Plano de Aula

Plano de aula: O que são oxítonas?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação de oxítonas

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as sílabas das palavras e reconhecer a classificação das sílabas tônicas, com foco nas oxítonas.

Materiais necessários: Atividades impressas, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.

Dificuldades antecipadas: Aluno não saber o que é sílaba e não reconhecer acentos gráficos.

Referências sobre o assunto:

  • NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).

  • SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação língua portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/ Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 80p.: il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf,
  • p. 24 a 27. Acesso em: 1º de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
  • Apresente aos alunos o tema da aula.
  • Questione os alunos se sabem explicar e exemplificar o que são oxítonas.

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