Material para a produção de adivinhas
Material para a produção de adivinhas
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Para que serve o espaço em branco?
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a segmentação de palavras.
Materiais necessários: Quadro ou projetor, giz ou pincel, modelo de atividade disponibilizado, cartazes ou fichas, lápis de escrever.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças estão em processo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para compreender a segmentação convencional de palavras, portanto, podem surgir fenômenos como hipossegmentação, hipersegmentação ou hipo-hipersegmentação.
Referências sobre o assunto: Fonte: “Programa de formação de professores alfabetizadores”, Telma Weisz, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf. Acesso em 30 de julho 2018.
Tempo sugerido: 01 minuto.
Orientações:
1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Fonte: “Adivinhas: brincar com palavras pode ser divertido”, Mariane Ellen da Silva; Ana Maria Ferla da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzoto, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51321. Acesso em 30 de agosto de 2018.
Orientações:
Materiais complementares:
Fonte: “Adivinhas: brincar com palavras pode ser divertido”, Mariane Ellen da Silva; Ana Maria Ferla da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzoto, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51321. Acesso em 30 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Ficha disponibilizada aqui.
Fonte: “Adivinhas: brincar com palavras pode ser divertido”, Mariane Ellen da Silva; Ana Maria Ferla da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzoto, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51321. Acesso em 30 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Ficha disponibilizada aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Este é o terceiro de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de trabalhar a segmentação de palavras.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
* Site sugerido para este plano adaptado: Adivinhas - o que é, o que é? (Escola Kids, disponível aqui); adivinhas em forma de teste online (disponível aqui).
Introdução
Inicie a aula encaminhando por escrito, pelo WhatsApp, uma adivinha popular, sem a resposta, como, por exemplo: “O QUE O GAFANHOTO TEM NA FRENTE E A FORMIGA TEM ATRÁS?”, para despertar a curiosidade das crianças. Se precisar, consulte no site disponível aqui algumas adivinhas com uma explicação sobre o gênero.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e compartilhe sua tela com a adivinha da introdução, questionando qual a resposta. Antes de apresentá-la ou conferi-la com as contribuições dos alunos, faça intervenções sobre a funcionalidade dos espaços em branco entre as palavras no texto escrito e sobre os sinais de pontuação, fazendo perguntas como: por que precisamos deixar espaços em branco entre as palavras em um texto escrito? Reforce os sinais de pontuação e sua função nesse gênero, e apresente a resposta correta da adivinha trabalhada; no caso do exemplo sugerido: “A SÍLABA GA”. Explicite ainda que na escrita enxergamos agrupamentos de letras - as palavras - separados por espaços em branco ou sinais de pontuação, o que não acontece na fala, pois, no texto oral, reproduzimos nossas intenções de acordo com a entonação que damos ao pronunciar as frases. Oriente a turma a transcrever no caderno, individualmente, sua adivinha favorita. Depois de pronta, a criança poderá consultar um colega para que faça a leitura da sua adivinha e indique a correção, se for preciso, incluindo a segmentação adequada das palavras. Fique à disposição das duplas, caso precisem tirar dúvidas através de áudio ou videochamada.
Fechamento
Oriente-os a utilizar meia folha de sulfite para a reescrita da adivinha e, no verso, o desenho da resposta, pois cada uma será uma página do livro de adivinhas da turma (essa produção pode ser entregue na escola ou guardada em casa até o retorno das aulas presenciais). Faça um sorteio ou organização alfabética das duplas para apresentarem a adivinha no início de outras aulas síncronas e indique um site com um quiz de 5 adivinhas (disponível aqui) para contribuir com o repertório dos estudantes.
Convite às famílias
Brinque com adivinhas desafiando e sendo desafiado, proporcionando um ambiente alegre para a realização das atividades propostas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Produção e análise textual com foco na segmentação de palavras
Finalidade da aula: Espera-se que os/as estudantes transcrevam e revisem adivinhas, observando se há uma segmentação adequada entre as palavras, para redigirem frases inteligíveis
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Segmentação de palavras
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP08
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a segmentação de palavras.
Materiais necessários: Quadro ou projetor, giz ou pincel, modelo de atividade disponibilizado, cartazes ou fichas, lápis de escrever.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças estão em processo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para compreender a segmentação convencional de palavras, portanto, podem surgir fenômenos como hipossegmentação, hipersegmentação ou hipo-hipersegmentação.
Referências sobre o assunto: Fonte: “Programa de formação de professores alfabetizadores”, Telma Weisz, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf. Acesso em 30 de julho 2018.
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