Plano de Aula

Plano de aula: O DIA E A NOITE

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepção de mudanças temporais a partir de observação espacial.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula você precisará transmitir áudio de sons da floresta a noite e de uma cidade durante o dia, caso não consiga pelo slide, baixe no seu celular ou passe em um aparelho de som. Além disso, a impressão de uma tabela para os estudantes completarem em duplas

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4a9zN44ZfPGqTGSeQ23Q7tzuF4NjQFZF96pph9KAsuw3hzgrMMgenjr2Ucme/geo1-05und03-acao-propositiva-tabela-de-comparacao-pagina1.pdf: tabela para análise dos alunos na ação propositiva.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtqGKfA2bqGCszP3vVfYhPMEe8HKhcS7AX549Rqs7KnuE5qN4dFvpGZxXDjD/geo1-05und03-sistematizacao-jogo-da-mimica.pdf: jogo da mímica para recortar e sortear para os grupos.

Para você saber mais:

Além das mudanças das atividades humanas no dia ou na noite, os animais também se adaptam à essas alterações. Você pode relacionar esta aula com a matéria de ciências, pois alguns zoológicos têm uma programação especial de visitação noturna para visualização dos animais de hábito noturno. É interessante levar as crianças para as duas experiências, uma visitação diurna e outra noturna, com o objetivo de identificação dos animais e seus hábitos relacionados a alteração do dia e a noite e comparar às nossas ações humanas.

https://www.youtube.com/watch?v=OMer-AJ60mY: vídeo de uma visitação noturna ao zoológico de SP;

https://www.youtube.com/watch?v=-SNIa2U2Np4: música infantil sobre animais diurnos e noturnos;

Contextos prévios: É importante que anteriormente a aplicação deste plano de aula os alunos já saibam diferenciar o dia e a noite.

https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U: neste vídeo da série: “De onde vem?” explica de uma maneira lúdica sobre o dia e a noite.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você pode projetar ou escrever no quadro o tema da aula para uma primeira explanação, pergunte aos alunos que horas eles acordam e a que horas vão dormir? A partir das respostas, desenvolva o tema da aula relacionando a alternância do dia e da noite. Por exemplo, a partir do relato de um dos alunos você pode perguntar por que ele acorda de manhã e dorme a noite, com a intenção de relacionar este fato com o surgimento do sol e a escuridão. Assim, você irá encaminhar os primeiros questionamentos do tema da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados