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Plano de aula: Desenhos de observação: organizando a exposição

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desenho de observação

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para finalizar esta sequência, as crianças serão convidadas a organizar uma exposição dos desenhos de observação que foram produzidos pelo grupo. Combine tudo previamente com a direção escolar: verifique a disponibilidade dos espaços para acomodar as atividadese a data que estará disponível (aos outros grupos e posteriormente aos familiares). Conforme a sua necessidade, verifique também a possibilidade de ter outros funcionários auxiliando-o na arrumação. Elabore um cartaz com as crianças, como forma de convidar os outros grupos da escola,e organize com os demais professores como será a visitação à exposição após esse dia de planejamento com as crianças.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Desenho de observação da natureza

Desenhando em parceria

Aprimorando o desenho

Desenho de Perspectiva

Desenho de observação: Organizando a exposição

Materiais:

Fotografias impressas e desenhos produzidos pelas crianças durante a sequência.

Máquinas fotográficas e ou celular, de acordo com a disponibilidade da escola, para registrar a ação das crianças. Painéis, stands, biombos, varais, conforme disponibilidade e hábito de uso pela equipe escolar para exposição de atividades.

Fitas adesivas, prendedores, barbante. Cartolinas, papéis cartão, sulfites, papéis pardo,entre outros, em cortes diversos e cores variadas. Pincéis atômicos, canetas hidrocor de cores variadas. Quadro, giz.

Jogos de montar, brinquedos, folhas sulfite e materiais para desenhos livre e caixa de leitura.

Espaços:

A atividade ocorrerá em dois espaços distintos: na sala de atividades do grupo e no espaço escolhido para a exposição.

Organize (com as crianças) o espaço de maneira acolhedora e esteticamente harmoniosa, que convide o visitante a observar os desenhos e as fotografias. Aproveite a iluminação do local e, caso seja possível montar a exposição em área externa, sugira ao grupo aproveitar os locais próximos a árvores e plantas,que foram os elementos naturais de observação durante a sequência.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e 20 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais relatos as crianças fazem sobre suas aprendizagens nas diversas formas de observar, fotografar e desenhar o que viram ao longo das atividades da sequência?

2.Como as crianças decidem e se organizam para a montagem da exposição? De que forma trabalham nos pequenosgrupos?

3.Quais são os comentários no momento da apreciação de suas produções e como avaliam o resultado da montagem da exposição? Que expectativas são demonstradas pela visitação dos outros grupos e de seus familiares?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança. Para que todas participem do processo de organização da exposição, assegure o envolvimento do grupo favorecendo ações em duplas ou trios, para que as crianças possam se auxiliar mutuamente.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Compartilhe com as crianças, em grande grupo, que chegou o momento de organizar a exposição dos desenhos de observação produzidos por elas. Para isso, elas precisam planejar a montagem do evento. Dialogue com elas sobre o que vem a ser uma exposição, para que ela serve e para quem é direcionada. Peça aos pequenos que pensem e sugiram o que gostariam de exibir aos familiares e à comunidade escolar. Escolha junto com as crianças o espaço que gostariam de usar, dentre as possibilidades da escola, para montar a exposição. Compartilhe também que precisam decidir se vão produzir cartazes e legendas para integrar os desenhos e fotos, para complementar as informações aos visitantes.


2

Proponha que considerem juntos a escolha do espaço para a organização da exposição. Cite como exemplo locais da escola onde já aconteceram exposições, mas procure acolher a opinião do grupo a respeito, sem descartar as boas ideias que podem surgir. Definido o local, convide o grupo para pensar nas ações necessárias para montar a exposição. Apresente algumas ideias deixar mais claro o que elas precisarão fazer, por exemplo: selecionar os desenhos e fotografias, definindo se exibirão todas as produções ou se escolherão algumas de cada estratégia de desenho de observação. Questione o grupo sobre o que mais é preciso ser feito para a organização e, enquanto as crianças falam, dando suas opiniões, anote as ideias no quadro. A partir delas vocês vão um planejamento de montagem, um roteiro de ações.


3

Convide as crianças para dar início às ações levantadas no roteiro de montagem. Solicite que elas, organizadas em pequenos grupos, elejam suas criações para a mostra, escolham os papéis que servirão de molduras para as produções e façam a colagem dos desenhos e das fotos. Durante essa atividade, circule pelos grupos e dialogue com as crianças sobre como podem preparar a exposição. Retome o percurso de aprendizagens com os desenhos de observação: saída para fotografar, os desenhos individuais e em duplas; apreciação das imagens e dos desenhos, escolha de uma imagem, várias perspectivas para olhar, apreciação dos colegas, aprimoramento dos desenhos, etc.


4

Ainda com a turma em pequenos grupos, comente que os visitantes precisarão compreender como foram realizadas as produções. Proponha que decidam uma forma de fazer isso, por exemplo, por meio da produção de cartazes e legendas para as criações, nos quais podem descrever os elementos naturais observados, o momento e a forma que os fotografaram, como foram realizados os desenhos etc. Assim o grupo compartilha com os convidados como se deram as etapas de criação dos desenhos.


5

Convide os pequenos grupos para dar andamento às ações combinadas para montar a exposição. É importante que vocês retomem o que conversaram nas etapas anteriores, apoiando cada grupo nas ações combinadas, como por exemplo, escolherem as obras (imagens e desenhos), os papéis, produzirem molduras para as obras, organizá-las em murais, organizar cartazes e legendas etc. É possível que cada grupo necessite do seu apoio e precise de sua presença para dar andamento às ações. Considerando isso, procure ter materiais à disposição, como jogos de montar, brinquedos e caixa de leitura; para que as crianças possam utilizá-los de forma autônoma enquanto você acompanha cada pequeno grupo, em especial, considerando que alguns irão começar e terminar antes de outros. Se puder, conte com a colaboração de outro adulto da escola. Esteja disponível para registar legendas ditadas pelas crianças, questionar sobre o espaçamento que precisam ter entre uma obra e outra em um mesmo mural, perguntar se sentem necessidade de incluir a foto que inspirou a produção do desenho etc. Sendo necessário, reserve mais dias para essa organização, pois é fundamental que os pequenos participem de cada ação relativa à exposição, do planejamento à sua realização.


6

Após todos os grupos terem finalizado a organização de suas obras para a exposição e tendo a decisão sobre o espaço e equipamentos disponíveis, convide todos para se dirigir até o local e, juntos, expor as obras, colando os murais e outras produções que realizaram de forma interessante, para garantir espaço aos visitantes e envolvimento com o que está sendo exposto. Considere que neste momento as crianças participarão dando ideias e que você dará maior apoio para que cada uma seja executada. Aproveite para fazer uma última checagem com as crianças, solicitando ajuda para que verifiquem se há legendas suficientes, se há alguma obra sem moldura que precisaria ter, se ficou algum espaço vazio etc.


Para finalizar:

Convide as crianças para apreciarem a exposição que montaram, falando sobre suas próprias produções e sobre as dos colegas. Verifiquem se a organização da exposição está de acordo com roteiro planejado anteriormente e se já está tudo em ordem para receber os visitantes no dia combinado. Programem alguns acertos posteriores, se acharem necessário.

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