Plano de aula: Monossílabos tônicos acentuados

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar e refletir sobre a acentuação de monossílabos tônicos e o efeito do acento na pronúncia na palavra.

Materiais necessários: Fichas com as palavras que formam a lista, em tamanho grande, quadro ou painel para anotações e material para confecção de cartaz.

Dificuldades antecipadas: Alunos não saberem sobre a composição da sílaba e como esta forma a palavra e não conseguirem identificar que os monossílabos podem ser formados por uma, duas ou três letras.

Referências sobre o assunto: ]

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Apresente o tema da aula e o que será trabalhado, projete o slide, exponha um cartaz ou escreva no quadro.
  • Explore os termos monossílabos e tônicos.

Materiais complementares:

Sugestão de leitura complementar sobre o tema da aula:

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA