Plano de Aula

Plano de aula: Criando um personagem

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O futuro em um jogo de cena

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: a passagem para o Ensino Médio é um tópico importante para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, especialmente aqueles do 9° ano. Esse avanço de ciclo tende a englobar diversas alterações na vida estudantil, por exemplo: o currículo amplia-se, mudam os professores e há grandes chances de ser necessário mudar de escola e deixar para trás o convívio diário com parte dos amigos. Muitos estudantes passam também a assumir trabalhos para complementar a renda familiar. A questão da carreira e do sentido dos estudos (ou da falta dele) ganha mais relevância. É importante que as escolas apoiem os alunos a projetarem essa transição e endereçarem expectativas e angústias de modo bem informado, de forma a buscarem construir os próprios projetos de vida. O componente Arte pode somar esforços nesse trabalho ao estimular reflexões e propor a ficcionalização desse momento da vida a partir de jogos teatrais que deem espaço para a liberdade, criatividade e expressividade.

A partir de reflexões sobre o significado da escola para cada um, de entrevistas e projeções sobre o Ensino Médio, os estudantes serão desafiados a realizar jogos teatrais com improvisação e outras atividades que coloquem em pauta sentimentos, perspectivas de futuro, vivências escolares e temáticas relevantes da adolescência/juventude.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 1 aula (totalizando 50 minutos), o plano propõe uma continuidade ao Plano 1 e aprofunda a reflexão dos estudantes sobre o papel da escola nas vidas deles. Nesta aula, os estudantes farão o compartilhamento, em duplas, das pesquisas feitas na ação prévia. Depois, entrevistarão os próprios colegas, trocando projeções de futuro e experiências. Em seguida, cada estudante irá representar o colega entrevistado, fazendo uma breve encenação para o restante da turma. Este plano, como um todo, facilitará a comunicação e o estreitamento de vínculos entre os adolescentes, além de aproximá-los da escola e do significado de estudar.

Nesta sequência, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho artístico com as habilidades EF69AR26, EF69AR27, EF69AR29, EF69AR30 e EF69AR31, das unidades temáticas previstas em Arte.

Organização das aulas: desenvolva a aula 2 previamente planejada, expresse os objetivos de forma clara aos estudantes, cuide da gestão do tempo e envolva os estudantes na proposta. Finalize com uma breve avaliação e indique o caminho da próxima aula. Pense no tempo de qualidade das atividades, na distribuição das tarefas e na realidade. Cada aula terá o seu percurso didático alinhado às outras.

Ação prévia: proponha aos estudantes que elaborem 5 perguntas e entrevistem familiares, amigos e conhecidos que passaram pelo Ensino Médio. As perguntas e respostas serão registradas nos cadernos e compartilhadas na próxima aula. É importante direcionar que as questões sejam em relação aos desafios do entrevistado como estudante, falar sobre as conquistas, pessoas que conheceram, curiosidades, o que aprenderam, se valeu a pena, como era a rotina de estudos etc. Veja o link no item material complementar, abaixo.

Essa ação vai disparar uma curiosidade sobre o Ensino Médio, que, a princípio, é desconhecido e geralmente causa uma série de sensações e ansiedades nos estudantes. As entrevistas poderão estimular um ato de projetar-se para o futuro; possibilitar uma interação com amigos e familiares; analisar semelhanças e diferenças entre épocas distintas; e ter novas descobertas. Habilidades empreendedoras serão desenvolvidas desde a ação prévia até o fechamento da aula.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: o plano 2, com a aula 2, indica competências e habilidades a serem desenvolvidas pela turma, como criatividade, responsabilidade, comunicação, análise, empatia, cooperação, autoconhecimento e autocuidado. A autonomia será estimulada durante o experimento das competências empreendedoras em pequenos grupos e alinhada às competências da BNCC. O trabalho, permeado com habilidades específicas intencionais, convida os estudantes à reflexão e projeção de sonhos pessoais e profissionais (aqui trabalhados, sobretudo, a partir da perspectiva da continuidade de estudos). Os jovens serão desafiados com questionamentos, tarefas e terão oportunidade de escolhas importantes na construção do trabalho prático. Vale ressaltar que os desafios, a gestão do tempo, o comprometimento com as equipes de trabalhos e o bem comum dos times serão prioridades nessa fase.

Materiais necessários: projetor ou televisão para a apresentação dos objetivos. Cadernos dos estudantes (pesquisa registrada). Caso não seja possível a utilização destes recursos, adeque à sua realidade.

Material complementar: plano 2, aula 2 - Sugestões de perguntas para gerar ideias para as entrevistas. Fonte: Nova Escola. Disponível nos materiais complementares.

Para você saber mais: conheça um pouco mais sobre o ensino teatral, saiba que os jogos teatrais podem funcionar como metodologias ativas, sendo facilitadores do aprendizado. Abaixo, algumas reportagens que podem ser complementadas por você a partir de uma pesquisa por informações atualizadas em relação ao ano em que o plano de aula será realizado e à região em que a escola está localizada:

- Ulisses Araújo (parte 1- Metodologias ativas de aprendizagem). Fonte: Instituto Iungo. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=Y1ChTj-tqn8

Acesso em: 15-mai-2020.

- A importância do teatro na educação. Fonte: Teatrando- série de entrevistas. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=XAKAAI96tLw

Acesso em: 15-mai-2020.

Alinhamento às competências da BNCC: esse plano faz parte de uma sequência de habilidades das unidades temáticas Teatro e Artes Integradas, do componente curricular Arte. Observe que as Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC (4, 6 e 8) dialogam com as competências da área de linguagens e com as específicas de Arte.

Das 6 Competências Específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental, observe que esse plano de aula destaca algumas: 1, 2, 3 e 5.

1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

Das 9 Competências Específicas de Arte para o Ensino Fundamental, observe que esse plano de aula destaca algumas: 4, 5 e 8.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: peça aos estudantes que formem duplas e compartilhem, oralmente, as entrevistas que foram registradas nos cadernos. Cada um deve informar quem entrevistou e ler as perguntas e respostas. A estrutura de aprendizagem ativa em duplas vai envolver os jovens em uma comunicação de qualidade. É importante que cada estudante exercite tanto a abertura de compartilhar as experiências quanto a de escutar as experiências dos colegas. Monitore as práticas de compartilhamento circulando entre os grupos, notando a participação ativa dos estudantes nas ações de ouvir e falar (esse detalhe servirá para uma futura devolutiva do professor).

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados