Modelo de atividade 1
Modelo de atividade 1 - Cadê o espaço em branco?
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Para que serve o espaço em branco?
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a segmentação de palavras.
Materiais necessários: Quadro ou projetor, giz ou pincel, modelo de atividade disponibilizado, cartazes ou fichas, lápis para colorir.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças estão em processo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para compreender a segmentação convencional de palavras, portanto, podem surgir fenômenos como hipossegmentação, hipersegmentação ou hipo-hipersegmentação.
Referências sobre o assunto: Fonte: “Programa de formação de professores alfabetizadores”, Telma Weisz, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf. Acesso em 30 de julho 2018.
Tempo sugerido: 01 minuto.
Orientações:
1. Projete ou leia o tema da aula para a turma.
Tempo sugerido: 09 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Modelos de atividade: Modelo 1; Modelo 2; Modelo 3; Modelo 4; Modelo 5.
Fonte: “Alfabetizando com arte e música”, Elaine Cristine Gonzaga, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8020. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Modelos de atividade: Modelo 1; Modelo 2; Modelo 3; Modelo 4; Modelo 5.
Fonte: “O que é o que é com respostas”, Educa Mais, disponível em: http://educamais.com/o-que-e-que-e-com-resposta/. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Chuva”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=54. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Toalha”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=219. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Piolho”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=146. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Galeria de adivinhas - 49”, Clarissa Gomes, disponível em: http://www.divertudo.com.br/adivinhas49.htm#adv486. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Modelos de atividade: Modelo 1; Modelo 2; Modelo 3; Modelo 4; Modelo 5.
Fonte: “O que é o que é com respostas”, Educa Mais, disponível em: http://educamais.com/o-que-e-que-e-com-resposta/. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Chuva”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=54. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Toalha”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=219. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Adivinha - Piolho”, Portal da literatura, disponível em: https://www.portaldaliteratura.com/adivinhas.php?id=146. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Fonte: “Galeria de adivinhas - 49”, Clarissa Gomes, disponível em: http://www.divertudo.com.br/adivinhas49.htm#adv486. Acesso em 29 de agosto de 2018.
Modelo de atividade 1
Modelo de atividade 1 - Cadê o espaço em branco?
Modelo de atividade 2
Modelo de atividade 2 - Cadê o espaço em branco?
Modelo de atividade 3
Modelo de atividade 3 - Cadê o espaço em branco?
Modelo de atividade 4
Modelo de atividade 4 - Cadê o espaço em branco?
Modelo de atividade 5
Modelo de atividade 5 - Cadê o espaço em branco?
Resolução das atividades
Resolução das atividades
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Este é o segundo de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de trabalhar a segmentação de palavras.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Vídeo sugerido para este plano adaptado: O que é, o que é? - Árvore do Saber (disponível aqui).
Introdução
O que é? O que é? Inicie a aula encaminhando por escrito, pelo WhatsApp, as perguntas iniciais. Depois, peça que resgatem na memória ou perguntem aos seus familiares/responsáveis algumas adivinhas, conversem com um colega da turma desafiando-o a descobrir a resposta e combinem entre si uma adivinha para enviar por áudio ao professor.
Desenvolvimento
Para o desenvolvimento desta aula, organize o material com antecedência, digitando as adivinhas enviadas pelas duplas de forma aglutinada, como no exemplo a seguir: TEMCOROAMASNÃOÉREI,TEMESPINHOMASNÃOÉPEIXE?RESPOSTA:ÉOABACAXI!
Envie a cada dupla, por WhatsApp, e-mail ou impressa, para ser retirada na escola, uma adivinha diferente, solicitando que marquem com lápis de cor os espaços que ficaram faltando entre as palavras. Posteriormente, após a conferência, cada um deverá transcrever sua adivinha no caderno, levando em consideração as marcações feitas.
Fechamento
Para o fechamento desta aula, agende o encontro por videochamada e convide-os para socializarem a atividade, expondo como foi o desempenho da dupla e quais foram as palavras mais difíceis de separar. Apresente para as crianças as correções finais, compartilhando a tela com as adivinhas segmentadas corretamente. Solicite que analisem as adivinhas projetadas comparando-as com as correções que realizaram e retome brevemente o conceito de palavra, a função dos espaços em branco e dos sinais de pontuação entre elas.
Atenção, professor: o plano original apresenta vários links como sugestão para pesquisa de adivinhas, porém, caso queira promover o gosto pelas adivinhas de forma lúdica, você pode encaminhar o vídeo “O que é, o que é? - Árvore do saber”, disponível aqui.
Convite às famílias
Assista junto com a criança ao vídeo sugerido: “O que é, o que é? - Árvore do saber”, desafiando quem souber responder primeiro. Divirtam-se!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Atividade prática: Palavras aglutinadas e segmentação de palavras
Finalidade da aula: Espera-se que os/as estudantes realizem transcrições de adivinhas populares, segmentando adequadamente as palavras inicialmente apresentadas de forma aglutinada, para compreenderem a função dos espaços em branco na escrita, utilizando-o em suas produções diárias
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Segmentação de palavras
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP08
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a segmentação de palavras.
Materiais necessários: Quadro ou projetor, giz ou pincel, modelo de atividade disponibilizado, cartazes ou fichas, lápis para colorir.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças estão em processo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para compreender a segmentação convencional de palavras, portanto, podem surgir fenômenos como hipossegmentação, hipersegmentação ou hipo-hipersegmentação.
Referências sobre o assunto: Fonte: “Programa de formação de professores alfabetizadores”, Telma Weisz, disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf. Acesso em 30 de julho 2018.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: