Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Medidas de Superfície
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medidas de Superfície
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Letícia de Queiroz Maffei
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.
Objetivos específicos
Determinar áreas de diferentes superfícies utilizando contagem ou superposição de figuras.
Conceito-chave
Área de figuras planas.
Recursos necessários
- Tesoura (opcional);
- Lápis de cor;
- Atividades impressas em folhas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Determinar áreas de diferentes superfícies utilizando contagem ou superposição de figuras.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 8 minutos.
Orientações: Primeiramente, retome as noções de área. Distribua a atividade impressa para que os estudantes possam desenhar uma figura cuja área tenha a medida de 12 unidades de área, no caso desta atividade, 12 quadradinhos. Destaque que eles deverão pintar os quadradinhos que compõem a figura. Colocamos a tesoura na imagem, pois recortar 12 quadradinhos e sobrepor sobre o papel pode auxiliar no processo de delimitação da figura a ser pintada.
Propósito: Promover familiaridade com a malha quadriculada e relacionar a representação dos quadradinhos com a representação de uma unidade de área.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram chegar a algum formato?
- O que vocês pensaram na hora de construir a figura de vocês?
- Será que todas as respostas da turma são iguais?
- Podem existir figuras diferentes com a mesma medida de área?
Materiais complementares para impressão:
Atividade
Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientações: Distribua a folha com a proposta da atividade para a turma. Uma folha para cada aluno, pois será uma atividade realizada individualmente, igual realizamos nosso aquecimento. O aluno poderá inclusive utilizar o quadriculado entregue na primeira etapa da aula como um material auxiliar para recortes ou até mesmo rascunho e teste de soluções. A atividade será conduzida de maneira gradual, primeiro solicitando o desenho da casa e depois os demais acréscimos. Acesse a resolução desta atividade clicando aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de representar uma figura com a medida de área sugerida.
Como estamos trabalhando com a representação da área ocupada pela figura na malha quadriculada pode servir como apoio o vídeo disponibilizado pela TV Escola que trata de plantas baixas Matemática em toda parte | Construção - Plantas Baixas - link aqui
Propósito: Fazer com que os alunos percebam a malha quadriculada como um suporte para a percepção e construção do conceito de área, utilizando o critério da contagem de quadradinhos.
Discuta com a turma:
- Como temos só a figura do terreno precisamos representar o espaço ocupado pela casa da família. Você consegue desenhar esta área de 40m2?
- A família está se organizando para uma reforma da casa, mas precisa que você ajude com esse planejamento. Você conseguiu representar a área ocupada pela casa? Agora você pode ajudar a família a incluir novas áreas construídas nesse terreno?
- Qual o formato que ficou a sua casa?
- Existe mais de um formato possível para uma casa de 40m2?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade principal
Atividade (Continuação)
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientações: Conduza cada nova etapa do exercício de modo que todos os alunos possam se sentir desafiados a prosseguir na resolução da atividade. Como este é um momento de exploração do conceito de área através da representação dos quadradinhos é importante que todos se sintam motivados a experimentar apresentar soluções para o problema, pois todas contribuirão para a melhor compreensão do conceito trabalhado.
Discuta com a turma:
- Vocês já representaram a casa, agora será que é possível acrescentar este novo quarto? A família ainda tem espaço no terreno?
- Sobrou algum espaço para colocar a casinha do cachorro?
- Será que se a família aumentar ainda mais… temos espaço para construir mais coisas neste terreno?
- Você acha que existe mais de um jeito de ocupar este terreno?
- Quantos desenhos diferentes podemos encontrar aqui na turma?
- Em todos desenhos sobrou espaço para construir mais coisas? E quando sobrou, esse espaço foi igual?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 a 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, mostrando seus desenhos e explicando oralmente, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo algumas das possibilidades de representação das áreas desejadas. Tente evidenciar aquelas soluções que já foram apresentadas por eles e acrescente como possibilidade aquelas que talvez não tenham aparecido nas resoluções apresentadas pela turma. Uma opção é colar em um quadro as soluções encontradas e sugerir que eles agrupam aquelas em que ao menos o desenho da casa principal tenha sido parecido com a do colega e a partir daí gerar as análises.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.
Discuta com a turma:
- Vamos começar analisando como vocês desenharam a casa principal, aquela de 40m2?
- Teve um jeito mais fácil de achar esses 40m2?
- Vamos organizar as respostas de vocês de acordo com as semelhanças… um dos colegas vai vir aqui na frente e explicar como desenhou a casa e vocês prestem atenção para ver se pensaram igual a ele ou se tem uma dica para nos dar.
- Mais alguém pensou do mesmo jeito? O que poderíamos fazer de diferente?
Acesse aqui a resolução da atividade
Painel de soluções (continuação)
Orientações: Mostre outras possibilidades de representação dos 40 metros quadrados sem que necessariamente tenhamos uma figura regular como quadrado ou retângulo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.
Discuta com a turma:
- Será que se não fizermos um retângulo ou um quadrado… deixamos de ter nossos 40 metros quadrados?
- O que estamos contando quando queremos determinar a área?
Painel de soluções (continuação)
Orientações: Apresente possibilidades de solução para a segunda parte do problema, onde novas áreas do terreno precisam ser preenchidas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias exploradas até o momento.
Discuta com a turma:
- Aproveitamos os dois exemplos de antes… Vocês acham que o quarto da primeira figura (a de cima) tem o mesmo tamanho em termos de área do que o da segunda figura (a de baixo)?
- Nas duas figuras sobrou a mesma quantidade de área livre (sem nada construído)? Por que vocês acham isso?
- O que vocês acham do quarto do primeiro desenho? Se cada quadradinho tem a largura de um metro… qual quarto vocês prefeririam, o primeiro ou o segundo?
- E a casinha do cachorro? Faz diferença o lugar no qual vou construí-la para saber a medida da área livre?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito trabalhado, retomando com os estudantes a relação do preenchimento da superfície quadriculada com a área a ser representada.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, marcando qual a solução mais adequada e escrevendo resumidamente o porquê da escolha. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade (se estão contando quadradinhos ou apenas comparando o formato da figura). O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do preenchimento da malha quadriculada como forma de chegar à medida de área desejada.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_20GRM04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal ou papel quadriculado.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Papel quadriculado
Jogo: Mosaicos de fantasia
Artigo: Como medir tudo o que há
Para este plano foque na etapa da Atividade principal.
Retomada
O foco do plano deve ser a atividade principal, entretanto, a atividade de retomada é interessante para que os alunos relembrem o que é medida de superfície. Você pode disponibilizar com antecedência a situação problema e enviá-las pelo meio de comunicação e interação que utiliza com os alunos. Os alunos podem ir escrevendo e compartilhando, enquanto outros vão complementando. Você pode instigar as discussões entre os alunos. A atividade pode servir também como uma avaliação diagnóstica do que os alunos já sabem sobre o assunto e o que ainda precisa ser disponibilizado para que eles possam embarcar na atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é determinar áreas de diferentes superfícies utilizando contagem ou superposição de figuras. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal, principalmente a imagem do quadriculado. Mostre o slide com a situação problema se estiver em uma aula online pelo Meet ou Zoom. Caso não esteja em uma aula por vídeo, você pode tirar um print da imagem do slide ou da atividade principal e envie por WhatsApp ou pelo meio que esteja utilizando como interação ou comunicação com os alunos para que consigam realizar a atividade. Os alunos precisam copiar em seu caderno a malha quadriculada e o enunciado. Caso não tenham papel quadriculado, eles podem usar o caderno e a régua para fazer o desenho. Disponibilize os enunciados por áudio, texto ou vídeo. Peça que os alunos resolvam a atividade em forma de texto ou ilustração e fotografe para enviar para o grupo de interação. Caso estejam ao vivo, podem apresentá-la falando e mostrando suas anotações pelo vídeo. Você pode fazer um álbum coletivo no Google Fotos, para compartilhar todas as fotos das resoluções acompanhadas de legendas escritas pelos alunos.
Painel de soluções
Para a discussão das soluções, você pode disponibilizar os slides para que os alunos possam comparar com suas resoluções, discutir, concordar ou discordar das soluções apresentadas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X é uma boa forma de verificar se os objetivos da aula foram atingidos. Envie as atividades de raio x pelo mesmo meio em que esteja enviando as outras atividades. Há também as atividades complementares que podem ser selecionadas e enviadas para os alunos praticarem o que aprenderam na aula.
Convite às famílias
Seria muito bom que a família pudesse participar ativamente dessas atividades trazendo-as para a realidade dos alunos. Eles podem pedir que os alunos observem os pisos do chão, os azulejos da cozinha ou do banheiro e calculem a área desses espaços.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Letícia de Queiroz Maffei
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.
Objetivos específicos
Determinar áreas de diferentes superfícies utilizando contagem ou superposição de figuras.
Conceito-chave
Área de figuras planas.
Recursos necessários
- Tesoura (opcional);
- Lápis de cor;
- Atividades impressas em folhas.