Folha de Anotação
Plano de Aula
Plano de aula: O Circo Chegou!
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relações de trabalho e lazer
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI12 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis e borracha e material de colorir.
Material complementar:
- Folha de anotações da problematização:
- Folha de atividade da sistematização:
- Ilustrações dos slides para impressão:
Para você saber mais:
FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo.O DRAMA DE CIRCO E O CIRCO-TEATRO HOJE. UMA EXPERIÊNCIA DE REPRESENTAÇÃO DE PAPÉIS COM ARTISTAS CIRCENSES.
Disponível em:
https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/5215/3765 Acesso em: 03/04/2019
COSTA, Paula Miranda Alves.LAZER, CIRCO E ARTE: possíveis experiências em um contexto de práticas em transformação – a Spasso Escola Popular de Circo como cenário e percurso. Dissertação.UFMG, 2014.
Disponível em:
http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/DATA/UserFiles/files/disserta%C3%A7%C3%A3o%20corrigida.pdf Acesso em: 03/04/2019
GILMAR, Rocha. O Circo no Brasil – Estado da Arte.BIB, São Paulo, nº 70, 2º semestre de 2010.
Disponível em:
https://www.anpocs.com/index.php/bib-pt/bib-70/823-o-circo-no-brasil-estado-da-arte/file Acesso em: 03/04/2019
YOUTUBE. Documentário: Vida de Circo.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=ohk1HIfjpvo Acesso em: 03/04/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente para os alunos o objetivo da aula. Se não for possível projetar o slide escreva o objetivo em um suporte que os alunos possam ler.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para início da aula, converse com os alunos sobre as atrações do circo que para a maioria das crianças é sempre uma diversão. Deixe as crianças à vontade para contarem suas experiências. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:
- Peça aos alunos que leiam o slide e comentem sobre a ilustração.
- Pergunte o que eles mais gostam em um circo ( provavelmente as crianças ficarão empolgadas para contar suas histórias).
- Pergunte agora se eles já foram em um circo e se lá viram um palhaço, um equilibrista como o da imagem, malabaristas… (evidentemente as crianças que já tiveram algum tipo de contato com circo saberão dizer que sempre há palhaços, entre outros, em um circo.)
- Agora pergunte se eles conhecem outros tipos de atração dos circos. Então convide-os para saber mais sobre o mundo divertido do circo.
Fotografia: Biblioteca Nacional Digital. Os equilibristas. Composição de Van Rogger.
Disponível em:
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon56315/icon56315.pdf Acesso em 28/03/2019
Se não for possível projetar o slide você poderá utilizar a imagem ou outra de sua preferência e produzir um cartaz em algum suporte que possa ser lido pelos alunos. A ilustração deste slide está disponível para impressão.
O roteiro de perguntas para conversa poderá ser alterado de acordo com a dinâmica de participação dos alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para esta etapa sugere-se utilizar como fonte um vídeo sobre o circo em 1979. Neste são relatadas diversas atrações circenses, uso de animais e o fato dos artistas viverem no circo em família. Além deste vídeo os alunos verão outro que mostra as atrações dos circos hoje em dia e assim poderão fazer comparações de mudanças e permanências. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:
- Reúna os alunos em equipes e explique para eles que verão dois vídeos, um que mostra as atrações dos circos há alguns anos e outro do circo atualmente.
- Entregue para cada equipe uma folha de anotação. Nela cada equipe deverá anotar os pontos de diferença e permanência entre as realidades dos circos nas diferentes épocas e mais o que lhes chamar atenção.
- Para auxiliar os alunos diga-lhes que eles devem observar pontos como os seguintes:
- Quais eram as principais atrações do circo de alguns anos atrás?
- Quais são as principais atrações dos circos hoje em dia? Ainda se utilizam animais?
- Os artistas de circo vivem e trabalham no circo junto com suas famílias? Isso mudou ao longo dos anos?
- Após este momento convide as equipes para que cada uma comente pelo menos um dos itens anotados.
- É importante tomar nota das falas dos alunos e orientar este momento para que os alunos possam respeitar as falas uns dos outros.
Fonte: Youtube Reportagens Sobre Circo em 1979
Disponível
https://www.youtube.com/watch?v=IA-gTbwuNYM Acesso em 28/03/2019
- Folha de anotações da problematização:
Se não for possível trabalhar com vídeo sugerido você poderá utilizar outros tipos de fontes históricas como reportagens de jornais de todo tipo de mídia, fotografias, entrevistas, relatos oral e até mesmo um outro vídeo de sua preferência. O importante é que a fonte possibilite aos alunos conhecer o universo do circo.
A folha de anotação tem pontos gerais sobre o circo e não cita uma fonte histórica específica podendo ser utilizada mesmo que sejam feitas adaptações supracitadas.
Se não for possível entregar para as equipes fotocópias da folha de anotação, peça aos alunos para fazerem em uma folha do caderno, por exemplo
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar a conversa sobre o uso de animais em circos segue o texto da SOAMA - Associação Amigos dos Animais. Neste texto há informações sobre o sofrimento dos animais em cativeiro, transporte e sobre ações legais em diversos países para proibição de animais em espetáculos circenses.
SOAMA. Animais em Circo. PEA, 2018.
Disponível em:
https://www.soama.org.br/animais-em-circo/ Acesso em: 04/04/2019
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para esta etapa sugere-se utilizar como fonte um vídeo sobre o circo em 1979. Neste são relatadas diversas atrações circenses, uso de animais e o fato dos artistas viverem no circo em família. Além deste vídeo os alunos verão outro que mostra as atrações dos circos hoje em dia e assim poderão fazer comparações de mudanças e permanências. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:
- Reúna os alunos em equipes e explique para eles que verão dois vídeos, um que mostra as atrações dos circos há alguns anos e outro do circo atualmente.
- Entregue para cada equipe uma folha de anotação. Nela cada equipe deverá anotar os pontos de diferença e permanência entre as realidades dos circos nas diferentes épocas e mais o que lhes chamar atenção.
- Para auxiliar os alunos diga-lhes que eles devem observar pontos como os seguintes:
- Quais eram as principais atrações do circo de alguns anos atrás?
- Quais são as principais atrações dos circos hoje em dia? Ainda se utilizam animais?
- Os artistas de circo vivem e trabalham no circo junto com suas famílias? Isso mudou ao longo dos anos?
- Após este momento convide as equipes para que cada uma comente pelo menos um dos itens anotados.
- É importante tomar nota das falas dos alunos e orientar este momento para que os alunos possam respeitar as falas uns dos outros.
Fonte: Youtube Reportagens Sobre Circo em 1979
Disponível
https://www.youtube.com/watch?v=IA-gTbwuNYM Acesso em 28/03/2019
- Folha de anotações da problematização:
Se não for possível trabalhar com vídeo sugerido você poderá utilizar outros tipos de fontes históricas como reportagens de jornais de todo tipo de mídia, fotografias, entrevistas, relatos oral e até mesmo um outro vídeo de sua preferência. O importante é que a fonte possibilite aos alunos conhecer o universo do circo.
A folha de anotação tem pontos gerais sobre o circo e não cita uma fonte histórica específica podendo ser utilizada mesmo que sejam feitas adaptações supracitadas.
Se não for possível entregar para as equipes fotocópias da folha de anotação, peça aos alunos para fazerem em uma folha do caderno, por exemplo
Para você saber mais: Se julgar necessário aprofundar a conversa sobre o uso de animais em circos segue o texto da SOAMA - Associação Amigos dos Animais. Neste texto há informações sobre o sofrimento dos animais em cativeiro, transporte e sobre ações legais em diversos países para proibição de animais em espetáculos circenses.
SOAMA. Animais em Circo. PEA, 2018.
Disponível em:
https://www.soama.org.br/animais-em-circo/ Acesso em: 04/04/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para esta etapa de sistematização, propõem-se como atividade que as crianças preencham o picadeiro de um circo em desenho com as principais descobertas feitas que fizeram na etapa anterior e para isso poderão utilizar suas anotações.
Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo.
- Reúna os alunos em duplas e peça que leiam o slide.
- Explique a atividade para eles e entregue a folha de atividade da sistematização.
- Após concluída peça às duplas que socializem suas produções.
- É interessante que neste momento de apresentação dos trabalhos seja criado um clima de circo na sala e você poderá se fantasiar e levar uma música de suspense como nos circos antes das atrações se apresentarem.
- Folha de atividade da sistematização:
Ilustração: Banco de Imagens Nova Escola. Menino. Acesso em: 02/04/2019
Se não for possível projetar o slide reproduza o conteúdo no quadro da sala ou em algum suporte que fique visível aos alunos.
Se não for possível entregar para cada dupla a folha de atividade peça que as crianças desenhem dois circos e realizem a atividade em uma folha de caderno.
Se alguma dupla tiver dificuldade com a escrita deixe que façam a atividade com desenhos ou oralmente.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender aspectos da história do circo. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Via áudio, vídeo ou texto, questione os estudantes se e quais experiências eles já tiveram com o circo. Peça que exponham quais personagens fazem parte, onde e quando viram ou estiveram em um circo. As respostas devem ser enviadas via áudio para o grupo da escola.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Reportagens Sobre Circo em 1979”. Após, oriente-os para a realização de um exercício comparativo. Eles devem pensar no vídeo e no circo que conhecem e responder o arquivo de problematização. Peça que guardem as respostas, pois elas serão a base para a próxima etapa do plano.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa e compartilhe com eles o arquivo de sistematização. Proponha que as crianças preencham o picadeiro de um circo em desenho com as principais descobertas que fizeram na etapa anterior e, para isso, poderão utilizar as anotações. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma e dê feedback delas. Os desenhos podem ser compartilhados no Padlet (veja como fazer aqui). Considere produzir e compartilhar com os estudantes um quiz no Kahoot (Veja aqui como fazer um).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “A História do circo e do palhaço Piolin” e “O circo - Contação de história”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e
EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A noção de espaço público e privado
Objeto (s) de conhecimento: A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.
Palavras-Chave: O circo como lazer; História do Circo