Plano de aula: Utilizando adequadamente monossílabos tônicos acentuados

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é escrever monossílabos tônicos corretamente fazendo uso do acento quando necessário.

Materiais necessários: Cartaz de registros da primeira aula desta sequência. Caso não tenha feito, consulte-a aqui. Quadro para registros, projetor ou cartazes com as propostas dos slides.

Dificuldades antecipadas: O aluno não compreender o uso de acentuação na palavra, especificamente nos monossílabos, pode comprometer o significado da mesma. A acentuação de palavras faz diferença na frase ao qual ela está inserida.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA