PDF para baixar: atividades e objetivos para projetar a volta das crianças pequenas à escola

Tabela organizada por especialistas de NOVA ESCOLA propõe atividades para planejar com segurança o retorno das atividades presenciais para a faixa etária

POR:
Nairim Bernardo
No retorno, foque em atividades que fortaleçam os vínculos da turma. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

O início do ano é dedicado ao planejamento das atividades que serão realizadas ao longo do ano letivo, o que também aconteceu em 2020. Mas, devido à pandemia de covid-19 e a interrupção das aulas presenciais, esse planejamento precisará ser revisto. Na Série Especial Replaneje com a BNCC, NOVA ESCOLA já apresentou diversos conteúdos sobre replanejamento de atividades para serem realizadas a distância. Agora trazemos uma tabela com sugestões de atividades para o retorno de crianças pequenas.

As primeiras atividades a serem realizadas são as de acolhimento e readaptação. “As crianças pequenas têm a oralidade mais desenvolvida e podemos potencializar isso no retorno, proporcionando momentos para ouvi-las sobre o que sentiram durante o período de isolamento”, comenta Ana Teresa Gavião, uma das especialistas responsáveis pela seleção e consultora desta caixa.

Outra sugestão é retomar a ideia de grupo e fortalecer os vínculos entre a turma. Cuidados e adaptações serão necessários, mas é preciso permitir que as crianças interajam, brinquem e aprendam umas com as outras. “Sugerimos propostas em ambientes externos justamente por oferecer menos riscos de contaminação. As crianças também podem ficar livres para movimentar mais seus corpos”, explica Ana Teresa. Esse tipo de atividade pode ser também uma forma de elas se reverem e se despedirem da unidade escolar antes de migrar para o Ensino Fundamental.

Crianças pequenas estão se preparando para o Ensino Fundamental e essa transição deve ser considerada e bem planejada pelos professores. Caso o trabalho seja bem realizado, muitos traumas (principalmente em um período já tão conturbado como o desta pandemia) poderão ser evitados no processo de escolarização. “No meio do ano já estou preocupado e organizando essa transição. Na Educação Infantil, as atividades não são divididas em disciplinas, mas podemos pensar em ações um pouco próximas de como acontecem no Ensino Fundamental, mas com menos cobranças. Alguns exemplos são momentos de concentração individual e uso do lápis de escrever”, sugere Evandro Tortora, professor e colunista de NOVA ESCOLA. 

Clique no botão abaixo para conferir a tabela em PDF, salvá-la no seu computador e discuti-la com seus colegas.

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PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela secretaria de Educação. Se você quiser, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer sua própria seleção. É só clicar aqui.

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