GEO01_01UND02 - Sistematização - Exemplo de preenchimento da Tabela de descrição das casas
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo meus lugares de vivência
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes lugares de vivência: diferentes relações de identidade e afetividade.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula, peça, com 15 dias de antecedência, que os alunos tragam uma foto da fachada de suas moradias. Caso eles não consigam trazer as fotografias, solicite que façam um desenho da mesma. Este desenho pode ser feito em casa ou em algum outro momento da aula, a decisão fica a seu critério.
Para o dia da aula reserve computador, projetor, folha sulfite ou caderno, lápis preto, lápis de cor, quadro, giz e as imagens das casas dos alunos.
Material complementar:
Caso não esteja usando um projetor, você pode imprimir as imagens desta apresentação a partir deste documento (imagens a serem utilizadas na contextualização e na problematização): https://docs.google.com/document/d/15f5hf5OzL8HGPti4J2kAOeHz8T0JZ51wywS9MP1d5pI/edit
Este documento é para a atividade e deverá ser usado na ação propositiva - Tabela de descrição das moradias para impressão: https://docs.google.com/document/d/1E58wFTpgn_1eyA0fJ3iksyz0goIa4IJrzXJ1h8pZDNk/edit
Exemplo de preenchimento da tabela a ser consultado pelo professor para realizar a sistematização https://docs.google.com/document/d/1pXvRQl7zHz1ufGc9z5o08y2DhS0itQtnTo6b6LGwbIU/edit
Para você saber mais:
Para você saber mais: Para conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR, leia o texto Aprendendo a Ler o Mundo: a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que está disponível aqui:
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf
Contextos prévios: É recomendável que, para este plano os alunos já tenham exercitado a descrição seja ela oral ou escrita.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Anuncie o início da aula pedindo que os alunos se organizem em seus assentos. Se estiver utilizando um computador e um projetor, reproduza para os alunos o título da aula perguntando se de fato eles conhecem seus lares. Caso esteja sem projetor pode mencionar o escrever o título no quadro.
Aguarde as respostas sem interferir e depois diga que eles terão a oportunidade de aprimorar conhecimentos a partir desta aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente esta imagem da maneira que desejar (projetada, impressa ou desenhada), e pergunte aos alunos o que eles estão vendo. Aguarde pelas respostas sem interferir. Em seguida questione que parte da casa eles estão vendo.
Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.
Após as respostas conte que esta é a foto da fachada de uma casa, como as fotos ou desenhos que eles retiraram/fizeram de suas moradias. Sinalize que na foto da fachada não é possível ver a casa inteira, como a parte de trás ou os cômodos, porém ressalte que é muito importante saber de algumas características externas sem contar o porque.
Para permitir que todos os alunos falem ou que as respostas não se concentrem em alguns, você pode usar um recurso chamado “bastão de fala”. Eleja um objeto que será o bastão, em seguida, avise que somente a pessoa que estiver segurando o bastão poderá falar, enquanto as demais prestam atenção. Se sua sala for pequena, com no máximo 12 alunos, pode pedir que a criança que está com o bastão passe para o colega do lado, assim todos poderão falar (se se sentirem confortáveis, é claro). Contudo, se sua sala for numerosa, peça que os alunos interessados em falar ergam as mãos e passe o bastão da fala para eles (um recurso que ajuda é anotar o nome da criança que levantou a mão no quadro, assim ela não precisa permanecer com a mão levantada e você poderá organizar a ordem e o tempo para esta atividade).
Se não estiver usando um projetor, pode optar por imprimir a imagem da casa a partir deste documento, https://docs.google.com/document/d/15f5hf5OzL8HGPti4J2kAOeHz8T0JZ51wywS9MP1d5pI/edit
ou, ainda, retirá-la de alguma revista ou livro.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após a conversa proposta na etapa anterior, projete a imagem deste bilhete e pergunte se algum aluno gostaria de ler. Finalizada a leitura, pergunte se eles acham que Dalila irá encontrar a casa de Amália. Aguarde as respostas (se achar apropriado, pode usar o recurso do bastão de fala neste momento também) e pergunte como eles compreenderam a descrição de Amália. Que elementos ela destacou em sua casa e quais, na opinião deles, ela deixou de destacar? Neste momento você pode auxiliá-los, caso eles não se manifestem muito, apontando que Amália usou as informações que julgou pertinente sobre os espaços e elementos de fora da casa (construção, quintal, cerca), mas não deu indícios da cor, localização e entorno. Ela também usou apenas a noção “grande” e “‘pequeno”, sem outras informações.
Finalize a conversa perguntando quais características os alunos pensam ser necessárias na descrição de Amália, para que Dalila encontre a casa sem dificuldades.
Anote as respostas no quadro ou em algum outro material para usar no final da aula.
Após a conversa proponha que cinco alunos ajudem a organizar a sala para que eles possam sentar em duplas e realizar uma atividade que os ajudará a compreender melhor o propósito da aula.
Caso não esteja usando um projetor, pode imprimir o bilhete a partir deste documento: https://docs.google.com/document/d/15f5hf5OzL8HGPti4J2kAOeHz8T0JZ51wywS9MP1d5pI/edit
Se preferir pode optar por escrevê-lo no quadro também.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Para a ação propositiva monte as duplas usando o critério que desejar (uma boa proposta seria juntar alunos com hipóteses de escrita bem desenvolvidas com aqueles que ainda necessitam aprimorá-las). Projete esta tabela e explique que eles deverão colocar as informações referente às suas próprias moradias em uma tabela parecida com esta.
Após essa orientação e quando todos estiverem em suas devidas duplas, peça que quatro alunos distribuam o material que consiste nas fotos (ou desenhos) da fachada do lar de cada um e em uma tabela que você pode imprimir a partir deste documento: https://docs.google.com/document/d/1E58wFTpgn_1eyA0fJ3iksyz0goIa4IJrzXJ1h8pZDNk/edit,
Sugira que eles anotem o máximo de informações possível, mas que fiquem atentos ao que observam na foto da FACHADA. Fique disponível para tirar dúvidas, principalmente a respeito do que deve ser escrito, porém deixe que eles façam suas próprias respostas, pois o ideal é que não tenha um padrão, mas que cada um, munido das características que observou e achou pertinente colocar, monte sua própria descrição posteriormente.
Comente que eles estão em duplas por dois propósitos, auxiliarem uns aos outros na observação e na escrita, mas também para perceberem as semelhanças e diferenças que cada moradia tem. Caso não surja essa iniciativa por parte das crianças sugira que eles façam a descrição da mesma para o companheiro de dupla.
Finalizado este momento peça que os alunos permaneçam nas duplas, mas virem em direção à projeção/quadro
Se preferir, auxilie na escrita de alguns alunos que ainda estão nos primeiros níveis de alfabetização ou peça que eles façam desenhos ao invés de escreverem, contudo, esta é uma atividade muito boa para trabalhar a escrita, portanto, deixamos como sugestão fazer um momento de correção da escrita da tabela, posteriormente, em outra aula.
No item “onde fica” da tabela, o ideal é que as crianças coloquem os endereços, com a rua e número, porém, se alguma delas não souber, você pode propor que elas coloquem o bairro, a cidade, o nome do condomínio, etc e depois sugerir uma pesquisa sobre o endereço completo, inclusive utilizando mapa do bairro e exercitando a orientação espacial.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Inicie o momento da sistematização pedindo que alguns alunos compartilhem com a turma o que escreveram. Em seguida anote na tabela projetada (impressa ou desenhada) as conclusões às quais eles chegaram (semelhanças e diferenças). Vá preenchendo a tabela conforme eles forem falando as conclusões. Siga o exemplo de preenchimento da tabela preenchida a partir deste documento https://docs.google.com/document/d/1pXvRQl7zHz1ufGc9z5o08y2DhS0itQtnTo6b6LGwbIU/edit , mas lembre-se que ela é apenas um exemplo, pois as conclusões de sua turma podem ser bem diferentes.
No item O QUE TEM NELA, provavelmente os alunos escreverão sobre a quantidade de portas e janelas, sobre a presença ou não de portões, cercas, árvores e outros elementos físicos. Então, na tabela preenchida como exemplo colocamos uma das conclusões possíveis: “todas as moradias têm portas para as pessoas entrarem”.
No item CORES podem surgir conclusões sobre as cores das portas e janelas, das paredes, do telhado, etc. No exemplo colocamos uma conclusão a respeito de diferenças quanto a cor do telhado: “alguns telhados são marrons, outros vermelhos e outros cinzas”.
O item ONDE FICA pode ser um dos que mais apresentarão respostas diversas, pois os alunos podem escrever desde o endereço com o nome das ruas, o número e o bairro, ou apenas colocar a cidade, o nome do prédio, do condomínio, do bairro ou da comunidade, por exemplo. É importante não interferir e deixá-los escrever da maneira deles. Por ser uma pergunta aberta, na sugestão de preenchimento, colocamos respostas mais genéricas no exemplo: “Algumas ficam em prédios, outras em condomínios e outras em comunidades. Mas a maioria das moradias ficam em bairros tanto na zona urbana quanto rural.
O último item “O QUE TEM POR PERTO”, revela o que eles conhecem sobre o entorno e essa pode ser uma informação presente na foto ou não. Caso esteja na foto, eles deverão colocar, se não estiver presente, ainda assim eles podem lembrar e escrever. Você pode auxiliá-los pedindo para lembrarem se existem outras casas/prédios, praças, supermercados, padarias, etc, em torno. Esse auxílio é bem vindo apenas se as crianças se mostrarem muito confusas. Como exemplo de preenchimento da tabela colocamos: “Muitas ficam próximas a lojas e supermercados, outras próximas a mais casas/prédios e outras perto de campos, na zona rural.”
Reforçamos que a tabela preenchida proposta no documento acima é apenas um exemplo de como proceder na hora de fazer o fechamento da aula. Sua tabela real talvez terá elementos bem diferentes desta. Portanto, se for desenhar a tabela no quadro, poderá deixá-la em branco e ir escrevendo conforme as conclusões surgirem.
Se houver tempo você pode comparar esta tabela com o que eles falaram sobre o bilhete de Amália. Sugerimos uma pergunta: Todos os itens que eles disseram ser importantes para que a amiga encontrasse a casa de Amália estão na tabela?
Se responderem que sim, então eles realizaram uma boa descrição.
Finalize a aula afirmando que esta é uma atividade importante, pois, se queremos convidar alguém para ir nos visitar, como a Amália fez, precisamos falar qual a sua localização e, porque não, descrevê-la também. Dessa maneira nossos convidados a encontrarão mais facilmente.
Entretanto, ressalte que o objetivo de saber descrever nosso próprio lar também é o de nos orientar se nos perdermos, o de receber cartas e encomendas pelo correio, o de orientar alguma pessoa que venha fazer uma entrega, dentre outras possibilidades.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail para disponibilizar os materiais, e câmera do celular para gravar os vídeos.
- Optativas: Google Docs e câmera fotográfica.
Valores trabalhados
Cidadania
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Originalmente, esta etapa era para ser feita em 5 minutos. Aqui pode ser realizada em um tempo maior.
O objetivo deste plano de aula é analisar e identificar as características do próprio lugar de vivência. A sugestão é adaptá-lo para ser realizado de forma assíncrona, de modo que os alunos possam contar com o auxílio da família. Eles farão a devolução das atividades por meio de registros fotográficos e de recursos de áudio, no grupo de WhatsApp criado pelo professor.
Contextualização
No plano original, esta etapa era para ser realizada em 15 minutos. Agora poderá ser feita em 1 hora.
Por meio de um grupo de WhatsApp, disponibilize a imagem que consta no plano original. Em seguida, questione qual parte da casa eles estão vendo. Esse questionamento poderá ser feito por meio de áudio.
Peça que as repostas sejam registradas no caderno. Comente que na foto da fachada não é possível ver a casa inteira, como a parte de trás ou os cômodos, porém, ressalte que é muito importante conhecer algumas características externas, sem contar por quê. Em seguida, solicite que eles enviem as respostas no grupo. As conversas e anotações devem ser enviadas ao professor.
Problematização
O tempo previsto era de 15 minutos. Agora, a etapa poderá ser feita em 2 horas.
Grave um vídeo com seu celular lendo o bilhete disponível aqui.
Finalizada a leitura, pergunte se eles acham que Dalila irá encontrar a casa de Amália. Peça que eles respondam no grupo de WhatsaApp criado para essa atividade.
Anote as respostas utilizando um documento no Google Docs. Se você não tiver a ferramenta, pode escrever em uma cartolina, registrar por meio de uma foto e disponibilizar a imagem às crianças, posteriormente, para ser usada no final da aula.
Ação propositiva
O tempo previsto era de 35 minutos. Agora, poderá ser de dois dias.
As orientações poderão ser feitas de duas formas: por meio de vídeo ou áudio. Peça aos alunos que registrem, por meio de uma fotografia, a fachada de suas casas. Caso não seja possível, eles podem desenhá-la em uma folha A4. Na sequência, disponibilize a tabela que consta no plano original, disponível aqui.
Nesse momento, eles poderão conversar por WhatsApp. Oriente que façam duplas e diga que estão organizados dessa forma para dois propósitos: auxiliar uns aos outros na observação e na escrita, e perceber as semelhanças e diferenças entre as moradias. Esses registros devem ser feitos na tabela disponibilizada anteriormente. Caso eles não possam imprimir, ela pode ser feita no caderno ou em uma folha A4.
Sistematização
O tempo previsto no plano original era de 30 minutos, mas agora esta etapa poderá ser feita em duas horas.
Peça que os alunos enviem uma foto de suas tabelas preenchidas, ou que façam a gravação de um áudio oralizando as respostas. Conforme eles responderem, utilize o Google Docs para anotar ou escreva em uma cartolina. De uma forma ou de outra, disponibilize uma síntese das respostas para as crianças, a fim de sistematizar a atividade.
Grave um vídeo fazendo a síntese. Deixe claro que esta é uma atividade importante, pois, se queremos convidar alguém para nos visitar, como Amália fez, precisamos determinar nossa localização e descrevê-la. Dessa maneira, nossos convidados nos encontrarão mais facilmente. Uma observação importante é levar em consideração as orientações do plano original para organizar seu fechamento de aula.
Convite às famílias
Deixe a sugestão de que os familiares ajudem as crianças a realizar as atividades e a fazer as postagens. Além disso, ao final, disponibilize a música "Nossa casa", enfatizando que cada residência tem um jeito, uma energia, um formato. Elas são o aconchego, nosso primeiro espaço, o ninho em que nos sentimos amados e protegidos para fazer as primeiras descobertas. A canção está disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane
Especialista: Maria Edney
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar e identificar as características do próprio lugar de vivência.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.