Plano de Aula
Plano de aula: Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Teatro
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Esta atividade é subsequente aos demais planos desta sequência. Para sua aplicação, é necessário que todos os pequenos gruposformados no plano Nossa peça teatral: Cenário, figurino e sonoplastia tenham concluído a caracterização do cenário, figurino e sonoplastia. Para distribuir as falas das personagens às crianças, será preciso que você adeque o texto do conto de fadas para teatro. Garanta um bom texto do narrador, que seja lido por você ou outro educador, e falas simples das personagens para as crianças. Deixe prontas cópias das falas de cada uma das personagens, mas possibilite improvisações e alterações das falas pelas crianças.É importante saber da disponibilidade dos familiares para ajudar as crianças na memorização de suas falas em casa. Como nas atividade anteriores, vamos utilizar como exemplo as etapas do plano o conto A Bela e Fera. Você irá reorganizar o planejamento a partir do conto escolhido por seu grupo.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Nossa peça teatral: Definindo o conto de fadas
Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários
Nossa peça teatral: cenário, figurino e sonoplastia
Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens
Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar
Materiais:
Para contextualização das personagens: cenários da peça, recursos de sonoplastia e figurinos elaborados durante o Plano Nossa peça teatral: Cenário, figurino e sonoplastiadesta sequência. Áudio do conto de fadas gravado para o Plano Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários ou um novo áudio, se você optou em adaptar o roteiro. Texto da história que foi previamente roteirizado; se preferir, use apenas o roteiro escrito para ser lido por você, sendo o narrador. Aparelho de som e celular. Material para registro e finalização: folhas sulfites, lápis de cor, canetinhas, pincéis atômicos, fitas adesivas e cartolinas.
Espaços:
A atividade ocorrerá na própria sala do grupo. Organize a sala com os cenários e figurinos elaborados no plano anterior, de maneira bem atrativa e envolvente. Você pode posicionar os cenários de modo que as crianças possam se inserir neles, favorecendo a percepção do local que os personagens devem estar conforme o desenrolar da história. Exponha os figurinos em varais ou conforme as possibilidades. Crie um ambiente de camarim, colocando os acessórios, perucas e chapéus em destaque. Organize um canto para desenho com as folhas sulfites, os lápis de cor e as canetinhas em potes, para as crianças usarem na finalização desta proposta.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1hora e 15 min.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Que relatos emergem durante a interação das crianças ao resgatarem os acontecimentos de construção desta sequência desde o início?
2. De que forma as crianças incorporam elementos às suas caracterizações das personagens? De que maneira usam as expressões corporais e entonações de voz representativas?
3. Como as crianças interagem no momento da distribuição dos papéis e funções na peça teatral? Havendo conflitos durantes estas definições, de que modo são resolvidos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança. Esta proposta traz o brincar para o centro da atividade, aliado ao fato de ser uma construção do grupo (peça teatral), tornando-a prazerosa e significativa para as crianças. Conduza os momentos de escolhas e mudanças de personagens de forma tranquila e não como algo inflexível. Se alguma criança não quiser experimentar estar no papel de algum personagem, ou não aceitar fazer trocas com os colegas, proponha que façam juntos, apoiando-se.
O que fazer durante?
1
Convide o grande grupo para sentar em roda com você, no espaço previamente elaborado com os cenários e figurinos que serão usados na apresentação da peça teatral. Retome com as crianças todas as etapas construídas por elas até agora, resgatando como foi a definição do conto, a descrição e composição das personagens, cenários e sonoplastia.Interaja com elas sobre estes acontecimentos e pontue com o grupo o que falta acontecer para que a apresentação de teatro seja realizada. Compartilhe com a turma que chegou o momento de elaborarem o roteiro da peça teatral, conversando sobre a atribuição das crianças aos personagens na história e a definição de suas falas.
2
Ainda em roda com o grande grupo, convide as crianças para brincar de imitar as personagens da história. Diga a elas que, para recordarem os diálogos que ocorrem na história e a forma de falar de cada personagem, você irá colocar o áudio do conto de fadas gravado para o desenvolvimento do Plano Nossa peça teatral: Descrevendo personagens e cenários para ouvirem novamente. Diga que elas podem solicitar pausas ou pedir repetição de alguma parte, caso queiram.Neste momento, as crianças, ao ouvirem o áudio, já vão imitando as personagens repetindo junto às suas falas. Observe as preferências demonstradas, pois, espontaneamente, as crianças vão indicando suas afinidades às características das personagens.
Diga para elas que, para a apresentação, você poderá ser o narrador da peça teatral, lendo o enredo da história e acompanhando as falas das personagens durante os diálogos. Se houver em sua turma alguma criança que já saiba ler e queria ser o narrador pode fazer esse papel ou dividir com você. O grupo pode definir se o narrador terá alguma caracterização ou algum figurino específico, e, conforme as ideias surgirem, podem pensam na elaboração. Por exemplo, o narrador pode ser um dos móveis enfeitiçados do castelo, ou mesmo uma personagem da aldeia da Bela, que conta a história para um grupo de crianças.
3
Após aproveitarem o áudio do conto para marcar as formas de se expressar de cada uma das personagens, proponha ao grupo que organizem o espaço com o cenário, os recursos para a sonoplastia, os figurinos elaborados durante as atividades do Plano Nossa peça teatral: Cenário, figurino e sonoplastia e outros acessórios e tecidos que tiverem disponíveis. Propicie um momento de encenação livre. Desta vez, ao invés do áudio, você pode ser o narrador, marcando as cenas do conto enquanto as crianças, como uma gostosa brincadeira, vão representando as personagens, podendo revezar de papéis e ter mais de uma criança representando a mesma personagem. As crianças podem utilizar ou não os figurinos ou de parte deles, combinando com os colegas seus usos, caso queiram trocar em algum momento.
4
Durante o brincar indique que percebam onde ocorre alguns diálogos da história, para que se coloquem junto aos diferentes cenários. Quem desejar, pode ocupar a função do sonoplasta, fazendo os efeitos sonoros com alguns objetos e reproduzindo as canções que já escolheram para a história. É um momento livre, mas esteja atento às ações, interações e possíveis conflitos que surjam, intervindo de forma que encaminhe resoluções através de diálogos e combinados coletivos. Observe se alguma criança não demonstra interesse por nenhum papel e diga que precisa de alguém para registrar as falas que surgem das personagens. Sugira que ela o auxilie gravando as cenas que se desenrolam durante a brincadeira. Se alguma criança manifestar interesse em ser o narrador, favoreça essa atuação, auxiliando-a no encadeamento da história.
5
Após a brincadeira e todas as crianças terem feito o papel das personagens que quiseram, retome com o grande grupo e converse sobre a distribuição das falas e demais funções da peça teatral. Partilhe com elas que toda apresentação de teatro precisa de muitas pessoas na montagem e organização. Diga que cada uma delas poderá escolher como irá participar da peça e que, além das personagens, as outras atividades também são bem legais e importantes. Exponha que elas podem escolher fazer uma destas funções, sendo elas: o roupeiro, que cuida e prepara as roupas para as personagens se trocarem; o cabeleireiro, que cuida das perucas e penteados dos atores; o assistente, que organiza a saída e entrada das personagens, avisando quando é o momento delas entrarem em cena ou mudarem de roupa; alguém que ficará responsável pela sonoplastia, cuidando dos efeitos e da trilha sonora; o recepcionista, que toma conta da bilheteria e recebe a platéia para assistir a peça teatral.
6
Compartilhado com a turma as funções existentes para preparar a apresentação da peça teatral, convide o grande grupo para se organizar, registrando em um cartaz. Como escriba do grupo, faça uma relação de todas as atividades que as crianças levantaram na etapa anterior. Defina com elas quais serão as personagens que farão parte da encenação, que poderá depender do roteiro e da versão do conto que utilizarem: a Bela, a Fera, o pai da Bela, o Gastão, seu ajudante, o Lumier e o relógio ou a mamãe bule de chá e a bruxa. Conforme as crianças forem manifestando interesse por uma atividade ou atuação, relacione o nome dela a frente da escolha. Caso mais de uma criança queira ser a personagem, divida as falas para que uma participe em algumas cenas e outra participe nas demais. Verifique com elas se todas as funções e personagens foram contemplados, propondo negociações e trocas, se necessário.
7
Após estarem atribuídas as funções da peça teatral para todas as crianças do grupo,
problematize com o grande grupo sobre quais serão os próximos passos na montagem da peça. Coloque algumas ideias para as crianças darem opiniões, como, por exemplo, agora que já definimos quem será as personagens, qual é o próximo passo? O que precisamos fazer para que nossa peça teatral seja apresentada?
Compartilhe com as crianças que você preparou cópias das falas das personagens para elas levarem para casa e treinarem com a ajuda da família. Diga que vocês farão ensaios durante alguns dias para se prepararem para a apresentação da peça teatral.
Para finalizar: Proponha que, para finalizar a proposta do dia, você gostaria que todas as crianças fizessem um desenho sobre como foi a brincadeira de ser uma personagem ou de ter outra função no teatro. Combine que elas podem levar a produção para casa, junto com um bilhete que irão criar, para compartilhar com seus familiares como anda a montagem da peça teatral, a distribuição das falas e demais funções definidas durante esta atividade.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS