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Plano de aula: Aprimorando o desenho

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desenho de observação

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta proposta oferece uma apreciação coletiva de uma das produções das crianças, realizada na atividade Desenho de observação da natureza, por meio de feedbacks que favoreçam o aprimoramento do desenho. Como subsídio para que conheça um pouco mais sobre esse tipo de proposta e com isso possa planejar intervenções interessantes, assista:A borboleta de Austin, um vídeo que apresenta exemplos de argumentos eficazes para este tipo de atividade (em inglês com possibilidade de legenda em Espanhol). Este arquivo também explicita o mesmo projeto.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Desenho de observação da natureza

Desenhando em parceria

Aprimorando o desenho

Desenho de Perspectiva

Desenho de observação: Organizando a exposição

Materiais:

Desenhos feitos pelas crianças e fotografias tiradas durante a atividade Desenho de observação da natureza, preferencialmente impressas, ou antecipe equipamento para projetá-las (Datashow,notebook ou tablet, conforme disponibilidade da escola). Suportes para o desenho: cartolina (cortada em tamanhos variados), folha sulfite ou A4. Lápis grafite, borracha, diversidade de gizes de cera, lápis de cor, canetinhas hidrocor,conforme o material disponível em sua escola.Organize os materiais sobre uma mesa, para fácil acesso e escolha pelas crianças.

Espaços:

A atividade ocorrerá na sala de atividades do grupo, ou outro espaço que achar adequado para a proposta. Organize os materiais de forma que fiquem esteticamente agradável e convidativo ao envolvimento das crianças.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1hora e 15 min.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma as crianças decidem pela imagem que será analisada pelo grupo? Recordam e comentam de situações de quando aquele desenho foi feito?

2. Durante a conversa de apreciação, as crianças analisam o desenho do colega e propõe modificações a partir de uma observação detalhada e comparativa com a fotografia? Sugerem relações com figuras geométricas, perspectivas e distâncias, apontando novas possibilidades de traços e formas?

3.Enquanto produzem, as crianças interagem com os colegas, solicitando ou apontando sugestões para aprimoramento de seu desenho? Retomam o olhar à fotografia buscando observações mais apuradas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança.

Atividades coletivas favorecem a socialização e aprendizagem das crianças mas também são motivadoras de desafios e conflitos. Garanta que todas tenham possibilidade de expressarem suas opiniões e percepções sobre o desenho em discussão, sendo específicos e gentis em seus comentários.Com isso, as crianças poderão trocar dicas e ideias de construção com seus colegas de diferentes maneiras e linguagens.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Faça uma roda com o grande grupo e questione as crianças sobre as possibilidades de melhorar um desenho que fizeram, indique que trocar ideias é importante para se descobrir como é possível fazer isto e solicite opiniões sobre o assunto.

A partir dos comentários que emergirem deste primeiro momento, organize as ideias com a turma, e convide à escolha de um desenho, entre as produções da atividade Desenho de observação da natureza. Compartilhe que após esta decisão, elas farão a apreciação e conversa sobre suas características.

Destaque que este momento de conversa será muito importante para conhecer as ideias do colega, pois as opiniões de cada um vão apresentar observações mais detalhadas sobre o desenho apreciado, sobre suas formas e traços, e também trazer comparações com a fotografia que ele representa. Com todas essas informações, todos terão mais elementos para pensar em como fazer um outro desenho, melhor do que o primeiro.

Combine com as crianças que todos terão a oportunidade de contribuir com suas ideias, mas que as conversas serão com muito carinho e respeito, para com o colega que emprestar sua produção para a opinião coletiva.


2

Garanta que os desenhos da primeira atividade da sequência, estejam expostos em um varal ou painel ou mesmo sobre algumas mesas, acessíveis à observação das crianças. Programe um tempo de aproximadamente 10 minutos, para que as crianças vejam os desenhos e selecionem entre si, apenas um desenho para ser aprimorado na reflexão coletiva.

Durante o processo de escolha, dialogue com a crianças resgatando lembranças da atividade inicial, dos momentos de exploração no jardim, das escolhas de elementos da natureza para as fotografias, comente sobre o que mais chamou atenção em alguns momentos, fomentando as ideias e da turma.

Problematize as situações de escolha, questionando as crianças sobre como chegar a opção de somente um desenho para fazer mais observações sobre ele, ou se alguém gostaria de oferecer o seu desenho para os colegas darem ideias de mudanças. Caso ocorra de mais de uma criança oferecer o seu desenho, ou se elas manifestarem muitas dúvidas e desacordos na escolha, separe com elas dois ou três desenhos, isto pode contribuir na organização da conversa argumentativa de aprimoramento do desenho.


3

Organize com as crianças o espaço para exporem o desenho ou desenhos escolhidos e as respectivas imagens fotográficas para as discussões, de forma a garantir a visualização de todas as crianças durante suas observações e argumentações.

Pode fixar as imagens no quadro, projetá-las usando o datashow ou apresentando-as pelo computador. Desenho e foto são colocados lado a lado para possível comparação, apreciação e apontamentos das crianças.


4

Proponha o momento de apreciação, no grande grupo. Converse com as crianças sobre como podemos apontar nossas observações no desenho do colega.Compartilhe que cada um tem um jeito de desenhar e que podemos ajudar uns aos outros, falando o que achamos que pode ser feito em alguma parte do desenho para aprimorá-lo, para que ele, de certa forma, fique mais parecido com o elemento natural que vemos na fotografia.

Coloque que as dicas, ideias e sugestões serão aproveitadas durante a nova produção do desenho e que por isso, podemos dar nossas opiniões sabendo que será uma oportunidade de todos melhorarem algo ao desenhar.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, ao sugerir alguma mudança, podemos mostrar aqui no quadro a maneira que pensamos sobre o desenho, para que ele fique mais parecido com a foto e todos os nossos colegas possam tentar fazer da mesma maneira.


5

Proponha que as crianças iniciem suas observações sobre o desenho. Potencialize as sugestões apresentadas, considerando as diversas formas da criança se expressar, falando, fazendo gestos, mostrando e comentando sobre algumas formas e traços específicos do desenho, etc. Provoque atenção delas aos detalhes mencionados nesta troca para resgatarem depois, no momento de criação do novo desenho.

Favoreça que várias crianças se posicionem sobre um mesmo elemento do desenho, alinhe os pensamentos semelhantes a respeito da observação citada e inspire investigações diferentes, retomando sempre a apreciação da fotografia para promover comparações.Convide as crianças a oferecerem modificações possíveis, caso não surjam, espontaneamente em suas falas.

Ao perceber que as ideias vão se esgotando, pergunte às crianças se consideram que com essas observações o desenho ficará ainda melhor, e se isso que conversaram ajuda também a pensarem em seu próprio desenho e em como criar mais detalhes nele. Após finalizarem as discussões comunique que terão a oportunidade de reelaborar seu próprio desenho a partir das considerações e ideias do grupo.


6

Convide a turma para individualmente fazer uma nova produção do seu próprio desenho. Proponha que cada criança pegue seu desenho inicial e o material necessário para começar a criação, considerando o que observaram no desenho e na fotografia e o que os colegas falaram sobre as modificações que poderiam ser feitas.

As crianças escolhem o que utilizar para sua produção, dentre os materiais disponíveis, pode preferir por exemplo usar canetinha hidrocor por achar mais fácil de manipular,ou pode preferir o lápis grafite porque pode-se apagar e alterar conforme acharem necessário. Enquanto as crianças produzem, caminhe entre as mesas interagindo nas conversações propostas por elas, pontue sobre as ideias semelhantes e divergentes que surgiram no grande grupo, a fim de resgatar algum comentário interessante, ou lembrar algum traçado sugerido pelo amigo durante a roda de conversa. Não deixe de registrar as ações e interações importantes do grupo neste momento de aprimoramento do desenho inicial, o que manifestam que precisam melhorar, o que não tinham colocado no desenho e agora viram que precisam fazer, detalhes de formas, elementos e cores, etc.


7

Observe o tempo do grupo e converse com as crianças para olharem se o desenho está como desejam, se já incorporaram as ideias sugeridas pelos colegas, se falta algum detalhe para acabar. Indique que retomem também à fotografia para compararem e analisarem melhor suas produções. Caso alguma criança tenha experimentado um material para seu desenho, como lápis grafite, por exemplo, e não gostou do resultado, ou considere que poderia fazer outro desenho mais elaborado, diga que ela pode utilizar outro papel e realizá-lo de outra forma.

A medida que perceber que estão finalizando, comunique o tempo restante para o término da atividade. Quem for terminando pode ir auxiliando na organização da sala ou buscando um livro ou um jogo nos materiais da sala, enquanto os colegas concluem as produções.


8

Na roda de conversa (grande grupo),proponha que as crianças insiram no varal ou no painel seu desenho inicial e o reelaborado neste dia. Proponha que comparem sua primeira produção e a atual, compartilhem suas criações e apreciem a dos colegas, falando do que buscaram detalhar e aprimorar no desenho feito após a apreciação coletiva.

Comunique que estes desenhos também farão parte da exposição que irão organizar para que as outras crianças da escola e seus familiares possam visitar.


Para finalizar:

Após as crianças finalizarem os comentários e apreciações, convide-as para colaborarem na organização do espaço, preparando a sala para a próxima atividade.

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