Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Se a aula for síncrona, você pode realizar a proposta do plano de aula da maneira como está apresentado, porém, procure organizar momentos com grupos menores, para fazer intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Feche a aula com o encerramento sugerido. Para o Raio X, siga nossas sugestões abaixo.
Se a aula for assíncrona, é importante solicitar a participação de um adulto da família para conduzir as propostas conforme as sugestões a seguir.
Aquecimento
Proponha que um familiar converse com o aluno sobre porque fazemos perguntas. Para tanto, oriente as famílias com as questões propostas no “Discuta com a turma” das orientações ao professor.
Atividade principal e Discussão das soluções
Encaminhe a atividade às famílias com instruções bem claras e subsídios para que possam apresentar a atividade aos alunos e discutir com eles.
Envie as figuras dos slides (coberta e inteira), explicando o objetivo da atividade e, para cada família, as orientações do que fazer e as questões para conversarem.
Orientações:
Esta é apenas uma parte da figura, como se estivesse coberta por uma folha. Explique à criança que ela deverá fazer perguntas para tentar descobrir qual figura está escondida. Dê respostas objetivas, como: sim, não, pode ser, etc.
Conforme ela for perguntando e descobrindo o formato, a utilidade, a cor, a textura entre outros aspectos importantes, você pode listar as respostas numa folha de papel. O aluno deverá descobrir qual é a figura. Não dê a resposta, mas estimule os alunos a pensarem em questões favoráveis à descoberta.
Discuta com a criança:
- Quais coisas arredondadas você conhece?
- Qual será a cor da figura escondida?
- Para que serve?
Orientações:
O propósito é explorar a figura. Após o aluno descobrir qual figura estava escondida, apresente a figura toda. Primeiramente, a negativa, depois, uma imagem real ou figura em cores.
Explore todas as características da figura e escreva na folha de papel:
- Nome;
- Para que serve;
- Tamanho;
- Qual cor ou cores;
- Se gosta ou não;
- Que tipo de alimentos podem ser feitos;
- Onde podemos encontrar ou comprar.
Discuta com a criança:
- Foi fácil criar perguntas?
- Você podia fazer qualquer pergunta? Por quê?
- Quando já tinha algumas pistas do que poderia ser, ficou mais fácil?
- Que outras figuras poderiam ser?
Este é o momento de finalizar. Retome algumas perguntas que o aluno fez e relacione com outros objetos, mostrando outras características que levaram a descobrir que era uma maçã. Por exemplo:
- Formato - O que poderia ter a forma arredondada como a maçã? Uma bola, cabeça, frutas, entre outros.
- Cor - O que pode ter a cor vermelha e ser arredondada? Bola, bambolê, frutas, flores (neste momento a sugestão cabeça estaria fora).
- Alimento - O que pode ser comestível, ter cor vermelha e ser de forma arredondada? Frutas (neste momento os brinquedos estariam fora).
Solicite que as famílias peçam aos alunos para fazerem um registro de como fizeram para descobrir qual era a figura e te enviem. Eles podem gravar uma mensagem de voz, vídeo ou desenhar e escrever, conforme as possibilidades.
Sistematização do conceito e Encerramento
Após receber os registros dos alunos, encaminhe uma devolutiva apresentando as aprendizagens da aula (por mensagem de voz, vídeo ou escrita). Siga os slides no plano de aula.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos a realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos.
Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.