Plano de Aula
Plano de aula: Construindo uma apresentação teatral
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O futuro em um jogo de cena
Por: Carla Cabrero
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: a passagem para o Ensino Médio é um tópico importante para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, especialmente aqueles do 9° ano. Esse avanço de ciclo tende a englobar diversas alterações na vida estudantil, por exemplo: o currículo amplia-se, mudam os professores e há grandes chances de ser necessário mudar de escola e deixar para trás o convívio diário com parte dos amigos. Muitos estudantes passam também a assumir trabalhos para complementar a renda familiar. A questão da carreira e do sentido dos estudos (ou da falta dele) ganha mais relevância. É importante que as escolas apoiem os alunos a projetarem essa transição e endereçarem expectativas e angústias de modo bem informado, de forma a buscarem construir os próprios projetos de vida. O componente Arte pode somar esforços nesse trabalho ao estimular reflexões e propor a ficcionalização desse momento da vida a partir de jogos teatrais que deem espaço para a liberdade, criatividade e expressividade.
A partir de reflexões sobre o significado da escola para cada um, de entrevistas e projeções sobre o Ensino Médio, os estudantes serão desafiados a realizar jogos teatrais com improvisação e outras atividades que coloquem em pauta sentimentos, perspectivas de futuro, vivências escolares e temáticas relevantes da adolescência/juventude.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 3 aulas (totalizando 150 minutos), o plano propõe, na aula 3, uma apresentação improvisada em grupos. Na aula 4, os grupos deverão elaborar um roteiro baseado na situação da improvisação que fizeram, aprofundando o trabalho teatral. Deverão prever e produzir cenários, figurinos, caracterizações e trilhas sonoras para a apresentação teatral da aula seguinte. A aula 5 será destinada à apresentação dos grupos e à avaliação final, que incentivará uma reflexão coletiva sobre o percurso de toda a sequência didática e as aprendizagens.
Os objetivos desse plano são: gerar capacidade de resistência no refazer do trabalho; aumentar a capacidade de inovação nas cenas; desafiá-los com a elaboração de um roteiro e o estabelecimento de metas a serem cumpridas; incluir pequenos problemas a serem resolvidos de maneira dinâmica com tempo determinado; oferecer oportunidade de análise do que foi realizado; criar uma mentalidade empreendedora no aumento da criatividade e mão na massa. Dessa maneira, todos os objetivos alinham-se às habilidades empreendedoras.
Nessa sequência, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF69AR26, EF69AR27, EF69AR29, EF69AR30 e EF69AR31, das unidades temáticas previstas em Arte.
Organização das aulas: desenvolva as aulas 3, 4 e 5 previamente planejadas, expresse os objetivos de forma clara aos estudantes, cuide da gestão do tempo, envolva os estudantes na proposta e finalize com uma breve avaliação. Se preferir desmembrar as aulas desse plano, fique atento ao planejamento, pois, a atividade prevista para o horário extraclasse ao final da aula 4 demandará um tempo significativo. A turma deve garimpar recursos técnicos e artísticos para as encenações da aula 5. Pense em sua realidade, para que a continuidade das aulas fique bem elaborada e com sentido para os estudantes. Como e quando os estudantes teriam um momento para garimpar recursos com seus familiares, amigos e comunidade escolar? Cada aula terá o seu percurso didático alinhado às outras.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: o plano 3 com as aulas 3, 4 e 5 indica competências e habilidades a serem desenvolvidas pela turma, como criatividade, responsabilidade, comunicação, análise, empatia, cooperação, autoconhecimento e autocuidado. A autonomia será estimulada durante o experimento das competências empreendedoras em pequenos grupos e alinhada às competências da BNCC. O trabalho, permeado com habilidades específicas intencionais, convida os estudantes à reflexão e projeção de sonhos pessoais e profissionais (aqui trabalhados, sobretudo, a partir da perspectiva da continuidade de estudos). Os jovens serão desafiados com questionamentos, tarefas e terão oportunidade de escolhas importantes na construção do trabalho prático. Vale ressaltar que os desafios, a gestão do tempo, o comprometimento com as equipes de trabalhos e o bem comum dos times serão prioridades nesta fase.
Materiais necessários: recursos para o sorteio, como papéis recortados, recursos teatrais e técnicos para auxiliar na atividade da aula 4. Projetor ou TV (caso não seja possível a utilização desses recursos, adapte à sua realidade).
Material complementar: relógio com cronômetro, microfone ou um instrumento sonoro para a sinalização do tempo e material impresso. Veja os links a seguir.
Para você saber mais: conheça um pouco mais sobre o ensino teatral, saiba que os jogos teatrais podem funcionar como metodologias ativas, sendo facilitadores do aprendizado. Abaixo, algumas reportagens que podem ser complementadas por você a partir de uma pesquisa por informações atualizadas em relação ao ano em que o plano de aula será realizado e à região em que a escola está localizada:
- Ulisses Araújo (parte 1- Metodologias ativas de aprendizagem). Fonte: Instituto Iungo. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Y1ChTj-tqn8
Acesso em: 15-mai-2020.
- A importância do teatro na educação. Fonte: Teatrando- série de entrevistas. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=XAKAAI96tLw
Acesso em: 15-mai-2020.
Alinhamento às competências da BNCC: esse plano faz parte de uma sequência de habilidades das unidades temáticas Teatro e Artes Integradas, do componente curricular Arte. Observe que as Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC (4, 6 e 8) dialogam com as competências da área de linguagens e com as específicas de Arte.
Das 6 Competências Específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental, observe que esse plano de aula destaca algumas: 1, 2, 3 e 5.
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
Das 9 Competências Específicas de Arte para o Ensino Fundamental, observe que esse plano de aula destaca algumas: 4, 5 e 8.
4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: oriente a turma a se dividir novamente em grupos com mais ou menos cinco integrantes. Solicite que montem grupos diferentes dos da aula 1, para que possam interagir com outros colegas durante uma encenação. Dê alguns minutos para os grupos elaborarem um contexto para uma cena sobre o Ensino Médio. Diga que não é preciso estabelecer muitos detalhes, apenas as informações principais, como, por exemplo: alguns estudantes se unem para propor mudanças na organização dos espaços da escola e vão conversar com a coordenadora.
Diga que cada grupo deve escrever esse contexto da cena em um papel. Quando todos os grupos tiverem finalizado, recolha os papéis, dobre-os e coloque-os em uma caixa para fazer um sorteio.
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