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Atividade - Desenho de observação da natureza

Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Maria de Lourdes Carvalho Pereira

Mentor: Wildes Gomes de Campos

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.

Objetivos e códigos da Base
Centrais:

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Abordagem didática: O desenho é uma linguagem muito usada pelas crianças para se expressar. Assim como acontece em todas as habilidades, o desenhar passa por um processo de permanente evolução, especialmente se as interações em diferentes contextos são favoráveis e exigem que elas se comuniquem. Os desenhos de observação ajudam as crianças a desenvolver sua inata capacidade de observar, contemplar, analisar e sentir cores, texturas, formas, diferenças e semelhanças, pois promovem um refinamento dessas atitudes, visto que são essenciais para esse propósito. Situações dessa natureza, contextualizadas e com sentido para as crianças, ampliam sua capacidade expressiva e sua possibilidade de ver o mundo de forma sensível e atenta.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maria de Lourdes Carvalho Pereira

O que fazer antes?

Contextos prévios:

A proposta é um convite para que as crianças observem e apreciem elementos naturais, fazendo registros fotográficos deles, para serem explorados na produção de desenhos de observação. Para isso, caso não haja área verde em sua escola, programe com antecedência uma visita a praça, jardim ou parque mais próximo. Nesse caso, organize os combinados prévios e autorizações, com as famílias e com a gestão da escola, verifique também a possibilidade de ter outros funcionários acompanhando a visitação. A observação das crianças durante as atividades desta sequência partirão dos elementos naturais, mas estarão pautadas especificamente nas fotografias tiradas por elas, assim, se faz necessária a disponibilidade dos equipamentos digitais para capturar e reproduzir tais imagens.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Desenho de observação da natureza

Desenhando em parceria

Aprimorando o desenho

Desenho de Perspectiva

Desenho de observação: Organizando a exposição

Materiais:

Máquinas fotográficas e ou celulares, de acordo com a disponibilidade da escola, sendo interessante ter um equipamento para cada dupla ou trio de crianças. Data show ou mesmo algum computador no qual as imagens no momento da atividade possam ser projetadas. Na ausência deles, as crianças podem visualizá-las diretamente das câmeras ou do celular. Suportes como: cartolina, papel cartão, sulfite. Diversidade de gizes, lápis de cor, lápis grafite, canetinhas hidrocor, giz de quadro, tintas, conforme o material disponível em sua escola.

Organize os materiais de forma que potencializem o uso e a exploração de todos, como uma oficina de artes, os suportes em caixas, arrumados por tamanhos, formas, ou cores. Disponha todo o material para desenho em potes e bandejas, favorecendo a acessibilidade das crianças.Livros infantil e jogos, como quebra-cabeças, peças de montar etc.

Espaços:

A atividade ocorrerá em dois ambientes distintos: a observação e o registro fotográfico na área verde e o desenho na sala de atividades do grupo.Na sala, deixe o espaço preparado antes de iniciar a atividade, tanto a parte do desenho como o equipamento para a projeção. Para apoio com o material de projeção, é indicado o auxílio de outro profissional, combine com a coordenação a disponibilidade de algum funcionário para te ajudar, conforme as possibilidades da escola. Organize também um canto com os livros e jogos, para atividades autônomas das crianças, enquanto aguardam a organização das fotos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Na área verde as crianças comentam sobre a diversidade dos elementos naturais, notando diferenças e semelhanças, comparando suas características e detalhes?

2. Durante o registro fotográfico as crianças expressam os motivos de suas escolhas, ou curiosidades que as levam a fotografar determinado elemento?

3.Enquanto desenham, trocam ideias entre si a respeito do elemento escolhido, partilhando suas impressões e maneiras de desenhá-lo? Demonstram interesse no desenho do colega, fazendo perguntas e dando opiniões?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança.

A exploração da área verde é um momento muito agradável, promova a vivência de forma colaborativa, em duplas ou trios,assim os colegas se ajudam mutuamente.

Dê especial atenção aos registros fotográficos dos elementos naturais, certifique-se de que todas as crianças tenham escolhas e formas de olhar a natureza capturadas em imagens.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Faça uma roda com o grande grupo e converse com as crianças a respeito das observações que fazem da natureza, se já observaram com atenção algumas partes das plantas e o que encontram de interessante ao observar árvores, flores, folhas, terra, raízes. Interaja com as crianças ouvindo seus relatos e experiências e compartilhe com elas as suas também. Complemente que seria divertido registrá-las em fotografias, para serem exibidas na sala de atividades. Convide-as para fazer isso, visitando uma área verde próxima, onde elas possam apreciar os elementos da natureza e tirar as fotos das partes que quiserem para mostrar aos amigos e fazer desenhos depois. Proponha que organizem uma exposição para a família e para a comunidade escolar com os desenhos feitos a partir das observações da natureza e das fotografias que irão tirar. Converse sobre o funcionamento de câmeras fotográficas ou celulares, fazendo alguns testes e combinados quanto ao uso dos aparelhos antes de saírem para a área externa.Façam acordostambém em relação à visita à área externa, indicando que realizem observações e registros fotográficos, em duplas ou trios, para que escolham juntos os elementos da natureza que desejam observar melhor e registrar em foto.


2

Já na área verde, favoreça a exploração dos elementos naturais, aguçando o olhar das crianças para a riqueza de detalhes, diferenças dos formatos de caules, troncos, folhas etc. Evidencie a variedade de cores e de formas encontradas na natureza. Enquanto observam, as crianças escolhem elementos para serem fotografados, nas duplas e trios, ou mesmo individualmente, se preferirem. Atente-as para diferentes ângulos e distâncias possíveis para uma foto de um mesmo elemento, explorando o zoom (efeito das fotografias tiradas mais de perto ou de longe). Aproveite também, conforme possibilidades, outros recursos fotográficos para capturar movimentos e o máximo possível de detalhes.

Conforme as crianças vão observando e decidindo em seus agrupamentos o que e como fotografar, compartilham o uso dos aparelhos que estão disponíveis, apoiando-se umas às outras para realizar registros fotográficos. Acompanhe o procedimento oferecendo ajuda e orientações quando necessário, de forma a garantir que todos tenham tirado fotos. Se alguma criança ou agrupamento não quiser fotografar, proponha que memorize as formas, as cores ou outra coisa que tenha lhe chamado atenção.


3

De volta à sala de atividades, em roda com o grande grupo, proponha um diálogo sobre as observações realizadas na área externa, possibilitando que as crianças visualizem as imagens fotografadas.

Combine acordos com a turma para que todos possam ver os registros. Sendo máquinas fotográficas ou celulares, por exemplo, as crianças apreciam e comentam nas duplas ou trios. Transfira as imagens para o notebook ou data show e organize apresentações em slides que facilitam a investigação dos detalhes e as conversas coletivas. Para esse fim, é muito importante a presença do profissional de apoio, pois enquanto ele programa as imagens nos aparelhos, você dialoga com o grupo sobre a exploração dos elementos naturais na área externa. Se for necessário mais tempo para essa ação ou se não houver outra pessoa para auxiliá-lo, combine com as crianças que enquanto elas realizam outra atividade que podem fazer autonomamente (como utilizar o canto de leitura ou jogos) as fotos serão organizadas por você para apresentação. Você pode ainda dar continuidade à proposta em outro momento da rotina ou mesmo em outro dia, conforme as possibilidades e a organização da escola.


4

Após a apreciação e as conversas sobre as fotos, as crianças vão escolher um elemento da natureza para desenhar, destacando os detalhes observados. Se necessário, projete novamente algumas das fotos que elas manifestaram ter gostado para conversarem sobre. Instigue a exploração do elemento na roda, conversando com a turma a respeito do que mais chamou atenção das crianças na escolha: os detalhes de uma folha, a sua cor? A composição do tronco ou do caule? A beleza da flor? Dentre algumas fotos que foram destacadas pelas crianças, proponha uma rápida votação de um dos elementos, para que realizam os desenhos. Se possível, mantenha a foto desse elemento projetada para que sirva de apoio durante a produção das crianças.


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Informe que a imagem permanecerá projetada no aparelho (notebook, data show, máquina fotográfica ou celular) para que as crianças possam revê-la sempre que quiserem e proponha que iniciem o desenho, individualmente. Circule entre as mesasinteragindo sobre o processo de desenhar a partir de um elemento observado, fazendo com que as observações e soluções encontradas sejam compartilhadas durante a criação dos desenhos. Fomente a troca de ideias em duplas ou pequenos grupos sobre o elemento destacado,para que as crianças apresentem umas às outras soluções de traçados, para aproximarem-se do almejado. Ofereça a alternativa de usar mais um suporte para fazer outro desenho, com a forma de traçado que o colega propôs.

Observe o tempo das crianças e, à medida que perceber que algumas já estão concluindo suas criações, ofereça o canto de livros ou jogos enquanto o restante do grupo conclui os desenhos.


6

Retomea roda de conversa (grande grupo) e promova um momento para apreciação das produções. Convide as crianças que quiserem para apresentar as criações, contando algo sobre o desenho. Enquanto isso, as demais crianças o comentam e fazem relações com as suas próprias produções. Comente com os pequenos que em outros dias terão outras oportunidades de desenhar explorando outros elementos que fotografaram, buscando inserir mais detalhes da próxima vez.Retome a proposta de organização da exposição e combine onde irão guardar seus desenhos.


Para finalizar:

Convide as crianças para colaborar na organização do espaço, guardando os materiais e limpando alguma coisa que necessitar.

Desdobramentos

Em outra oportunidade, recolha com as crianças elementos naturais que foram deixados na área externa pela ação do tempo, que podem servir de apoio e referência para outros desenhos de observação. Também podem fazer alguns desenhos diretamente na área externa, de modo a observar os elementos naturais e, a partir de suas emoções, escolher um local agradável para desenhar.

Engajando as famílias

A partir dos combinados com as crianças sobre a forma de organização da exposição, registre junto com elas os momentos de exploração e de criação. Socialize com as famílias em um painel algumas fotos do processo ou envie pequenos bilhetes sobre o assunto, deixando os desenhos para serem expostos na mostra.


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