis para realizar o jogo. Complemente a lista do que foi preciso para se sair bem no jogo com outras dicas levantadas pela turma.

Título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam a atividade e a realizem utilizando como referência a experiência que tiveram com o jogo realizado. Cada estudante deverá conseguir preencher os espaços em branco das peças com as informações faltantes. Para preencher as informações que faltam poderão utilizar tanto o desenho dos quadradinhos quanto a escrita do valor da área representada.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da determinação e comparação de áreas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Letícia de Queiroz Maffei

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

Objetivos específicos

Comparar e determinar áreas de diferentes superfícies utilizando uma unidade específica de medida.

Conceito-chave

Noção de área.

Conhecimentos prévios

Ter domínio dos princípios de contagem, ordenação e agrupamento.

Recursos necessários

  • Material impresso: peças do jogo, tabelas para registro das pontuações, regras do jogo;
  • Lápis e borracha para desenhar e preencher as tabelas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slide 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula apresentando as duas figuras. Antes de retomar as noções de área, questione se os alunos recordam como proceder para determinar as áreas das figuras.

Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca das noções de área, o que inclui a determinação e comparação de áreas de figuras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slide 3 a 5).

Orientações: Antes de apresentar as soluções questione os alunos sobre quais valores encontrados e como procederam para chegar até eles. A partir das respostas dadas retome as noções sobre área e destaque que tais conhecimentos serão necessários para os jogos que serão realizados durante a aula.

Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos acerca das noções de área, o que inclui a determinação da área de figuras a partir da contagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Proponha aos alunos o Dominando a Área, um jogo de Dominó no qual o conhecimento deles para determinar e comparar áreas será muito necessário. O jogo será realizado em duplas. Serão jogadas três partidas aos moldes de melhor de três, para que o jogo não se restrinja à sorte e também permita uma melhor adaptação dos alunos às regras e dinâmicas do mesmo. O material a ser impresso para o jogo inclui regras, peças e a tabela para anotação das informações de cada partida do jogo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de determinar e comparar as áreas das figuras.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Discuta com a turma:

  • Estamos vendo alguns modelos de peças do jogo, vocês conseguiriam me dizer o que fazer para descobrir a área de cada uma das figuras ilustradas?

Saiba como propor agrupamentos produtivos. Sugerimos aqui que a atividade seja realizada em duplas, porém dependendo da turma cabe o diagnóstico e a percepção de outras possibilidades de agrupamento, talvez até considerando a possibilidade de trabalhar com trios e colocar um dos alunos como o administrador do jogo, que irá distribuir as cartas, cuidar para que as informações da tabela estejam corretamente preenchidas e avaliar quem obteve maior resultado em cada critério.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Organize as duplas ou grupos para que o jogo possa ser iniciado. Distribua o material do jogo para cada grupo de alunos e apresente as regras cuidando para que fiquem claras. Junto do material para impressão foi disponibilizado as regras do jogo, porém as regras não precisam ser impressas para cada grupo caso tenha a opção de fixá-las em algum cartaz ou projetá-las de modo que todos tenham acesso a elas. Mostre cada um dos itens que compõem o jogo, bem como suas características. São um total de 27 peças e uma tabela para registro das informações da partida.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Apresente as peças do dominó deixando claro o critério de escolha das peças para colocar no jogo. O jogo iniciará com uma peça sobre a mesa, tal peça tem em cada uma das extremidades uma informação e o aluno deve colocar na mesa uma de suas cartas que combine com uma das extremidades. Se tomarmos como referência o exemplo, o jogador ao identificar uma extremidade representando 4 unidades de área buscou uma carta que contivesse tal representação, o mesmo ocorreu com aquele que percebeu a figura com 3 unidades de área. Destaque que o fator relevante é o valor da área representado e não a imagem ou notação presente na carta.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Explique a dinâmica do jogo e mostre qual a condição para o encerramento da partida, que é quando um dos jogadores ficar sem peças em mãos. Aproveite para mostrar a tabela onde serão anotadas as pontuações do jogo (a forma como proceder ao cálculo das pontuações será apresentada no próximo slide).

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Mostre como funciona a contagem dos pontos do jogo. Ao final da partida vence aquele que ficar com as mãos vazias, porém a contagem de pontos ocorrerá com base nas peças que ficaram nas mãos do colega. A pontuação do jogo será nula para aquele que perdeu a partida e será equivalente ao total de área acumulada na mão do adversário para aquele que venceu a partida. A troca das pontuações tem a intenção de que os jogadores não consigam saber ao certo o valor da pontuação que poderão atingir ao final do jogo, porém podem perceber que é mais vantajoso utilizar primeiro as cartas com áreas acumuladas maiores e para isso terão de ir realizando determinações e contagens de áreas antes mesmo de utilizar as peças no jogo.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 10).

Orientações: Explique a dinâmica de contagem final da pontuação do jogo, onde aquele que tiver o maior total acumulado de áreas será o vencedor do Dominando a Área.

Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo conseguindo explorar as noções de área já estudadas anteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Converse com os estudantes sobre os resultados obtidos ao longo do jogo e as estratégias utilizadas. Questione se eles utilizaram alguma estratégia na escolha das peças que colocaram na mesa. Mostre o modelo de jogo esclarecendo que as cores foram utilizadas apenas para identificar qual peça foi colocada por cada jogador e qual a característica considerada. Conduza a discussão no sentido de buscar perceber se houve dificuldades quanto à determinação das áreas durante as rodadas e quanto à comparação entre as diferentes áreas. Peça que os alunos respondam qual seria a informação que cada jogador deveria anotar na tabela (no caso, jogador 1 3+5 = 8 e jogador 2 zero, pois o jogador 1 venceu a partida e ficou com as mãos vazias).

Propósito: Retomar a dinâmica realizada no jogo de modo a determinar possíveis estratégias utilizadas e verificar a capacidade de determinar e comparar as diferentes áreas.

Discuta com a turma:

  • Vocês utilizaram alguma estratégia para determinar qual a melhor escolha de peça?
  • Será que tem como garantir quem vencerá o jogo? Ou ao menos garantir que o outro jogador não faça muitos pontos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Feche a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de serem hábeis para realizar o jogo. Complemente a lista do que foi preciso para se sair bem no jogo com outras dicas levantadas pela turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam a atividade e a realizem utilizando como referência a experiência que tiveram com o jogo realizado. Cada estudante deverá conseguir preencher os espaços em branco das peças com as informações faltantes. Para preencher as informações que faltam poderão utilizar tanto o desenho dos quadradinhos quanto a escrita do valor da área representada.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da determinação e comparação de áreas.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA17 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano