Plano de Aula

Plano de aula: Desenhando em parceria

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desenho de observação

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a realização desta proposta, sugerimos que utilize fotografias e produções anteriores das crianças com desenhos de observação da natureza. A proposta é um convite para que as crianças apreciem e elaborem mais um desenho a partir das fotografias tiradas por elas na atividade Desenho de observação da natureza, primeiro plano desta sequência. De acordo com as possibilidades de sua escola, ofereça as imagens projetadas em Datashow ou impressas.Caso não seja possível, procure trazer outras imagens, fotografias e desenhos das crianças.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Desenho de observação da natureza

Desenhando em parceria

Aprimorando o desenho

Desenho de Perspectiva

Desenho de observação: Organizando a exposição

Materiais:

Fotografias tiradas pelas crianças durante a atividade Desenho de observação da natureza(ou outras que tiver realizado com o grupo), preferencialmente impressas. Se não for possível a impressão, ofereça a visualização no Datashow, computador, notebook, tablet ou celular. Suportes para os desenhos, como cartolina ou papel cartão, em tamanhos e formatos variados. Diversidade de gizes de cera, lápis de cor, lápis grafite, borracha, canetinhas hidrocor, conforme o material disponível na escola.Organize os materiais sobre uma mesa para fácil acesso e escolha pelas crianças.

Espaços:

A atividade ocorrerá na sala de atividades do grupo ou outro espaço que achar adequado para a proposta. Organize-o com os materiais de maneira atraente, de forma que fique esteticamente agradável e convidativo ao envolvimento do grupo. Acomode os materiais em potes coloridos e arrume os suportes em cascata, por exemplo.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1hora e 15 min.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Ao reverem as fotografias, que contribuições as crianças trazem sobre a experiência de observação da natureza e sobre os registros fotográficos propostos na atividade anterior?

2. Como compartilham ideias sobre suas observações a partir da fotografia? E durante a elaboração do desenho? Conversam entre si refletindo sobre seus traçados, alterando ou melhorando algum detalhe após comentários do parceiro?

3.De que forma as crianças analisam seus projetos fazendo comparações entre a foto e a forma que estão desenhando? Apreciam, criticam, encontram diferenças e elaboram alterações?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança.

Atividades em parceria favorecem a socialização e aprendizagem das crianças, pois precisam colocar em jogo ideias, emoções, hipóteses e decisões. Caso alguma delas rejeite a proposta, mesmo sendo encorajada a partilhar a criação com um colega escolhido por ela, possibilite o desenho individual ou em trio, para que a criança encontre uma alternativa que garanta sua participação.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Faça uma roda com o grande grupo e converse com as crianças sobre as fotografias que tiraram durante a observação da natureza no plano Desenho de observação da natureza. Dentro das possibilidades de sua escola, exiba as imagens através do Datashow ou disponibilize impressas. Interaja com o grupo, apreciando as fotografias e ouvindoo que as crianças têm a dizer sobre os momentos vivenciados. Acolha as opiniões e promova conversas sobre as descobertas e curiosidades encontradas nas fotos. Destaque as percepções semelhantes entre as crianças e compartilhe também suas observações. Valorize os detalhes contados a respeito das fotografias, avivando as lembranças sobre o momento em que a imagem foi registrada.


2

Após explorarem todas as imagens, proponha às crianças que escolham uma fotografia. Convide a turma para uma seleção coletiva, propondo que cada uma vote na sua foto preferida e depois contem e verifiquem a mais querida pelo grupo. Assim, a referência do desenho será a mesma e de comum acordo.

Compartilhe a ideia de que desta vez o desenho seja realizado em duplas para que possam dar dicas, observarem juntos os detalhes da fotografia e decidirem como comporão o desenho. Pergunte às crianças se já fizeram uma produção em dupla, se acham que é interessante, como podem se organizar para isso etc. desta forma, ajuda as crianças a anteciparem sua organização para a produção que irão realizar, afinal em duplas terão que negociar e combinar para que todos fiquem satisfeitos com o processo e o resultado.

Informe que estes desenhos serão depois utilizados em uma exposição que irão organizar para que as outras crianças da escola e seus familiares possam visitar.


3

Ao convidar as crianças à seleção dos materiais, promova uma rápida conversa sobre a proposta de desenhar em duplas e de trocar ideias e sugestões durante a criação do desenho. Combine com elas que durante a produção podem querer fazer alterações e que para isso é preciso pensar sobre que material permite fazer isso da melhor forma. Comente que o lápis grafite possibilita que o desenho seja alterado à medida que experimentam alguns traçados e trocam ideias com o colega da dupla, mas cuidado para não desconsiderar a escolha das crianças, elas podem preferir desenhar com gizes ou lápis coloridos, de acordo com suas intenções em relação ao que estão criando. Para a escolha do suporte, indique que pensem em algo que tenha um espaço adequado e com material interessante para a realização de um desenho em duplas.Logo após as crianças selecionarem o suporte e os demais materiais deixados à disposição para a atividade, convide-as para iniciarem suas produções.


4

Assim que as crianças começarem suas criações, acompanhe o envolvimento das duplas durante o desenho. Observe se estão trocando informações quanto aos detalhes da produção e considerando os olhares de cada um. Proponha, se necessário, a participação do parceiro, ou interaja em algum diálogo para dar ênfase às opiniões de ambos da dupla.

Sugira que observem a fotografia, dando pausas no processo de desenhar, voltando a olhar para a imagem e que façam comparações quanto ao que estão desenhando.

Fique atento aos diálogos e dê exemplos de alguns detalhes, como uma folha da árvore ou um tronco bem grosso para que observem como estão sendo retratados em seu desenho. Estes apontamentos potencializam as investigações das criançassobre as particularidades do elemento que estão explorando e alimentam suas reflexões sobre seus traçados.

Possíveis ações das crianças neste momento: Uma criança da dupla olha para o desenho que iniciaram e comparando com a fotografia indica ao colega: aqui está faltando uma folha, vamos fazer?!


5

Conforme os desenhos se definem indique que olhem novamente para a fotografia, observando suas cores para que decidam a coloração que darão ao seu desenho, caso tenham realizado em grafite. As crianças podem decidir por manter a cor da imagem, imprimindo maior realidade ao desenho que fizerem ou podem preferir a utilização de cores diferenciadas, dando um toque pessoal à sua produção.

O importante é que a decisão da dupla ocorra a partir da observação e discussão dos elementos da foto. Queaconteçam negociações e combinados entre as crianças sobre como querem complementar seus desenhos, mesmo porque algumas podem não querer colorir, optando por deixar o desenho em grafite ou na cor da canetinha que tenha escolhido para realizar o desenho. Participe atentamente deste processo, estando presente nas conversações e contribuindo com sugestões, caso observe algum conflito entre os pares.


6

Observe o tempo do grupo e a medida que perceber que algumas duplas estão finalizando, comunique o tempo restante para o término da atividade, mas tranquilize se alguma dupla manifestar que ainda falta muito para concluir, dizendo que poderão guardar assim e terminar em outro momento.

Disponibilize um jogo, brinquedos ou um canto de livros para que as crianças que forem terminando primeiro estejam ocupadas enquanto aguardam as demais. Conforme a maioria finaliza a atividade, solicite auxílio na guarda dos materiais e na organização da sala.


7

Após todos terem terminado, convide as crianças a se reunirem em roda novamente. Na roda de conversa (grande grupo),proponha a apresentação das produções. Convide cada dupla a comentar como foi desenhar em parceria, incentiveque observem e comentem o que acham sobre a representação da fotografia no desenho criado. Oportunize apreciações quanto aos detalhes e à definição das cores usadas em relação às imagens observadas.


Para finalizar:

Após propiciar oportunidade a todos que desejarem, de exporem suas criações, solicite que arrumem as fotos e desenhos para que suas produções fiquem expostas por um tempo em sala, disponha um varal ou painel para isto. Convide as crianças para colaborarem na organização do espaço, guardando os materiais utilizados.

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