GEO1_05UND03 - Ação propositiva - Tabela de comparação - Página1
Plano de Aula
Plano de aula: O DIA E A NOITE
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepção de mudanças temporais a partir de observação espacial.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula você precisará transmitir áudio de sons da floresta a noite e de uma cidade durante o dia, caso não consiga pelo slide, baixe no seu celular ou passe em um aparelho de som. Além disso, a impressão de uma tabela para os estudantes completarem em duplas
Material complementar:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4a9zN44ZfPGqTGSeQ23Q7tzuF4NjQFZF96pph9KAsuw3hzgrMMgenjr2Ucme/geo1-05und03-acao-propositiva-tabela-de-comparacao-pagina1.pdf: tabela para análise dos alunos na ação propositiva.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtqGKfA2bqGCszP3vVfYhPMEe8HKhcS7AX549Rqs7KnuE5qN4dFvpGZxXDjD/geo1-05und03-sistematizacao-jogo-da-mimica.pdf: jogo da mímica para recortar e sortear para os grupos.
Para você saber mais:
Além das mudanças das atividades humanas no dia ou na noite, os animais também se adaptam à essas alterações. Você pode relacionar esta aula com a matéria de ciências, pois alguns zoológicos têm uma programação especial de visitação noturna para visualização dos animais de hábito noturno. É interessante levar as crianças para as duas experiências, uma visitação diurna e outra noturna, com o objetivo de identificação dos animais e seus hábitos relacionados a alteração do dia e a noite e comparar às nossas ações humanas.
https://www.youtube.com/watch?v=OMer-AJ60mY: vídeo de uma visitação noturna ao zoológico de SP;
https://www.youtube.com/watch?v=-SNIa2U2Np4: música infantil sobre animais diurnos e noturnos;
Contextos prévios: É importante que anteriormente a aplicação deste plano de aula os alunos já saibam diferenciar o dia e a noite.
https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U: neste vídeo da série: “De onde vem?” explica de uma maneira lúdica sobre o dia e a noite.
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Você pode projetar ou escrever no quadro o tema da aula para uma primeira explanação, pergunte aos alunos que horas eles acordam e a que horas vão dormir? A partir das respostas, desenvolva o tema da aula relacionando a alternância do dia e da noite. Por exemplo, a partir do relato de um dos alunos você pode perguntar por que ele acorda de manhã e dorme a noite, com a intenção de relacionar este fato com o surgimento do sol e a escuridão. Assim, você irá encaminhar os primeiros questionamentos do tema da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA