Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
- Opcional: dicionário disponível aqui.
Introdução
Crie um mural no Padlet e anexe o quadro proposto no slide de introdução. Compartilhe o link do mural pelo WhatsApp e oriente os alunos a acessarem-no e acrescentarem, num post-it ou em áudio, as respostas para as perguntas. As perguntas poderão ser enviadas pelo WhatsApp ou inseridas diretamente no mural. Acrescente ao mural também a cópia do quadro de conclusões dos alunos, das aulas anteriores, sobre acentuação dos monossílabos.
Desenvolvimento
Crie um documento no Google, compartilhe-o por e-mail com os alunos e oriente-os, por WhatsApp, a acentuarem os monossílabos do texto. Deixe um espaço identificado para as justificativas e oriente-os a explicarem a razão de acentuarem as palavras. Você pode acompanhar a atividade dos alunos acessando o documento e fazendo intervenções através dos comentários.
Fechamento
Se tiver usado o mural do Padlet nas aulas anteriores, oriente os alunos a voltarem a ele para anexarem novos post-its com suas descobertas e conclusões a respeito dessa atividade. Outra opção é criar um documento no Google e compartilhá-lo com os alunos por e-mail, para que cada um faça um registro sobre o que aprendeu na atividade. Oriente os alunos pelo WhatsApp e acompanhe o registro no documento. Se necessário, utilize as sugestões de tópicos a serem explorados com os alunos nas orientações e vá enviando perguntas por áudio, pelo WhatsApp ou nos comentários, diretamente no documento.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo organizando um Bingo de monossílabos. Eles poderão usar as palavras da atividade ou consultar outras pelo dicionário. Envie informações que ajudem os familiares a explorarem a brincadeira.