Modelo de atividade 1
Modelo de atividade 1 - Cadê o espaço em branco?
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Para que serve o espaço em branco?
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a segmentação de palavras.
Materiais necessários: Quadro ou projetor, giz ou pincel, modelo de atividade disponibilizado, cartazes ou fichas, lápis para colorir.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças estão em processo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para compreender a segmentação convencional de palavras, portanto, podem surgir fenômenos como hipossegmentação, hipersegmentação ou hipo-hipersegmentação.
Referências sobre o assunto: Fonte: “Programa de formação de professores alfabetizadores”, Telma Weisz, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf. Acesso em 30 de julho 2018.
Tempo sugerido: 01 minuto.
Orientações:
1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Tempo sugerido: 09 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Modelos de atividade: Modelo 1; Modelo 2; Modelo 3; Modelo 4; Modelo 5.
Fonte: “Alfabetizando com arte e música”, Elaine Cristine Gonzaga, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8020. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Modelos de atividade: Modelo 1; Modelo 2; Modelo 3; Modelo 4; Modelo 5.
Fonte: “O que é o que é com respostas”, Educa Mais, disponível em: http://educamais.com/o-que-e-que-e-com-resposta/. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Chuva”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=54. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Toalha”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=219. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Piolho”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=146. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Galeria de adivinhas - 49”, Clarissa Gomes, disponível em: http://www.divertudo.com.br/adivinhas49.htm#adv486. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Modelos de atividade: Modelo 1; Modelo 2; Modelo 3; Modelo 4; Modelo 5.
Fonte: “O que é o que é com respostas”, Educa Mais, disponível em: http://educamais.com/o-que-e-que-e-com-resposta/. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Chuva”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=54. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Toalha”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=219. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Piolho”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=146. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Galeria de adivinhas - 49”, Clarissa Gomes, disponível em: http://www.divertudo.com.br/adivinhas49.htm#adv486. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Modelo de atividade 1
Modelo de atividade 1 - Cadê o espaço em branco?
Modelo de atividade 2
Modelo de atividade 2 - Cadê o espaço em branco?
Modelo de atividade 3
Modelo de atividade 3 - Cadê o espaço em branco?
Modelo de atividade 4
Modelo de atividade 4 - Cadê o espaço em branco?
Modelo de atividade 5
Modelo de atividade 5 - Cadê o espaço em branco?
Resolução das atividades
Resolução das atividades
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Este é o segundo de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de trabalhar a segmentação de palavras.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Vídeo sugerido para este plano adaptado: O que é, o que é? - Árvore do Saber (disponível aqui).
Introdução
O que é? O que é? Inicie a aula encaminhando por escrito, pelo WhatsApp, as perguntas iniciais. Depois, peça que resgatem na memória ou perguntem aos seus familiares/responsáveis algumas adivinhas, conversem com um colega da turma desafiando-o a descobrir a resposta e combinem entre si uma adivinha para enviar por áudio ao professor.
Desenvolvimento
Para o desenvolvimento desta aula, organize o material com antecedência, digitando as adivinhas enviadas pelas duplas de forma aglutinada, como no exemplo a seguir: TEMCOROAMASNÃOÉREI,TEMESPINHOMASNÃOÉPEIXE?RESPOSTA:ÉOABACAXI!
Envie a cada dupla, por WhatsApp, e-mail ou impressa, para ser retirada na escola, uma adivinha diferente, solicitando que marquem com lápis de cor os espaços que ficaram faltando entre as palavras. Posteriormente, após a conferência, cada um deverá transcrever sua adivinha no caderno, levando em consideração as marcações feitas.
Fechamento
Para o fechamento desta aula, agende o encontro por videochamada e convide-os para socializarem a atividade, expondo como foi o desempenho da dupla e quais foram as palavras mais difíceis de separar. Apresente para as crianças as correções finais, compartilhando a tela com as adivinhas segmentadas corretamente. Solicite que analisem as adivinhas projetadas comparando-as com as correções que realizaram e retome brevemente o conceito de palavra, a função dos espaços em branco e dos sinais de pontuação entre elas.
Atenção, professor: o plano original apresenta vários links como sugestão para pesquisa de adivinhas, porém, caso queira promover o gosto pelas adivinhas de forma lúdica, você pode encaminhar o vídeo “O que é, o que é? - Árvore do saber”, disponível aqui.
Convite às famílias
Assista junto com a criança ao vídeo sugerido: “O que é, o que é? - Árvore do saber”, desafiando quem souber responder primeiro. Divirtam-se!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Atividade prática: Palavras aglutinadas e segmentação de palavras
Finalidade da aula: Espera-se que os/as estudantes realizem transcrições de adivinhas populares, segmentando adequadamente as palavras inicialmente apresentadas de forma aglutinada, para compreenderem a função dos espaços em branco na escrita, utilizando-o em suas produções diárias
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Segmentação de palavras
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP08
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a segmentação de palavras.
Materiais necessários: Quadro ou projetor, giz ou pincel, modelo de atividade disponibilizado, cartazes ou fichas, lápis para colorir.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças estão em processo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para compreender a segmentação convencional de palavras, portanto, podem surgir fenômenos como hipossegmentação, hipersegmentação ou hipo-hipersegmentação.
Referências sobre o assunto: Fonte: “Programa de formação de professores alfabetizadores”, Telma Weisz, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf. Acesso em 30 de julho 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: