Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Interaction: Actively participate in debates using proper and correct language.

Material para trabalhar as habilidades:

EF09LI13 : Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita (abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, entre outros) na constituição das mensagens.

EF09LI14 : Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.

EF09LI01 : Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.

EF09LI02 : Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.

EF09LI19 : Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

Plano 01 de 10

Organização de um debate

Contents INPUT: Vídeo STeP Structure of Debate - https://www.youtube.com/watch?v=juuiZPQ1ZWk (com legenda em inglês) OUTPUT: Escrever o passo a passo de um debate Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas. ...

9º ano

Inglês

Oralidade

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI02

Plano 02 de 10

Argumentação apoiada em evidências

Contents INPUT: vídeo “Debate teaches important skills” https://www.youtube.com/watch?v=c8Y3AAGn7qg OUTPUT: Elaborar argumentos sobre a importância do debate na escola Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor po...

9º ano

Inglês

Oralidade

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI01

Plano 03 de 10

Concordando em debates

Contents INPUT: Vídeo “Language & Culture” OUTPUT: Expressar estar de acordo com opiniões através da construção coletiva de frases Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio...

9º ano

Inglês

Dimensão cultural

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI19

Plano 04 de 10

Discordar em debates

9º ano Contents INPUT: Research data from the text  “Should corporal punishment be outlawed?” OUTPUT: Expressing disagreement Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como me...

9º ano

Inglês

Dimensão cultural

alinhado à bncc

Universalização do Ensino

EF09LI19

Plano 05 de 10

Concordar e discordar em debates

Contents INPUT: Video “Do school uniforms help students learn?” (with subtitles in English) OUTPUT: Debate about the use of uniforms at school Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-arg...

9º ano

Inglês

Oralidade

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI01

Plano 06 de 10

Estudo do Léxico

Contents INPUT: Videoclip “Internet Acronyms IRL” OUTPUT: Description of  images with acronyms Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI13) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escri...

9º ano

Conhecimentos linguísticos

Inglês

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI13

Plano 07 de 10

Estudo do Léxico

Contents INPUT: Vídeo “It’s Time to Play ‘Can You Explain the Emoji Exploji’?” (https://www.youtube.com/watch?v=hebZ9iQakZw) OUTPUT: Decrypt emoji messages Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI13) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (b...

9º ano

Conhecimentos linguísticos

Inglês

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI13

Plano 08 de 10

Estudo do Léxico

Contents INPUT: News from websites OUPUT: Dialogues to complete with Internet language (acronyms and emojis) Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI13) Reconhecer, nos novos gêneros digitais (blogues, mensagens instantâneas, tweets, entre outros), novas formas de escrita ...

9º ano

Conhecimentos linguísticos

Inglês

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI13

Plano 09 de 10

Estudo do Léxico

Contents INPUT: Text “Acts of kindness benefit everyone” OUPUT: Expressing ideas with linking words Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclus&atild...

9º ano

Conhecimentos linguísticos

Inglês

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI14

Plano 10 de 10

Estudo do Léxico

Contents INPUT: “FAVORITE FOOD” e “FAVORITE BOOK” OUPUT: Expressing preferences with the help of linking words Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, ...

9º ano

Conhecimentos linguísticos

Inglês

alinhado à bncc

Oralidade

EF09LI14