Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo meus lugares de vivência

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes lugares de vivência: diferentes relações de identidade e afetividade.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula, peça, com 15 dias de antecedência, que os alunos tragam uma foto da fachada de suas moradias. Caso eles não consigam trazer as fotografias, solicite que façam um desenho da mesma. Este desenho pode ser feito em casa ou em algum outro momento da aula, a decisão fica a seu critério.

Para o dia da aula reserve computador, projetor, folha sulfite ou caderno, lápis preto, lápis de cor, quadro, giz e as imagens das casas dos alunos.

Material complementar:

Caso não esteja usando um projetor, você pode imprimir as imagens desta apresentação a partir deste documento (imagens a serem utilizadas na contextualização e na problematização): https://docs.google.com/document/d/15f5hf5OzL8HGPti4J2kAOeHz8T0JZ51wywS9MP1d5pI/edit

Este documento é para a atividade e deverá ser usado na ação propositiva - Tabela de descrição das moradias para impressão: https://docs.google.com/document/d/1E58wFTpgn_1eyA0fJ3iksyz0goIa4IJrzXJ1h8pZDNk/edit

Exemplo de preenchimento da tabela a ser consultado pelo professor para realizar a sistematização https://docs.google.com/document/d/1pXvRQl7zHz1ufGc9z5o08y2DhS0itQtnTo6b6LGwbIU/edit

Para você saber mais:

Para você saber mais: Para conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR, leia o texto Aprendendo a Ler o Mundo: a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que está disponível aqui:

http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf

Contextos prévios: É recomendável que, para este plano os alunos já tenham exercitado a descrição seja ela oral ou escrita.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Anuncie o início da aula pedindo que os alunos se organizem em seus assentos. Se estiver utilizando um computador e um projetor, reproduza para os alunos o título da aula perguntando se de fato eles conhecem seus lares. Caso esteja sem projetor pode mencionar o escrever o título no quadro.

Aguarde as respostas sem interferir e depois diga que eles terão a oportunidade de aprimorar conhecimentos a partir desta aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA