Plano de Aula

Plano de aula: O que são oxítonas?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação de oxítonas

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as sílabas das palavras e reconhecer a classificação das sílabas tônicas, com foco nas oxítonas.

Materiais necessários: Atividades impressas, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.

Dificuldades antecipadas: Aluno não saber o que é sílaba e não reconhecer acentos gráficos.

Referências sobre o assunto:

  • NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).

  • SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação língua portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor/ Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 80p.: il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf,
  • p. 24 a 27. Acesso em: 1º de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
  • Apresente aos alunos o tema da aula.
  • Questione os alunos se sabem explicar e exemplificar o que são oxítonas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados