Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Poemas ou problemas?
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias de resolução de problemas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Janaina Pinheiro Vece
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de resolução para o mesmo problema representando-as a partir de diferentes linguagens (desenho, esquema, escrita com palavras ou escritas numéricas)
Conceito-chave
Estratégias de resolução de problema.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre a resolução de problemas e converse sobre as situações que lhes são familiares. Diga às crianças que o nome da personagem é Bia e que, assim como elas, também está no primeiro ano. Leia o balão de fala e conduza a discussão de modo que as crianças falem sobre a resolução de problemas.
Propósito: Levantar os conhecimentos das crianças sobre problemas que lhes são familiares por meio de uma conversa.
Discuta com a turma:
- Você se recorda de algum problema que conseguiu resolver?
- Qual é a sensação de resolver um problema?
- Em quais momentos do nosso dia a dia podemos nos deparar com situações problema?
- Existe apenas um caminho para resolver um problema?
- Quais tipos de problema você conhece?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Com as crianças sentadas em duplas produtivas, leia em voz alta o balão de fala da personagem e o enunciado do problema. Em seguida, peça para as duplas conversarem entre si sobre as diferentes estratégias possíveis para a resolução da situação (desenhos, esquemas, números ou palavras). Reserve um tempo para que as crianças, individualmente, possam registrar no caderno ou numa folha à parte suas estratégias de resolução. Durante esse momento circule pela sala e realize intervenções quando necessário, para isso, consulte o Guia de Intervenções do plano de aula. Para realizar a próxima etapa da aula, discussão das soluções, aproveite para selecionar algumas crianças, estabelecendo como critério a diversidade de estratégias, representações e resultados. É importante destacar que os problemas apresentados no plano de aula foram inspirados no livro Poemas Problemas de Renata Bueno que pode ser utilizado como material complementar à aula.
Propósito: Interpretar e resolver o problema por meio de diferentes estratégias e representações.
Discuta com a turma:
- Por que o texto se parece com um poema?
- Por que o texto pode ser considerado um problema?
- Qual é a pergunta do problema?
- O que é preciso descobrir para resolver o problema?
- Como você faria para resolver o problema?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Referências:
Bueno, Renata. (2011). Poemas Problemas. São Paulo: Editora do Brasil.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Este é um momento destinado à socialização das estratégias utilizadas pela turma para resolução do problema. Convide algumas crianças que tenham utilizado procedimentos (contagem de 2 em 2 ou de 4 em 4) e representações (desenhos, números ou algoritmo) diversas para resolver o problema e também aqueles que chegaram a resultados diferentes. É importante que nesse momento o professor conduza à discussão valorizando as estratégias e registros pessoais das crianças.
Saiba mais sobre a importância da comunicação nas aulas de matemática a partir da leitura do texto “Comunicação em Matemática: instrumento de ensino e aprendizagem” das pesquisadoras Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz.
Propósito: Socializar as estratégias pessoais utilizadas para resolver o problema e analisar as respostas possíveis para uma mesma situação.
Discuta com a turma:
- O que você achou da resolução do colega? É parecida ou diferente da sua maneira de pensar?
- Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema?
- Quantos resultados diferentes encontramos para este problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Após socializar e compartilhar algumas estratégias da turma, prossiga a aula para a análise das resoluções apresentadas nos slides 6 e 7. Na exploração do slide 6 leia o balão de apresentação da personagem Luana e o texto descritivo sobre a estratégia de resolução utilizada por ela. É um momento oportuno para que as crianças ampliem o repertório e o vocabulário a respeito das diferentes estratégias de resolução, além de possibilitar a reflexão sobre os procedimentos pessoais que utilizaram. Durante a análise certifique-se que as crianças compreenderam a estratégia da personagem, procure retomar a pergunta do problema, esclarecer os sentidos dos números e das quantidades apresentadas nas representações.
Propósito: Analisar e validar as diferentes estratégias e respostas possíveis para o mesmo problema.
Discuta com a turma:
- Por que Luana contou de 2 em 2? O que essa contagem significa?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Na exploração do slide 7 leia o balão de apresentação da personagem Bia e o texto descritivo sobre a estratégia de resolução utilizada por ela. Durante a análise certifique-se que as crianças compreenderam como Bia fez para resolver o problema.
Propósito: Analisar e validar as diferentes estratégias e respostas possíveis para o mesmo problema.
Discuta com a turma:
- Bia usou números para resolver o problema. Como ela fez para descobrir 2 gatos e 3 gatos? É possível identificar na conta que ela fez?
- O que você acha de resolver o problema usando números e operações?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula o propósito é sistematizar o que foi aprendido durante a aula: que existem diferentes estratégias e resultados para um mesmo problema. Essa discussão será importante para o desenvolvimento da Atividade de Raio-X.
Propósito: Identificar as diferenças e semelhanças nas estratégias de resolução e compreender que um mesmo problema pode ter várias respostas possíveis.
Discuta com a turma:
- Quem resolveu o problema usando desenhos?
- Quem fez esquema para resolver a situação?
- Levanta a mão quem resolveu o problema usando números. Agora quem usou a escrita de palavras.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia em voz alta o texto do slide e amplie a discussão sobre as aprendizagens construídas durante a aula.
Propósito: Conversar sobre o que foi aprendido durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu na aula de hoje?
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia o enunciado do poema-problema em voz alta e peça para que as crianças pensem em maneiras diferentes para solucioná-lo. Como o raio-x é um momento para que o professor possa avaliar se o objetivo da aula foi alcançado, a atividade deve ser realizada individualmente. Procure observar e registrar os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças. Deixe para intervir no final da aula, propondo a socialização de alguns registros.
Propósito: Avaliar se o objetivo da aula foi alcançado.
Discuta com a turma:
- Qual é a pergunta do problema?
- O problema tem apenas uma resposta?
- Quais estratégias posso utilizar para sua resolução?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Se realizar uma aula síncrona, converse sobre as questões apontadas no plano de aula, explicando o que é um problema. Caso a aula seja assíncrona, sugira que um familiar acompanhe e converse com o aluno. Para isso, oriente-o com as mesmas questões propostas no slide e no “discuta com a turma” das orientações ao professor.
Atividade principal
Numa aula síncrona, apresente o poema aos alunos e realize a atividade de acordo com as indicações do plano de aula. No caso de uma aula assíncrona, encaminhe o texto aos alunos por imagem ou impresso. Se possível, envie por mensagem de voz, vídeo ou escritas as orientações e questões para que possam refletir sobre o problema e resolver. Neste caso, indique que pensem em mais de uma solução. Oriente as famílias para que conversem com as crianças sobre o poema (questões que propõe aos alunos nas orientações) e incentivem o registro das soluções, da forma como as crianças preferirem (desenhos, esquemas, escritas com palavras ou escritas numéricas).
Discussão das soluções
Este é um momento muito importante, pois com a diversidades de soluções e registros os alunos poderão ampliar as maneiras de pensar e registrar. No momento síncrono, peça para alguns alunos apresentarem as soluções e proponha as questões da sessão “Discuta com a turma”, presente nas orientações ao professor. Você pode solicitar que te encaminhem com antecedência, para selecionar resoluções e registros diversos. Se quiser, utilize também os slides.
Se não tiver um encontro síncrono, utilize as resoluções dos alunos e também dos slides (se achar necessário) para realizar uma devolutiva por vídeo ou impressa, contendo diversas soluções e formas de registro. Neste caso, envie questões para que os alunos respondam e te encaminhem, provocando uma reflexão:
- O que você achou das resoluções? São parecidas ou diferentes da sua maneira de pensar?
- Qual estratégia diferente da sua você usaria para resolver o problema?
- Quantos resultados diferentes encontramos para este problema?
- Na resolução com os números podemos saber como pensou para chegar ao resultado?
- O que acha de resolver o problema usando números e operações?
Sistematização e Encerramento
Ao final da aula síncrona ou ao receber as respostas dos alunos, apresente uma síntese das aprendizagens da aula (ao vivo, por mensagem de voz ou escrita), baseadas nos slides de Sistematização do conceito e encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso à resolução. Se isso não for viável, você pode utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares para acompanharem a aula (especialmente nos momentos assíncronos), sempre valorizando a participação deles nas oportunidades de aprendizagem dos alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos, como neste caso, e incentivá-los a buscarem mais de uma solução e realizarem conversas com bases nas questões que você enviar.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Janaina Pinheiro Vece
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de resolução para o mesmo problema representando-as a partir de diferentes linguagens (desenho, esquema, escrita com palavras ou escritas numéricas)
Conceito-chave
Estratégias de resolução de problema.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
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