Plano de Aula

Plano de aula: Classificação da sílaba tônica quanto a sua posição na palavra

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Descobrindo a sílaba é a tônica

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Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é localizar nas palavras a sílaba tônica e classificá-la de acordo com sua posição na palavra.

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Dispositivo com acesso à internet; projetor.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    JOGOS DE CARTAS - SÍLABA TÔNICA, no Wordwall. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/4084611/jogos-de-cartas-s%C3%ADlaba-t%C3%B4nica. Acesso em: 18 de out de 2024.

  • Materiais diversos:
    Cartaz com registros de descobertas feito na primeira aula; Quadro ou painel de anotações; tabela do jogo STOP; Cartões em papel identificando as letras A, B e C.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Classificar a sílaba tônica de acordo com sua posição na palavra.

Competências gerais

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
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Bibliografia

  • NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1. Acesso em 14 de outubro de 2018.

  • BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1 : unidade 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
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Aula

Sobre esta aula

Este plano tem como foco análise linguística e semiótica. A finalidade é localizar nas palavras a sílaba tônica e classificá-la de acordo com sua posição na palavra.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Leia as palavras do quadro com atenção. As sílabas destacadas representam a sílaba tônica.

Proponha a análise das palavras do slide, considerando a sílaba tônica. Coletivamente, analisem uma a uma as palavras do slide. Peça que alguns alunos leiam as palavras em voz alta. Ressalte a importância de identificarem a sílaba tônica e a posição em que ela se encontra na palavra. Explore os termos utilizados para nomear a classificação das sílabas tônicas:

Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última

Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima.

Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

Retome o cartaz de registro da primeira aula. Se não for aplicar a primeira aula, providencie previamente um cartaz com os seguintes registros:

Sílaba: As sílabas são fonemas ou grupo de fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz.

Sílaba tônica: É a sílaba pronunciada com maior intensidade na palavra.

Regularidades da classificação das sílabas tônicas quanto a sua posição:

Oxítona: palavras em que a sílaba tônica é a última. As palavras oxítonas, geralmente, são terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.

Paroxítona: palavras em que a sílaba tônica é a penúltima. As palavras paroxítonas, geralmente, são terminadas em: i, is, n, um, uns, r, x, ã, ãs, ãos, ditongo.

Proparoxítona: palavras em que a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.

Questione:

- Como identificamos a sílaba tônica?

(Espera-se que o aluno responda que é preciso prestar bastante atenção no modo como as palavras são pronunciadas, observar o modo como as sílabas são pronunciadas, percebe-se que algumas são pronunciadas com mais força, outras com menos.

- O acento gráfico facilita classificar a sílaba tônica quanto a sua posição nas palavras? Por quê?

(Sim, porque o acento está relacionado com a intensidade dos fonemas, e o acento gráfico, como o agudo e o circunflexo, marca a sílaba tônica).

- Nas palavras sem acento gráfico, muitos alunos ficam em dúvida quanto à sílaba tônica, você como faz para identificar a sílaba tônica da palavra?

(Espera-se que os alunos digam que é pela pronúncia em voz alta da palavra que conseguem identificar a sílaba tônica).

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