Sugestões de perguntas para as entrevistas
Plano de Aula
Plano de aula: Criando um personagem
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O futuro em um jogo de cena
Por: Carla Cabrero
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: a passagem para o Ensino Médio é um tópico importante para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, especialmente aqueles do 9° ano. Esse avanço de ciclo tende a englobar diversas alterações na vida estudantil, por exemplo: o currículo amplia-se, mudam os professores e há grandes chances de ser necessário mudar de escola e deixar para trás o convívio diário com parte dos amigos. Muitos estudantes passam também a assumir trabalhos para complementar a renda familiar. A questão da carreira e do sentido dos estudos (ou da falta dele) ganha mais relevância. É importante que as escolas apoiem os alunos a projetarem essa transição e endereçarem expectativas e angústias de modo bem informado, de forma a buscarem construir os próprios projetos de vida. O componente Arte pode somar esforços nesse trabalho ao estimular reflexões e propor a ficcionalização desse momento da vida a partir de jogos teatrais que deem espaço para a liberdade, criatividade e expressividade.
A partir de reflexões sobre o significado da escola para cada um, de entrevistas e projeções sobre o Ensino Médio, os estudantes serão desafiados a realizar jogos teatrais com improvisação e outras atividades que coloquem em pauta sentimentos, perspectivas de futuro, vivências escolares e temáticas relevantes da adolescência/juventude.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de 1 aula (totalizando 50 minutos), o plano propõe uma continuidade ao Plano 1 e aprofunda a reflexão dos estudantes sobre o papel da escola nas vidas deles. Nesta aula, os estudantes farão o compartilhamento, em duplas, das pesquisas feitas na ação prévia. Depois, entrevistarão os próprios colegas, trocando projeções de futuro e experiências. Em seguida, cada estudante irá representar o colega entrevistado, fazendo uma breve encenação para o restante da turma. Este plano, como um todo, facilitará a comunicação e o estreitamento de vínculos entre os adolescentes, além de aproximá-los da escola e do significado de estudar.
Nesta sequência, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho artístico com as habilidades EF69AR26, EF69AR27, EF69AR29, EF69AR30 e EF69AR31, das unidades temáticas previstas em Arte.
Organização das aulas: desenvolva a aula 2 previamente planejada, expresse os objetivos de forma clara aos estudantes, cuide da gestão do tempo e envolva os estudantes na proposta. Finalize com uma breve avaliação e indique o caminho da próxima aula. Pense no tempo de qualidade das atividades, na distribuição das tarefas e na realidade. Cada aula terá o seu percurso didático alinhado às outras.
Ação prévia: proponha aos estudantes que elaborem 5 perguntas e entrevistem familiares, amigos e conhecidos que passaram pelo Ensino Médio. As perguntas e respostas serão registradas nos cadernos e compartilhadas na próxima aula. É importante direcionar que as questões sejam em relação aos desafios do entrevistado como estudante, falar sobre as conquistas, pessoas que conheceram, curiosidades, o que aprenderam, se valeu a pena, como era a rotina de estudos etc. Veja o link no item material complementar, abaixo.
Essa ação vai disparar uma curiosidade sobre o Ensino Médio, que, a princípio, é desconhecido e geralmente causa uma série de sensações e ansiedades nos estudantes. As entrevistas poderão estimular um ato de projetar-se para o futuro; possibilitar uma interação com amigos e familiares; analisar semelhanças e diferenças entre épocas distintas; e ter novas descobertas. Habilidades empreendedoras serão desenvolvidas desde a ação prévia até o fechamento da aula.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: o plano 2, com a aula 2, indica competências e habilidades a serem desenvolvidas pela turma, como criatividade, responsabilidade, comunicação, análise, empatia, cooperação, autoconhecimento e autocuidado. A autonomia será estimulada durante o experimento das competências empreendedoras em pequenos grupos e alinhada às competências da BNCC. O trabalho, permeado com habilidades específicas intencionais, convida os estudantes à reflexão e projeção de sonhos pessoais e profissionais (aqui trabalhados, sobretudo, a partir da perspectiva da continuidade de estudos). Os jovens serão desafiados com questionamentos, tarefas e terão oportunidade de escolhas importantes na construção do trabalho prático. Vale ressaltar que os desafios, a gestão do tempo, o comprometimento com as equipes de trabalhos e o bem comum dos times serão prioridades nessa fase.
Materiais necessários: projetor ou televisão para a apresentação dos objetivos. Cadernos dos estudantes (pesquisa registrada). Caso não seja possível a utilização destes recursos, adeque à sua realidade.
Material complementar: plano 2, aula 2 - Sugestões de perguntas para gerar ideias para as entrevistas. Fonte: Nova Escola. Disponível nos materiais complementares.
Para você saber mais: conheça um pouco mais sobre o ensino teatral, saiba que os jogos teatrais podem funcionar como metodologias ativas, sendo facilitadores do aprendizado. Abaixo, algumas reportagens que podem ser complementadas por você a partir de uma pesquisa por informações atualizadas em relação ao ano em que o plano de aula será realizado e à região em que a escola está localizada:
- Ulisses Araújo (parte 1- Metodologias ativas de aprendizagem). Fonte: Instituto Iungo. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Y1ChTj-tqn8
Acesso em: 15-mai-2020.
- A importância do teatro na educação. Fonte: Teatrando- série de entrevistas. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=XAKAAI96tLw
Acesso em: 15-mai-2020.
Alinhamento às competências da BNCC: esse plano faz parte de uma sequência de habilidades das unidades temáticas Teatro e Artes Integradas, do componente curricular Arte. Observe que as Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC (4, 6 e 8) dialogam com as competências da área de linguagens e com as específicas de Arte.
Das 6 Competências Específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental, observe que esse plano de aula destaca algumas: 1, 2, 3 e 5.
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
Das 9 Competências Específicas de Arte para o Ensino Fundamental, observe que esse plano de aula destaca algumas: 4, 5 e 8.
4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.
5. Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: peça aos estudantes que formem duplas e compartilhem, oralmente, as entrevistas que foram registradas nos cadernos. Cada um deve informar quem entrevistou e ler as perguntas e respostas. A estrutura de aprendizagem ativa em duplas vai envolver os jovens em uma comunicação de qualidade. É importante que cada estudante exercite tanto a abertura de compartilhar as experiências quanto a de escutar as experiências dos colegas. Monitore as práticas de compartilhamento circulando entre os grupos, notando a participação ativa dos estudantes nas ações de ouvir e falar (esse detalhe servirá para uma futura devolutiva do professor).
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