Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Se a aula for síncrona, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções necessárias nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Se for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família para conduzir as propostas conforme as orientações.
Aquecimento
Aula síncrona: converse com os alunos sobre o jogo de boliche e as regras, salientando que pode ser jogado em equipes e ter o nome de “Derrubada de garrafas” quando se utilizam garrafas no lugar dos pinos. Assim, poderão compreender posteriormente a tabela de pontuação.
Aula assíncrona: proponha que um familiar converse com o aluno sobre o jogo de boliche. Para tanto, oriente-o com as questões propostas no “Discuta com a turma” das orientações ao professor. Peça para explicar ao aluno que o boliche pode ser jogado em equipes e ter o nome de “Derrubada de garrafas”, quando se utilizam garrafas no lugar dos pinos. Assim, poderão compreender posteriormente a tabela de pontuação.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: como não será possível realizar o jogo, leia as regras e apresente a tabela de pontos já preenchida, como se a turma estivesse jogando. Faça uma análise dos dados da tabela utilizando as questões do “Discuta com a turma” e explique que eles escreverão, juntos, um problema com esses dados. Converse sobre a situação e como podem escrever o que aconteceu. Siga as orientações do plano de aula. Quando o problema estiver pronto, faça a discussão proposta na “Discussão das soluções”.
Aula assíncrona: encaminhe a atividade às famílias, com orientações bem claras e subsídios para que possam realizá-la com os alunos. Envie as regras e a tabela de pontuação já preenchida, com as seguintes instruções:

O objetivo desta atividade é escrever um problema a partir do contexto do jogo. Para isso, o aluno precisa ter uma boa compreensão da situação e da proposta.
Leia as regras do jogo e converse para ter certeza que compreendeu. Em seguida, apresente a tabela de pontos já preenchida, como se uma turma tivesse jogado. Faça uma análise dos dados da tabela, conversando sobre:
- Quantas vezes a bola foi arremessada por cada participante? (1 vez).
- E por equipe? (5 vezes).
- Quantos pontos cada equipe fez? Teve empate ou alguma equipe ganhou?
- Por que uma equipe perdeu?
- Quantos pontos a equipe B fez a mais que a equipe A?
Explique que, juntos, escreverão um problema com esses dados. Converse com os alunos sobre a situação e como podem escrever o que aconteceu. As questões abaixo podem ajudar a conversa e a escrita do enunciado:
- Todo jogo tem um ganhador?
- O que é um placar? Todo jogo tem um placar?
- Para criar um problema, o que precisamos fazer?
- O que aconteceu?
- Quem participou?
- Qual foi o placar?
- Qual a equipe que venceu e por quê?
É importante que o aluno dite enquanto você escreve (pode ir apagando e reescrevendo conforme a necessidade) e auxilia através de questões:
- Qual a melhor forma de escrever o que aconteceu?
- Como podemos escrever quem participou?
- Qual pode ser a pergunta do problema?
Após finalizarem, faça uma última conversa para analisar a situação-problema:
- O problema que nós escrevemos contem quais informações importantes?
- Será que poderíamos mudar a maneira como escrevemos este problema? O que não poderia ser alterado?
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: realize a proposta do plano no final da aula.
Aula assíncrona: peça para realizarem a proposta dos slides de Sistematização do conceito e encerramento do plano e depois te enviem o enunciado do problema elaborado e grifado. Pode ser de maneira digital ou não (foto, digitado ou escrito), conforme as possibilidades de cada aluno.
Após receber os enunciados dos alunos, encaminhe uma devolutiva apresentando as aprendizagens da aula e alguma observação que julgar necessária (por mensagem de voz, vídeo ou escrita).
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos a realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos.
Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.