GEO01_01UND02 - Sistematização - Exemplo de preenchimento da Tabela de descrição das casas
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo meus lugares de vivência
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes lugares de vivência: diferentes relações de identidade e afetividade.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula, peça, com 15 dias de antecedência, que os alunos tragam uma foto da fachada de suas moradias. Caso eles não consigam trazer as fotografias, solicite que façam um desenho da mesma. Este desenho pode ser feito em casa ou em algum outro momento da aula, a decisão fica a seu critério.
Para o dia da aula reserve computador, projetor, folha sulfite ou caderno, lápis preto, lápis de cor, quadro, giz e as imagens das casas dos alunos.
Material complementar:
Caso não esteja usando um projetor, você pode imprimir as imagens desta apresentação a partir deste documento (imagens a serem utilizadas na contextualização e na problematização): https://docs.google.com/document/d/15f5hf5OzL8HGPti4J2kAOeHz8T0JZ51wywS9MP1d5pI/edit
Este documento é para a atividade e deverá ser usado na ação propositiva - Tabela de descrição das moradias para impressão: https://docs.google.com/document/d/1E58wFTpgn_1eyA0fJ3iksyz0goIa4IJrzXJ1h8pZDNk/edit
Exemplo de preenchimento da tabela a ser consultado pelo professor para realizar a sistematização https://docs.google.com/document/d/1pXvRQl7zHz1ufGc9z5o08y2DhS0itQtnTo6b6LGwbIU/edit
Para você saber mais:
Para você saber mais: Para conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR, leia o texto Aprendendo a Ler o Mundo: a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que está disponível aqui:
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf
Contextos prévios: É recomendável que, para este plano os alunos já tenham exercitado a descrição seja ela oral ou escrita.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Anuncie o início da aula pedindo que os alunos se organizem em seus assentos. Se estiver utilizando um computador e um projetor, reproduza para os alunos o título da aula perguntando se de fato eles conhecem seus lares. Caso esteja sem projetor pode mencionar o escrever o título no quadro.
Aguarde as respostas sem interferir e depois diga que eles terão a oportunidade de aprimorar conhecimentos a partir desta aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA