Plano de Aula

Plano de aula: Segmentação convencional de palavras em textos curtos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Para que serve o espaço em branco?

mais ações

Descrição

Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar a segmentação de palavras.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Segmentação de frases. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/38416795

  • Materiais diversos:
    Adivinha popular impressa, lápis de escrever, quadro, giz/pincel ou projetor.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Segmentação de palavras

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Refletir acerca da segmentação convencional de palavras de forma coletiva, por meio de uma adivinha já conhecida pela turma, para que as crianças não só sistematizem o conceito de palavra como também realizem a segmentação correta ao redigirem frases, questionando as ocorrências dos espaços em branco na modalidade oral da língua, com mediação do professor.

Competências gerais

5. Cultura digital

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 55 min

Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar a segmentação de palavras.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças estão em processo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para compreender a segmentação convencional de palavras, portanto, podem surgir fenômenos como hipossegmentação, hipersegmentação ou hipo-hipersegmentação.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 10 min

Para que serve o espaço em branco?

Projete ou leia o tema da aula para a turma.

Hora da adivinha

Peça que três alunos apresentem oralmente adivinhas que já sabem para a classe.

Organize a turma em pequenos grupos, de modo que estudantes com diferentes hipóteses de escrita possam trabalhar juntos.

É necessário o conhecimento prévio do gênero adivinha, ainda que não seja de forma aprofundada. Isso pode ser realizado por meio de uma tarefa antecipatória, na qual seja solicitado às crianças que resgatem em suas memórias ou perguntem aos seus familiares/responsáveis algumas adivinhas, trazendo-as para a sala de aula. Para isso, explicite um exemplo de adivinha para que os alunos tenham em mente um modelo prévio do que devem trazer de casa. O gênero também pode ser previamente trabalhado em uma aula anterior.

O conhecimento prévio do gênero da adivinha é importante para que o foco dos alunos não seja a resposta da adivinha e sim a ocorrência de palavras aglutinadas e os espaços em branco entre as palavras. É necessário que você tenha em mãos para esta aula as adivinhas que as crianças possam conhecer ou saber de memória, para que possa escolher uma delas para ser trabalhada por escrito.

É um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual? Resposta: é a arara!

Após a leitura das adivinhas da atividade antecipatória sugerida, diga às crianças que, no quadro/projeção, há duas versões de uma adivinha conhecida por elas.

Escreva ou projete no quadro duas versões de uma adivinha popular já conhecida pelos/as estudantes na atividade antecipatória. Um dos textos deve apresentar as palavras aglutinadas (como, por exemplo: ÉUMPÁSSAROBRASILEIROESEUNOMEDETRÁSPARAFRENTEÉIGUAL?RESPOSTA:ÉAARARA!), outro deve aparecer levando em consideração a segmentação convencional de palavras (como, por exemplo: É UM PÁSSARO BRASILEIRO E SEU NOME DE TRÁS PARA FRENTE É IGUAL? RESPOSTA: É A ARARA!). Caso utilize o quadro, se possível, escreva as duas versões da adivinha antes do início da aula, como forma de ganhar tempo.

Solicite que a turma tente ler a primeira versão (texto com palavras aglutinadas) oralmente no grande grupo. Posteriormente, oriente a leitura também da segunda versão (respeitando a segmentação adequada das palavras).

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA